Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 297 de 665O simbolismo da recepção de DrPessoa aos pacientes de Manaus com Covid
Por Sávia Barreto
A ida do prefeito de Teresina Dr.Pessoa (MDB) ao aeroporto para receber os pacientes com Covid-19 vindos de Manaus foi uma bola dentro. Ele demonstrou empatia e coerência com o discurso de campanha, que foi o de fazer uma administração mais humanizada. Independente da parte de cada um na operação – que contou com contribuições também do Estado e do Governo Federal – o simbolismo do gesto do prefeito valeu para destacar a hospitalidade do teresinense aos vizinhos que passam por um momento de crise de saúde mais intenso do que o local.
Duelo Teresa x Thanandra: visões diferentes sobre a causa animal
Por Sávia Barreto
Em um dia, a deputada Teresa Britto (PV) fez críticas duras ao Zoobotânico. Pouco depois, a vereadora da capital Thanandra Sarapatinhas (Patriota) defendeu a estrutura do zoológico de Teresina. Para avaliadores do mundo político e fontes internas do PV, há uma velada disputa política tendo como motivo visões diferentes sobre a pauta da defesa animal. Vale lembrar que Teresa é pioneira na causa e desde vereadora levanta esta bandeira. Já Thanandra foi eleita como revelação da Câmara e teve visibilidade como protetora animal indepentende.
Água e óleo
“Em vez de cuidar dos animais e de demandas urgentes que o Parque necessita, a secretária de Meio Ambiente manda pintar os portões e a fachada da entrada do Zoobotânico para maquiar a real situação do Parque. Encontramos muito lixo acumulado, falta de manutenção e até maus-tratos a alguns animais, já que alguns viveiros não têm abrigo”, criticou Teresa. Thanandra, por sua vez, foi só elogios: “Meu coração se enche de alegria por viver momentos como o de hoje! Um pouco da minha visita hoje ao Zoobotanico, cheguei a dizer que era o dia mais feliz da minha vida. Animais devidamente alimentados e com a presença do tratador ao lado”, destacou.
Venâncio adota bandeira do turismo esportivo e vira atleta do pedal
Por Arimatéa Carvalho
Definitivamente os vereadores dessa safra estão antenados com novos temas e abordagens. Venâncio Cardoso (PSDB) vai focar na economia gerada pelo turismo esportivo em Teresina. Os clubes do pedal estão aí para mostrar que a tendência chegou forte e para ficar.
"Acredito que Teresina pode fortalecer muita sua economia através do turismo esportivo, sediando grandes corridas, eventos de ciclismo e automobilismo. Como essa vai ser uma bandeira que lutarei bastante nesse meu segundo mandato, resolvi viver o esporte", conta. Ele agora é um atleta do pedal e já está praticando a atividade com seu grupo de ciclistas.
Pessoa criará secretaria de Defesa Civil para Marcelo Castro e Avante
Por Sávia Barreto
Após o recuo na proposta de divisão da SDU Sul, a Prefeitura de Teresina deve ter um novo órgão para acomodar a indicação do senador Marcelo Castro (MDB) e, consequentemente, do Avante, já que o partido quer colocar o vereador Vinícios Ferreira ocupando uma função pública para dar espaço ao suplente Carlos Ribeiro na Câmara Municipal.
A coluna apurou que a Defesa Civil municipal vai virar um órgão com status de secretaria. E a SDU Sul segue como está, com Alípio Paiva como indicado de Jeová Alencar na função.
Abreu volta para a Segurança, mas só se tiver condição de trabalhar
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) volta à Secretaria de Segurança, mas se puder trabalhar. É simples: o orçamento não é liberado todo, ele não detém o controle sobre a PM e Corpo de Bombeiros e ainda paga o preço do aumento da violência no Brasil, mesmo com o Piauí tendo os melhores índices regionais e entre os melhores do país também.
Embora ele não confirme nada disso, devido a seu costumeiro estilo respeitoso em relação ao governador Wellington Dias (PT), a coluna ouviu pessoas próximas dele que Fábio Abreu cansou das limitações da pasta. Quer liberdade para fazer uma gestão diferenciada. Está errado? Não. E até demorou a tomar essa atitude, na verdade.
Além disso, desde abril na Câmara, o deputado tomou gosto pela atuação parlamentar e avalia se não é melhor ficar lá em Brasília conseguindo dinheiro para obras por todo o Piauí, ganhando somente visibilidade positiva.
Iracema se reforça com novo presidente da APPM, da sua base eleitoral
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Iracema Portella (PP) esteve na APPM com o novo presidente da instituição, prefeito Paulo César Morais. Ela acompanhou uma parte da primeira reunião deliberativa da nova diretoria e reforçou junto aos prefeitos sua disponibilidade de defender as causas municipalistas no Congresso.
“A APPM sabe que pode contar comigo em Brasília. A reunião de hoje aqui me mostrou que teremos um biênio de muito trabalho e muitas conquistas. O prefeito Paulo César vai fazer uma gestão técnica e responsável, como faz em Francinópolis”, comentou Iracema.
ALIADOS
A deputada também encontrou o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba, Robertinho Leão, de Miguel Leão. Tanto o prefeito Paulo César quanto o prefeito Robertinho fazem parte da base eleitoral da deputada Iracema Portella no interior do estado.
Strans escuta motoristas, empresários e taxistas sobre problemas
Por Arimatéa Carvalho
O superintendente em exercício da Strans, Bruno Pessoa, vai se reunir com representantes dos taxistas de Teresina às 7h30 de quinta-feira (14). Em seguida, ele ouvirá representante da empresa de ônibus Cidade Verde, do Consórcio Urbanus (diretor Rafael).
Na quarta-feira (13), foi a vez de ouvir os pedidos dos representantes dos motoristas e cobradores da empresa de ônibus Taguatur. Nesse caso, ficou acertado que eles enviarão as reivindicações por escrito para avaliação.
Nesse primeiro momento, portanto, a Strans está fazendo um diagnóstico dos diferentes modais de transporte da capital, como taxistas, aplicativos e ônibus. Primeiro o diagnóstico. Depois a ação.
Merlong: Não adiar Enem é mais um atentado de Bolsonaro contra a vida
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) defende o adiamento do Enem, que está marcado para os dias 17 e 24 deste mês, na modalidade presencial. Estatísticas apontam que cerca de 54 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus podem fazer a prova, considerando o universo de 5,8 milhões de inscritos no exame. Há pedido na Justiça Federal para o adiamento, feito pela Defensoria Pública da União.
“Mais um atentado do governo Bolsonaro contra a saúde pública. O governo que não vacina a população brasileira é o mesmo que quer realizar o Enem agora, justamente no momento em que estão aumentando os casos de contaminação, a ocupação de leitos e o número de mortes. Realizar o Enem agora é agravar a pandemia”, ressalta.
Por que nenhum vereador quer liderar a oposição a Dr.Pessoa?
Por Sávia Barreto
A Câmara Municipal de Teresina pode ficar sem líder da oposição. Segundo alguns vereadores ouvidos pela coluna, o cargo não existe oficialmente e seria o vereador Dudu (PT), na época do então prefeito Firmino Filho, quem se autoproclamou líder da oposição. E, de fato, foi uma pedra no sapato do gestor. Com a popularidade de quem está sem nenhum desgaste, ou seja, em início de mandato, a percepção é de que Dr.Pessoa (MDB) tem aceitação da maior parte da opinião pública e da população.
Me dê motivos
Sendo assim, liderar a oposição nesse momento é assumir uma posição crítica que pode não trazer frutos políticos a curto e médio prazo. Dessa forma, justifica-se o fato de nenhum vereador querer assumir a função. Para completar, é fato que o vereador Jeová Alencar (MDB), presidente da Câmara, tem tentado trazer o máximo de parlamentares para a base de Dr.Pessoa assim que as sessões recomeçarem no Legislativo municipal.
Os neutros
Jeová – que foi presidente de oposição a Firmino – sabe que é preciso ter um apoio robusto no início do mandato pois as defecções são naturais ao longo do processo político, seja por conflitos ideológicos ou questões práticas, como pleitos não atendidos e divisão de espaço. Há também um outro motivo: cargos de comissionados e terceirizados ligados a vereadores que antes eram aliados gestão tucana não foram totalmente cortados. O que reforça a postura mais comedida da oposição, que se pode chamar de “neutra”.
Prefeito é criticado por esconder dados da Covid após se contaminar
Por Arimatéa Carvalho
O primeiro mês de gestão do novo prefeito de Miguel Alves, Veim da Fetraf (PP), já está dando o que falar na região. O atual gestor, juntamente com a secretária de Saúde do município, Leopoldina Cipriano, divulgaram nas redes sociais da prefeitura e em veículos de comunicação dados incorretos sobre a situação dos casos de COVID na cidade.
De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura foram notificados 2.530 casos, sendo 10 suspeitos, 1.395 descartados, 1.127 confirmados, 1.100 recuperados e 17 obtidos. A população reclama que os dados verdadeiros são maiores. Ele estaria tentando mascarar os números após realizar sua campanha tendo testado positivo para o vírus ao lado da esposa, Naiana Leal.
A falta de dados reais sobre a doença na região é preocupantes. “Estamos com medo e preocupados, não sabemos ao certo quantos estão infectados, acredito que os números errados são para tentar enrolar a gente que está sem saber o que fazer e não tem uma ação do prefeito”, disse a moradora Juliana Silva.