Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 300 de 665Ciro responde Rodrigo Maia: “Só quero que ele respeite o regimento”
Por Sávia Barreto
Rodrigo Maia bateu duro em Ciro Nogueira, de quem é amigo pessoal, por conta da disputa na Câmara Federal: “O senador Ciro está muito nervoso, ele está indo além sua esfera de atuação. Ainda não tomei nenhuma decisão se a eleição será virtual ou não. O senador tem fugido um pouco do estilo dele, de ser mais calmo”, disse Maia.
Bateu, levou
Questionado pela coluna, Ciro respondeu: “Só quero que ele respeite o regimento. Até porque esta decisão não é dele como ele pensa”, disse, sobre a votação para a sucessão de Maia ser virtual ou presencial. Em tempo: Arthur Lira visita o Piauí, trazido por Ciro, na semana que vem. E vai buscar diálogo com toda a bancada piauiense, incluindo aí os deputados emedebistas que já comprometeram o voto com Baleia Rossi. Resumindo: todo voto conta.
Confira a mudança na logomarca da PMT na gestão de Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, esclarece à coluna que não irá mudar a logomarca da Prefeitura e sim retomar às cores originais do brasão da cidade, com tons de amarelo e vermelho, além do tradicional azul – cor esta que é muito identificada com os tucanos na cidade. Há também uma mudança na tipografia, tornando o nome mais leve como um todo. Confira abaixo a imagem obtida com exclusividade:
Joaquim do Arroz toma posse como vereador na vaga de Zé Nito
Por Sávia Barreto
Foi prestigiado o almoço de comemoração da posse do vereador Joaquim do Arroz, que assume o lugar na vaga de Zé Nito, atual superintendente da SDU Sudeste. Entre os presentes estavam os vereadores Venâncio Cardoso, Luís André e Fernanda Gomes, além do deputado Franzé Silva (PT), que apoia Joaquim. Até o encontro do vice-prefeito Robert Rios, com o vereador Edson Melo (PSDB) virou motivo de descontração, lembrando que o líder do prefeito na Câmara, Renato Berger, convidou Edson de brincadeira para ser o vice-líder de Dr.Pessoa no Legislativo.
A articulação nacional de W.Dias a favor de Baleia e os votos do Piauí
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias não só apoia Baleia Rossi (MDB) para a presidência da Câmara Federal, como participou da articulação local e nacional em apoio a ele. Nacionalmente, o PT demorou declarar apoio ao Baleia e foi Dias quem entrou nesse cenário nacional para o partido decidir logo a favor do emedebista contra o progressista Arthur Lira. O encontro de Dias e Baleia no Piauí registrou a presença também dos deputados federais Rodrigo Maia, atual presidente da Casa, e dos piauienses Merlong Solano, Marcos Aurélio, Rejane Dias, Júlio César, Flávio Nogueira e Fábio Abreu.
Seis ou sete
“Muito feliz com o apoio de Wellington Dias, governador do Piauí, nesta caminhada comprometida com a democracia e com um futuro melhor para o Brasil. Vamos seguir trabalhando por uma Câmara independente. Obrigado, Wellington”, destacou Baleia em seu perfil nas redes sociais. Nos bastidores, Wellington conta com seis ou sete votos pro Baleia no Piauí. Seriam contrários: Iracema Portella, Margarete Coelho e Átila Lira, os três do Progressistas.
Apoiado por Ciro, Paulo César vence comando da APPM-PI
Por Sávia Barreto
Contrariando a tendência da bolsa de apostas nos corredores da política, o prefeito de Francinópolis, Paulo César (Progressistas), venceu o gestor de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (PSD) na disputa do biênio 2021 e 2022 pela presidência da Associação Piauiense de Municípios. Dos 224 prefeitos, 192 votaram e 32 faltaram. Foram 90 votos para Toninho e 102 para Paulo César. O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, foi um dos que mais comemorou a vitória, tendo em vista que toda uma articulação de bastidores foi feita contando com o dedo de Júlio e Ciro Nogueira.
Pé lá e pé cá
A eleição é uma reedição da polarização entre o governador Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira. A vitória de Paulo César pode ser creditada ao fato de terem diversos governistas no barco do candidato do Progressistas, entre eles o deputado Severo Eulálio e o senador Marcelo Castro, pois vota nos dois políticos do MDB.
Flávio e Júlio no almoço para Baleia Rossi: votos garantidos?
Por Arimatéa Carvalho
O almoço oferecido pelo MDB e governador Wellington Dias (PT) ao deputado federal Baleia Rossi, candidato do MDB à presidência da Câmara, reuniu um time pesado de políticos em restaurante da capital na tarde de sexta-feira (8).
Chamou especialmente a atenção no almoço para Baleia Rossi as presenças dos deputado federais Flávio Nogueira e Júlio César, alinhados ao presidente Bolsonaro. Vão votar contra o candidato dele, Arthur Lira? A conferir
Quadro com os pais do prefeito deixa Dr. Pessoa emocionado na PMT
Por Arimatéa Carvalho
Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal, pais do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foram retratados em uma obra pintada pela artista plástica e servidora da Câmara Municipal de Teresina, Claudete Carvalho, e pelo pintor Levi Alves. Na quinta-feira, ela esteve no gabinete do prefeito e realizou a entrega da obra, que emocionou o prefeito da capital.
Margarete e Iracema são nomes para substituir Ciro na chapa
Por Arimatéa Carvalho
Ao invés do senador Ciro Nogueira, uma mulher pode ser a candidata a governadora pela oposição em 2022. As deputadas federais Iracema Portella e Margarete Coelho estão no páreo. Nos bastidores do PP, cresce a convicção que o senador prefere continuar sendo um dos grandes nomes da política nacional, atuando em Brasília.
Ciro faz questão apenas que o nome seja do PP e já admitiu que pode não ser ele. Margarete é mulher, tem discurso forte, é uma advogada atuante, conhecida em todo o Piauí e pode angariar o sentimento popular. Iracema também é conhecida e tem política no sangue.
Do outro lado, estão os nomes do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles (PT), coordenador do programa Pro Piauí, e do senador Marcelo Castro (MDB). O MDB está alvoroçado em torno de Marcelo, que agora trata de fortalecer a chapa proporcional do partido convidandos os deputados federais Fábio Abreu (PL) e Flávio Nogueira (PDT) para ingressar na sigla.
MDB, PP, PSD, PTB e Solidariedade disputam passe de Fábio Abreu (PL)
Por Arimatéa Carvalho
De saída do PL após desavenças partidárias, o deputado federal Fábio Abreu está sendo cortejado por MDB, PSD, PP, PTB e Solidariedade. Ele se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB) na noite de quarta-feira (6), almoçou com o deputado estadual Evaldo Gomes na quinta-feira (7) e no final de semana vai conversar com mais integrantes do Solidariedade. O presidente do PSD de Teresina, ex-vereador Tiago Vasconcelos também avisou: pretende filiar Abreu. E o senador Ciro Nogueira, idem.
Marcelo e Ciro querem reforçar as chapas do MDB e PP, enquanto Solidariedade e PSD têm a pretensão de eleger dois deputados federais, cada. No primeiro, a deputada federal Marina Santos e Abreu. No segundo, Georgiano Neto e Abreu. O parlamentar escuta todos, mas não se decidiu ainda.
Dr. Pessoa: abrir empresa em Teresina vai demorar apenas uma hora
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Dr. Pessoa fez a foto oficial a ser colocada em todas as repartições públicas no município, como secretarias, UBS e escolas. O fotógrafo Rômulo Piauilino foi o responsável pelo trabalho. Em seguida, o prefeito assistiu ao quadro Jogo do Poder, do programa Agora, como sempre faz. No ar, através do secretário de Comunicação, Lucas Pereira, ele interagiu com os jornalistas e revelou medidas em primeira mão, mostrando um estilo acessível e transparente de contato com a imprensa e o público.
Entre as medidas a serem adotadas logo está a desburocratização para a abertura de novas empresas na capital e a liberação de serviços e atividades empresariais. Ele irá se reunir com os setores produtivos, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), para tratar desse programa de desburocratização.
Segundo Dr. Pessoa, será possível abrir uma nova empresa na cidade em apenas uma hora. Outro gargalo para os empreendedores, a liberação de permissões e alvarás, também será alvo de ação para agilizar os processos.