Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 308 de 665Nova chapa em C. Maior terá Paulo Martins, Antônio ou Cintia na cabeça
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e o secretário da Fazenda e coordenador do programa Pro Piauí, Rafael Fonteles, estiveram em Campo Maior na sexta-feira (18) para inaugurar obras. Lá a situação é a seguinte: com o prefeito eleito, Joãozinho Félix, ameaçado de não assumir em 1º de janeiro por ser inelegível, pode haver novas eleições ou então a chapa perdedora poderá assumir. Nesse segundo caso, ok. Está aí na foto a chapa: o prefeito Professor Ribinha e Cinthia Félix.
MAS...
Caso haja novas eleições em Campo Maior, a chapa muda. Sai do prefeito Professor Ribinha, que não teve um grande desempenho nas urnas em 15 de novembro, e entra o ex-prefeito Paulo Martins, o ex-deputado Antônio Félix ou a ex-candidata vice, Cinthia Félix. W. Dias também está discutindo essa composição. Do outro lado, no lugar de Joãozinho Félix (MDB), o candidato será apoiado pelo senador Ciro Nogueira.
Pessoinha x Gustavo Henrique: Avante quer comando da Semjuv
Por Sávia Barreto
Há um duelo nos bastidores da formação do secretariado de Dr.Pessoa pela pasta da Juventude. A Semjuv será ocupada pelo advogado João Pessoa, filho de Dr.Pessoa. O problema é que o presidente do Avante, Gustavo Henrique, tem falado a interlocutores que houve um acordo no segundo turno para que o partido, que tem um vereador eleito, indicasse um nome para a pasta.
E agora, Avante?
O Avante na Semjuv seria uma forma de contemplar o primeiro suplente, Carlos Ribeiro, e os demais votados da chapa que tenham perfil técnico nos outros cargos da secretaria. Agora, a sigla espera que o senador Marcelo Castro ajude nas conversações com Dr.Pessoa. Outra pasta que teria sido oferecida ao Avante é a secretaria da Mulher, mas o partido alega que não tem nomes de mulheres com o perfil técnico para o cargo. Pessoinha, por sua vez, já iniciou a transição na Semjuv.
Dr.Pessoa diz que escolha de major Cláudio na Strans foi técnica
Por Sávia Barreto
A demora para definir o comando da Strans na gestão de Dr.Pessoa tem nome e sobrenome: Disputa Política. E tem apelido: Três. Afinal, eram três os fortes políticos que concorriam internamente pela indicação. No fim, ganhou quem teve mais votos, ou seja, a cota pessoal do gestor eleito. Como já disse Margaret Thatcher: “A missão do político não é a de agradar a todo mundo”.
Escolha técnica
“A escolha no superintendente da Srans foi totalmente técnica. O nome escolhido, entre outras formações é especialista da área de trânsito. Além de major, bacharel em Direito”, disse Dr. Pessoa à coluna, referindo-se ao major Cláudio Pessoa, escolhido para assumir a Strans. Ele é sobrinho de Pessoa. Os desafios são muitos, entre eles revolver a questão da nova tarifa de ônibus, organizar a gratuidade para estudantes – conforme promessa do prefeito eleito – e remodelar a integração do transporte público.
Elzuila x Dudu: O impasse no PT para indicar presidência da FWF
Por Sávia Barreto
A bancada do PT ainda não decidiu o nome a ser indicado para a Fundação Wall Ferraz, informa fonte do partido. Segundo esse petista ouvido pela coluna, o vereador Dudu quer apresentar uma indicação. O problema é que a sigla conta com a saída de um parlamentar para o Executivo municipal visando acomodar o suplente Décio Solano no Legislativo.
Elzuila x Dudu
Ou seja, a fórmula ideal seria a saída da vereadora eleita Elzuila Calixto para a FWF. Mas há reação interna. Ala do partido pleiteia que a vereadora ocupe a Secretaria Municipal da Mulher, pasta com menos recursos e visibilidade. Ela, naturalmente, resiste. O PT deve ficar com os dois espaços. A dúvida agora é sobre quem vencerá o cabo de guerra interno.
Abreu, Wilson Martins e Mádison aguardam indicações na gestão Pessoa
Por Sávia Barreto
O deputado federal Fábio Abreu (PL) contou à coluna que ainda não foi contemplado com nenhum cargo na gestão de Dr.Pessoa em Teresina. O ex-governador Wilson Martins, questionado pela coluna, também destacou que não indicou nenhum espaço na gestão de Pessoa. Outro que também espera sua vez é o deputado João Mádison, do MDB.
Chamem os bombeiros
Nos bastidores, interlocutores apontam que “não há afinidade” de Pessoa com Martins e Mádison. Mas bombeiros já foram escalados para tentar amenizar a situação, tendo em vista que houve participação dos citados na campanha do prefeito eleito. O fato é que a campanha de Dr.Pessoa teve muitas adesões na reta final e, com tantos políticos o apoiando, naturalmente não haverá espaço para todos da maneira esperada por cada.
Dr.Pessoa veta Strans aglutinada na futura pasta da Segurança
Por Sávia Barreto
A possibilidade de que a Strans fosse aglutinada pela secretaria estadual de Segurança Pública a ser criada na gestão de Dr.Pessoa em Teresina foi vetada pelo próprio prefeito. Mas ainda falta nome para a direção da Strans, que é essencial para que Pessoa faça o contraponto ao modelo tucano criticado durante a campanha. Apesar de dado como certo para assumir a Segurança, o coronel Nixon Frota enfrenta disputa interna de outros interessados na pasta.
Bastidores da reaproximação de Wilson Martins e Wellington Dias
Por Sávia Barreto
Há interlocutores de ambos os lados trabalhando forte para que o PSB volte a integrar o governo de Wellington Dias. No registro, conversa amigável entre o governador petista e o ex-governador Wilson Martins, durante a posse da conselheira Lílian Martins como presidente do Tribunal de Contas do Estado. Além de começarem a aparar as arestas que ficaram com as críticas de Wilson na oposição, Wellington e Wilson não devem ter maiores problemas de acomodação por conta da reforma administrativa que acontecerá em breve.
Achando espaço
Procurando, se acha. Se o impasse para o PSB deixar a oposição for sobre espaço, a questão se equaciona com a reforma administrativa do governador que deve acontecer por volta do mês de abril. Segundo fonte governista relatou à coluna, há espaço deixado pelo Progressistas quando desembarcou do Governo do Estado, e ainda cargos do falecido deputado federal Assis Carvalho, que tinha indicações relevantes em várias áreas da administração pública.
Sai Daniel Carvalho, entra Ana Paula na SDU Centro
Por Sávia Barreto
Anunciado na SDU Norte, o suplente de vereador do MDB, Daniel Carvalho, não vai mais assumir o cargo. A mãe, ex-deputada Ana Paula, será a indicada do deputado Zé Santana (MDB), enquanto Daniel retorna à função de diretor do Sine, além de atuar na iniciativa privada. A SDU Centro, no entanto, segue com Roncallinho, outro suplente do MDB, indicado pelo deputado Firmino Paulo (Progressistas).
João Henrique na lista de possíveis candidatos a vice em 2022
Por Sávia Barreto
Marcelo Castro, Rafael Fonteles (Rafinha, para quem torce pelo secretário de Fazenda) ou Ciro Nogueira. Não importa quem seja o candidato consolidado ao Governo em 2022, a disputa feroz acontece mesmo é nos bastidores para a vaga de vice-governador. E a eleição de Dr.Pessoa quebrando a hegemonia tucana em Teresina após décadas tem tudo a ver com isso.
Os citados
João Henrique, um dos nomes fortes do triunvirato que alçou Pessoa ao Palácio da Cidade tem sido citado como opção por diversos interlocutores do MDB. Mas antes dele aparece o deputado federal Marcos Aurélio. E há quem insira algum indicado de Dr.Pessoa, como o filho, Pessoinha, caso o pai faça uma gestão modelo. “Ah, mas tem que saber se os candidatos ao Governo vão querer algum desses nomes de vice”, pode retrucar algum interlocutor. A resposta: “Em política não se escolhe a companhia”.
Carlson deixa passar nota contra Mão Santa e presidência pode mudar
Por Arimatéa Carvalho
Reviravolta na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Parnaíba. Tido como favorito até então, o vereador reeleito Carlson Pessoa perdeu força. Agora os nomes mais cotados são os da vereadora Neta e do vereador Renatinho. Carlson e Neta são do DEM, partido do prefeito reeleito Mão Santa. Já Renatinho, do PTB, é da base de apoio.
O prefeito não esconde a insastistação por conta de uma nota de repúdio aprovada contra Mão Santa a favor do bispo da cidade, dom Juarez, desafeto do gestor. Detalhe: Mão Santa é o único prefeito a ser repudiado e sem direito a defesa. Como Carlson é o líder do prefeito, a expectativa era que ele articulasse para o constrangimento a Mão Santa ser evitado. Ainda não se sabe se o mal-estar vai ser superado.