Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 317 de 665Dr.Pessoa comenta lista de secretariado: “Decisão sairá da minha boca”
Por Sávia Barreto
“A montagem da equipe terá conversação, as listas que vi até agora são especulações. Alguns dos nomes citados até poderão fazer tarde do secretariado, mas quando tivermos uma decisão saíra da minha boca”, afirmou o prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), à coluna. Ainda de descanso após a puxada campanha, Pessoa segue acompanhando a movimentação política dos aliados, especialmente na imprensa.
Cotadíssimos
A lista de secretariado atualizada tem nomes forte para a Comunicação, como Mussoline Guedes, Fenelon Rocha e Elisabeth Sá entre os mais cotados. Na Saúde, Jeffersson Campelo, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Piauí, é um dos nomes citados por interlocutores de Dr.Pessoa. Na Fundação Wall Ferraz, um partido cotado para assumir o comando é o Solidariedade do deputado Evaldo Gomes. Outra pasta possível para o SDD é alguma ligada ao transporte público, cuja área é de forte atuação de Evaldo Gomes, que sempre fez contraponto às políticas públicas dos tucanos no setor.
Agropecuarista André Nogueira deve ir para a SDR de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison deve emplacar o pecuarista André Nogueira na Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). Primeiro, porque é a área de atuação do deputado; depois, porque André já participou da equipe do plano de governo de Pessoa justamente nesse quadrante.
E, além do mais, se Dr. Pessoa aproveitar mesmo o delegado James Guerra, ele entra na conta do PSB e do vice-prefeito eleito, Robert Rios. Não na de Mádison.
Beto conversa com oposição e base aliada de Mão Santa pode chegar a 15
Por Arimatéa Carvalho
O vice-prefeito eleito de Parnaíba, Beto Teles (Progressistas), teve encontro com os vereadores oposicionistas Taylon e Assis Car, do Pros. O movimento foi uma reação à reunião do ex-prefeito e secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, com os dois parlamentares, numa costura para alinhar os nomes da oposição na Câmara. O registro do encontro foi mostrado no quadro Jodo do Poder, da Rede Meio Norte (canal 7).
O prefeito reeleito Mão Santa (DEM) tem em sua base 13 dos 17 vereadores de Parnaíba e, caso feche com mais esses do Pros, chegará a 15 aliados.
Chapa de consenso na Alepi tem mudança com PT vice e Júlio secretário
Por Sávia Barreto
Mudança na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. O Progressistas deve ficar com a secretaria geral e não mais a vice-presidência, cargo que já ocupa hoje com o deputado estadual e presidente da sigla no Piauí, Julio Arcoverde. Júlio confirmou a mudança à coluna. A avaliação de bastidores é que a secretaria geral tem mais funções e é mais forte internamente.
O movimento foi um acordo para acomodar o PT na chapa presidida por Themístocles Sampaio, do MDB, que tem sua reeleição encaminhada para o consenso. A coluna apurou que no PT disputam Franzé Silva, Francisco Limma e Flora Izabel, destacando-se Flora como favorita pela boa relação que mantem com Themístocles e bom trânsito com políticos de todos os espectros.
Os três critérios para o secretariado de Dr.Pessoa; lista de nomes
Por Sávia Barreto
Em conversa com um interlocutor privilegiado, o prefeito eleito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB), já teria adiantado alguns critérios para definir o secretariado, segundo apurado pela coluna.
Primeiro, que nomes de peso. - como Robert Rios, Wilson Martins, Themístocles Filho e João Henrique - só farão uma indicação.
Segundo, que a indicação deve ter perfil técnico.
Terceiro, que tenha sido aliado de primeira hora. “Onde você estava durante a guerra?”, é a pergunta que Pessoa deixa no ar. Tradução livre: “Você estava no ar-condicionado enquanto eu estava pegando sol nas caminhadas? Volte pro fim da fila”. Ou seja, adesões de última hora ficarão com cargos de segundo escalão, como diretorias.
Outros pontos importantes: visão para o empreendedorismo e incentivo à geração de emprego e desburocratização, ou seja, uma gestão voltada para a retomada da economia. O recorte da equipe de transição já indica também que os nomes estarão no secretariado em alguma função. Dr.Pessoa, ao contrário do que foi falado pela oposição durante a campanha, tem demonstrado a seus interlocutores ter bastante pulso na questão da coordenação de espaços e a impressão geral de quem trabalhou com ele na campanha é de que tudo passará por seu crivo.
A coluna adianta alguns nomes especulados nos bastidores para compor o secretariado, apesar de Pessoa não ter evitado tratar diretamente do tema de divisão de espaços com partidos e lideranças com quem conversou.
Larissa Mendes – chefe de gabinete, indicação de Themístocles Sampai
João Henrique – Secretaria de Planejamento ou Governo
Professor Amaral - Secretaria de Educação
Semcaspi – indicação de Jeová Alencar, um dos diretores da Câmara de Teresina
Cotas pessoais do Dr.Pessoa: cinco pastas, incluindo a de Comunicação
Veja a lista da equipe de transição do prefeito eleito Dr. Pessoa
Por Ari Carvalho
Dr. Pessoa (MDB), prefeito eleito de Teresina com 62,31% dos votos, em um total de 236.339, já tem sua equipe de transição montada. De acordo com as informações, entre os nomes confirmados como membros da equipe estão:
1. João Henrique (Coordenador de campanha)
2. João Pessoa, o Pessoinha (Filho de Dr. Pessoa)
3. Larissa Mendes (Diretora da Assembleia Legislativa)
4. Alano Dourado (Advogado)
5. Alípio (Professor da Universidade Estadual do Piauí)
6. Admilson Brasil (Advogado)
7. Nixon Frota (Presidente do PRTB)
8. Robert Rios (Vice)
A primeira reunião com a equipe da Prefeitura é nesta segunda-feira (30). Na PMT, quem coordena são os secretários Fernando Said (Governo) e Francisco Canindé (Finanças). A assessoria de imprensa de Pessoa confirmou que até às 17h desta segunda-feira (30) a equipe de transição será completamente definida e uma audiência com Firmino Filho será solicitada para a terça-feira (01), com o objetivo de acertar todos os detalhes da transição.
Novo diz que Firmino errou ao preferir Kleber ao invés de Silvio
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho (PSDB) errou ao escolher o ex-secretário municipal de Educação Kleber Montezuma para ser o candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB. O ex-prefeito Silvio Mendes, se escolhido, provavelmente teria vencido a disputa. A avaliação é do ex-candidato a prefeito pelo PT, deputado estadual Fábio Novo. Nessa imagem, Novo indo votar na manhã de domingo (29) com sua cadela.
O texto de análise, lúcido e preciso, repercutiu no domingo:
"Pessoa deve ser eleito amanhã com uma vitória estrondosa sobre o PSDB, pondo fim a uma hegemonia de 4 décadas. E olha que a gestão do Firmino é a melhor das 4! Fez mais obras e ainda deixa em caixa R$ 1 bilhão! Isso fez acender no alcaide a arrogância que qualquer um do ninho tucano levaria a parada! Filho desprezou as pesquisas que apontava Silvio Mendes como o mais competitivo e preferiu um preposto! Com Silvio pairava o medo da luz própria! Já com Montezuma era a certeza do soldado fiel para o projeto eleitoral de 2022.
Toda a estratégia foi montada pensando em 2022! A pré-campanha e toda a campanha foi atirando no PT! No segundo turno isso foi intensificado, mesmo o candidato sendo do MDB. Pessoa hoje está filiado a um partido da base governista, mas há dois anos foi candidato contra o próprio Wellington Dias. Esqueceram de bater no médico e mostrar seus pontos fracos! O candidato não é do PT! Insistiram na tese, novamente pensando em 2022! Esqueceram de discutir os problemas da cidade! No desespero chegaram a comparar obras inacabadas do PT, como se o PSDB tivesse lastro para tal!
Em 34 anos de gestão tucana, muitas vezes o PT estendeu a mão para o PSDB, olvidando diferenças partidárias e pensando no bem comum, para concluir carcaças de 30 anos. Foi assim com o HUT, HU, Ponte Estaiada, alargamento da Av. Kenedy e Ponte JK. E se tivesse sido chamado, o PT também ajudaria a concluir a tão decantada galeria do Mocambinho. No 1º turno o PSDB conquistou pouco mais de 1/4 do eleitorado de Teresina! Firmino ao ousar com o sistema de transporte fez mal feito! Pecou ao importar um modelo de Curitiba fora da nossa realidade! Sem dialogar espremeu avenidas, retirando retornos e ônibus de circulação.
O desenho do novo sistema proibiu estacionamentos e matou o comércio do Dirceu, São Joaquim e Miguel Rosa. Hoje a Integração é uma bomba relógio! Na drenagem até São Pedro perdeu a paciência! A uma semana do 1º turno, em pleno B-R-O-Bró, mandou uma chuva para refrescar nossa memória do quase nada feito! Na saúde, a prefeitura tem um débito com 80 mil teresinenses esperando por uma consulta ou cirurgia. E olha que na gestão do PT, mais uma vez a mão foi estendida.
A partir da gestão Dilma, Teresina salta de 15 para 30 milhões/mês para gastar com consultas e cirurgias. O médico que será eleito amanhã acumulou musculatura eleitoral, sendo o SUS que a prefeitura não foi! Em seus 4 mandatos de vereador palmilhou os bairros, vilas e favelas consultando e operando! Contra ele pesa a acusação de ter recebido pelo SUS, mas ele fez! Pior é a prefeitura que passou a receber dobrado e não fez! Pessoa será um bom gestor? Não sabemos! Como vereador e deputado fez mandatos que não se destacaram! É atabalhoado ao falar! Por isso, sua coordenação de campanha o esconde! Mas pode fazer como Peninha que cantou em Levando a Vida que “saber ouvir é mais saber”. E se ouvir e fizer já será um grande passo!
O PSDB perderá amanhã por não exercitar o diálogo! Perderá por não ter seguido a sinalização das pesquisas que apontava o médico Silvio Mendes como seu melhor quadro! Perderá para a forma arrogante e fechada de ser do Firmino! Perderá para a forma pitbull da esposa do prefeito que coagiu e ameaçou comissionados e terceirizados. Teresina cansou da arrogância! Firmino tinha consciência disso, mas apostava que seus feitos - melhores que as outras três gestões – somado a força da máquina, um exército de lideranças na folha da prefeitura e 300 candidatos a vereadores era a fórmula certa para ousar mais vez, apresentando agora não um candidato arrogante, mas de personalidade truculenta! Errou! "
O almoço de encerramento de campanha com Kléber, Júlio, Firmino e base
Por Sávia Barreto
A coluna obteve o registro do almoço de Kléber Montezuma, Firmino Filho, deputado Júlio Arcoverde e vereadores e suplentes da base de apoio a Kléber, entre eles Venâncio Cardoso, Stanley Freire, Evandro Hidd e Edson Melo. Outra presença de destaque foi a do vereador Neto do Angelim, já que a guerra de informações sobre o apoio de Angelim dava conta de que ele tinha mesmo decidido ficar com Dr.Pessoa.
Nego totalmente
“Estou acabando de sair de um almoço com o professor Kléber Montezuma, isso é desespero. Estou com Kléber e não existe outra história”, argumentou Angelim à coluna, após aúdio do candidato a vice de Pessoa, Robert Rios, vazar com o comentário a respeito da adesão de Angelim aos emedebistas. “Nunca nem falei com esse rapaz”, frisou Neto do Angelim em referência a Robert Rios.
Schnneyder apoia Dr.Pessoa em Teresina: “Alternância de poder”
Por Sávia Barreto
Bem votado na vizinha cidade de Timon, no Maranhão, o comandante Schnneyder, que disputou a prefeitura pelo Republicanos e teve mais de 34 mil votos, divulgou vídeo apoiando Dr. Pessoa em Teresina. Vale lembrar que o MDB de Teresina apoiou Schnneyder em Timon. “Quero pedir a você que mora em Timon e vota em Teresina ou tem amigos em Teresina, que possa pedir ou votar no Dr.Pessoa. A alternância de poder é fundamental e eu considero Pessoa a melhor opção”, argumentou Schnneyder.
Com bom trânsito com colegas, Jeová é favorito para presidir CMT
Por Sávia Barreto
Mesmo com a operação da Polícia Federal envolvendo investigação de suposta compra de votos, o vereador Jeová Alencar segue sendo o favorito para a presidência da Câmara Municipal de Teresina. Os cálculos são de que o emedebista tem mais de 20 dos 29 votos, ou seja, deve ser reeleito com folga. A seu favor consta o fato de manter boa relação com todos os vereadores, inclusive os de campos políticos opostos, além da expressiva votação – sendo pela segunda vez o vereador mais votado, que o credencia pelos próprios pares como figura de liderança.