Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 311 de 665Pablo Santos se reúne com prefeitos sobre recursos para a saúde
Por Arimatéa Carvalho
O deputado Pablo Santos (MDB) reuniu-se na segunda-feira (14) com o prefeito eleito de Novo Oriente, Afonso Sobreira, que veio tratar sobre a aquisição de uma ambulância para o município e outros investimentos para a área da saúde através de emenda parlamentar. O novo gestor, que é farmacêutico, está no seu primeiro mandato e tem como uma das prioridades da sua gestão a saúde pública.
Além de Sobreira, Pablo Santos recebeu ainda a visita do prefeito eleito de Francisco Macedo, Novinho, que também tratou sobre a destinação de recursos para o município. “A preocupação dos novos gestores em garantir investimentos na área da saúde é compreensível, especialmente, pelo impacto que a pandemia do novo coronavírus causou ao setor, assim como em outras áreas que necessitarão de recursos, como é o caso da educação e da infraestrutura”, destacou o deputado, que também é médico e presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, e acompanha de perto a situação de vários municípios do Estado.
Para o parlamentar, o apoio aos municípios será importante, de modo que os investimentos em setores prioritários da gestão pública não sejam ainda mais afetados, comprometendo a qualidade de vida da população.
Filho de Dr.Pessoa, advogado João Pessoa será secretário de Juventude
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o advogado João Pessoa, filho do prefeito eleito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB), será o novo secretário municipal de Juventude. João Pessoa já esteve na pasta na manhã desta segunda-feira, 14, conversou com os funcionários e prepara a transição. Mesmo com um dos menores orçamentos da administração municipal, a Semjuv tem o potencial de ser vitrine de ações positivas, já que Dr.Pessoa anuncia foco na questão social e de atendimento aos mais vulneráveis.
Na pasta, João Pessoa deve formar uma equipe de notáveis na área de políticas públicas para a juventude, com projetos criativos, que burlem a barreira do baixo orçamento, mas tenham impacto na vida dos teresinenses. João Pessoa tinha sido inicialmente cotado para o cargo de chefe de gabinete, mas como houve resistência de alguns grupos internos ao fato do filho do prefeito ocupar essa posição, o advogado entra na cota pessoal de Dr.Pessoa. Já a chefia de gabinete deve ser extinta na reforma administrativa do prefeito.
Mão Santa e Gracinha se reúnem com ACM Neto; Parnaíba adotará projetos
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), acompanhado da primeira-dama, dona Adalgisa, da secretária de Infraestrutura Maria Graças (Gracinha), do secretário de Fazenda, Gil Borges, e o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Rafael Costa Cruz, se reuniram com o prefeito de Salvador, ACM Neto, nesta segunda-feira (14), na capital baiana. O encontro foi no Palácio Thomé de Souza.
Na pauta da audiência, o modelo de gestão e o aperfeiçoamento para um segundo mandato ainda mais produtivo. O esforço do prefeito Mão Santa é a otimização do modelo para continuar uma gestão de excelência com mais desenvolvimento para o povo de Parnaíba", comentou a secretária Gracinha.
Mão Santa pretende aplicar em Parnaíba alguns projetos bem-sucedidos na gestão de ACM Neto na capital da Bahia, como o Morar Habitacional, além de projetos sociais.
Partidos de direita se reúnem: oposição a W. Dias e Ciro em 2022
Por Arimatéa Carvalho
Representantes de partidos de direita se reuniram em Teresina neste final de semana para traçar uma estratégia comum para as eleições de 2022.
Na pauta: oposição ao PT e aos Progressistas, e alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro. Nomes como o presidente estadual do Patriotas e ex-candidato a prefeito de Teresina, Major Diego, e o ex-candidato a vereador de Teresina pelo PSL Daniel Pereira estavam no encontro.
Ex-candidatos do Patriotas, PSL, PSC e Pros na eleição de 2020 em Teresina participaram das discussões.
O blog, contudo, levanta uma questão: o presidente Jair Bolsonaro pode ingressar novamente no Progressistas do senador Ciro Nogueira e disputar a reeleição pela sigla. Como ficaria a posição do grupo nesse caso?
Daniel Pereira responde:
"Temos compromisso com a defesa dos valores conservadores na defesa da família e na defesa da liberdade econômica com o estado mais eficiente e menos inchado. Entendemos que essa aproximação do Bolsonaro com o centrão é algo ruim, mas necessário em busca das pautas reformistas.
Caso o Bolsonaro entenda que os valores que defendemos não são mais importantes, ele também não contará com nosso apoio."
Em áudio, vereadora de São Pedro promete terminar 'surra' em colega
Por Ari Carvalho
A vereadora Neumaria (PL) afirmou em dois áudios neste sábado (12) que vai terminar a surra que deu no vereador Napoleão (MDB) na sessão de sexta-feira (11) na Câmara de São Pedro do Piauí, caso não próxima sessão (que ela classifica de despedida) ele a provoque novamente.
O vídeo mostra o exato momento em que a parlamentar sai da tribuna e bate no colega com o cabo do microfone. Ela também jogou álcool em gel nele.
A briga foi motivada, num primeiro momento, por críticas do vereador a Neumaria. Ela tentou responder na sessão seguinte, pois não estava no dia das críticas, mas ele alegou descumprimento do regimento interno no momento da fala dela.
Depois de uma bate-boca entre os dois, ele diz que ela fala bobagens e idiotices e Neumaria sai da tribuna e parte para cima de Napoleão.
Só depois de ser contida, ele escapou das microfonadas da colega.
Todas as atenções estão voltadas, portanto, para a "sessão de despedida". A vereadora não conseguiu se reeleger.
Pessoa diz aos 6 primeiros secretários que eles têm 'porteira fechada'
Por Arimatéa Carvalho
Pelo menos os primeiros seis secretários escolhidos pelo prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), podem respirar aliviados. Ele comunicou que os futuros gestores terão as pastas em regime de "porteira fechada", ou seja, autonomia para montar sua equipe e tomar decisões.
A fórmula provavelmente não será adotada em todas as pastas devido à necessidades de contemplar aliados de diferentes siglas.
Dr. Pessoa só pediu, com ênfase, para que não haja perseguição nem caça às bruxas com os funcionários. Mas, por exemplo, os secretário de Educação (Nouga Cardoso), de Saúde (Gilberto Albuquerque) e de Comunicação (Lucas Pereira) têm liberdade para montar suas equipes (secretário-executivo, chefia de gabinete, diretores e gerentes).
No sábado (12), Dr. Pessoa se divertiu no sítio tomando banho de piscina e nadando. Uma parte do nado foi postada nas redes sociais com uma música de superação e vitória.
Os motivos para Alan Brandão não ir para a oposição a Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
Colocado em muitas listas como sendo um nome da oposição a Dr.Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, o vereador eleito do PDT, Alan Brandão, tem o DNA mais progressista do que muitos nomes do próprio partido Progressistas. Interlocutores do futuro vereador ressaltam que ele foi eleito de maneira independente. “Quem tem que ficar na oposição é essa turma que passou 30 anos na prefeitura”, completou fonte ligada ao pedetista. Vale destacar que Brandão teve o apoio do deputado do Progressistas B.Sá.
Golpista usa nomes de Ciro e Iracema para extorquir pessoas
Por Sávia Barreto
Um golpista está usado do nome do senador Ciro Nogueira para extorquir as pessoas com oferta de venda de 200 casas supostamente dadas a ele pelo senador Ciro e pela deputada Iracema Portella. O golpista cobra uma taxa de 1.200 reais para fazer o repasse dessas supostas casas. “O senador Ciro jamais fez ou fará qualquer tipo de repasse de casas ou outro tipo de bens”, destacou a assessoria do parlamentar em nota enviada à coluna.
Fique atento
“Qualquer tipo de contato envolvendo o nome do senador é feito somente por sua assessoria ou por meio de suas redes sociais (@cironogueira). O senador já comunicou o assunto às autoridades policiais e pede que qualquer um que receber algum contato desse tipo, acione a polícia imediatamente”, destaca ainda a nota. Outros políticos piauienses já foram alvos de golpes parecidos, como a deputada federal Margarete Coelho.
Filho de Dr.Pessoa, Pessoinha destaca após polêmicas: “Vou protegê-lo”
Por Sávia Barreto
“Vou protegê-lo, mesmo não estando na linha de frente”, afirmou à coluna o advogado João Pessoa, o Pessoinha, sobre sua relação com o pai e a polêmica a respeito de sua possível indicação para o cargo de chefe de gabinete do prefeito eleito da capital. “Aprendi a caminhar sozinho e dar valor ao pouco que tenho, porque ser feliz não significa ter tudo, apenas o suficiente”, completou Pessoinha, que segue na carreira de advogado criminalista.
Complô
Cresce nas redes sociais e grupos de Whatsapp especulações sobre os motivos do suposto afastamento de Pessoinha do pai, que seria motivado pelo interesse de grupos internos na disputa pelo poder acesso a Dr.Pessoa. Tanto Pessoinha quando o vice-prefeito Robert Rios, citado nessas especulações, negam qualquer problema e elogiam-se publicamente. Nos bastidores, no entanto, nota-se um clima de tensão.
A estratégia da oposição a Dr.Pessoa: “Deixa o circo pegar fogo”
Por Sávia Barreto
Fonte da oposição a Dr.Pessoa (MDB) destacou à coluna que a estratégia nesse primeiro momento é de deixar o prefeito eleito da capita à vontade para, depois das medidas tomadas, ocorrer algum posicionamento de crítica e fiscalização. Ou seja, sem antecipações. O motivo também é político. Os tucanos acreditam que entrou gente demais no barco de Pessoa e a insatisfação com os espaços dados será tão grande que a oposição mais consistente brotará da própria base.