Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 291 de 665Se fosse hoje, reforma de Dr.Pessoa não passaria na Câmara
Por Sávia Barreto
Apesar de Renato Berger afirmar que está tudo bem entre os vereadores e Dr.Pessoa, fonte da base diz que não é bem assim. Se a reforma administrativa fosse hoje, não passaria, disse experiente parlamentar. O motivo, é simples, há “dois diários oficiais”, um que sai mais cedo e uma edição extra só com nomeações (mas os vereadores não sabem de quem são as nomeações, pois não são deles).
400 x 5
E há a briga pelos comissionados e terceirizados. Tem vereador da “era Firmino” com 400 indicações, enquanto há parlamentar da “era Pessoa” com o kit vereador que conta com três comissionados e dois terceirizados. Aquele ditado sobre o grupo que vence a guerra não ser o mesmo que aproveita a vitória, nunca foi tão certo, reclamam os vereadores da nova base.
Sem tempo na agenda
O detalhe disso tudo, segundo os insatisfeitos, é que as pastas ditas técnicas possuem mais indicações políticas do que aquelas com gestores políticos, que só puderam nomear diretamente, em funções de confiança, cerca de seis pessoas. Outra queixa dos vereadores é que o prefeito estaria recebendo diariamente dezenas de populares, mas não teria até agora agenda para dialogar com os vereadores da base, que representam outras centenas de pessoas nas comunidades de Teresina.
Tenham calma
A queixa, no entanto, é negada pelo líder do prefeito na CMT, vereador Renato Berger, que destacou à coluna a informação de que o prefeito já começou a atender individualmente os vereadores e é preciso paciência. “O prefeito estava com apenas 18 dias úteis como prefeito. Você assume uma prefeitura e há vários problemas para resolver, como o transporte público e ele estava precisando desse tempo”, pontuou Berger.
Desça do palanque
O vereador Luís André (PSL) respondeu ao vereador Édson Melo (PSDB) que criticou a ida de parlamentares da oposição ao encontro com Dr.Pessoa no Palácio da Cidade: “Nós temos que sair do palanque político. A eleição acabou e nós temos que pensar na cidade. O próprio secretário Robert Rios diz que estão todos convocados e abraçados para ajudar Teresina. A nacional do PSL deliberou que temos que cuidar da cidade, mas também iremos cobrar aqueles compromissos que foram assumidos durante a campanha”, frisou Luís André, que preside o PSL em Teresina.
Diante de incertezas e obstáculos na PMT, vereadores se apegam a Jeová
Por Arimatéa Carvalho
Diante do tratamento frio do Palácio da Cidade, os vereadores se apegam mesmo é com o presidente da Casa, Jeová Alencar (MDB), com forte poder de interlocução junto ao prefeito Dr. Pessoa. Jeová já avisou ao prefeito que a Câmara é aliada, mas não subserviente e que os vereadores precisam ser melhor tratados.
No meio do caminho ainda tem o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, para o qual os parlamentares torcem o nariz. Nesse encontro, no sítio do vereador Leonardo Eulálio (PL), aparecem Bruno Vilarinho (PTB) e Luís André (PSL), que estão no Bloco.
Bandidos aplicam golpe em prefeitos usando nome de Florentino Neto
Por Arimatéa Carvalho
Bandidos estão aplicando golpes em prefeitos do Piauí se passando pelo secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e pedindo transferência bancária de R$ 1.050,00 para o "transporte" das doses de vacina contra a Covid-19.
Eis uma das mensagens:
"Boa noite, Prefeito! Estamos organizando aqui o trajeto de entrega das Vacinas para amanhã no município, e queria combinar com você a logística da viagem, pois o Helicóptero estará saindo as 6:30 dar manhã. Me der um retorno com urgência", diz a primeira mensagem de whatsapp.
"Nos estamos disponibilizando o helicóptero, mais estamos deixando a logística do combustível da Aeronave por conta dos municípios que dar uma valor total de 1.050$ . Pois estamos tentando fazer com que os municípios sejam atendidos rapidamente, pois a vacinação é prioridade para o governo e acredito que para os municípios no sentido de diminuir os pactos em todos os aspectos . Caso você esteja de acordo, já lhe passo os dados do piloto para que ele possa organizar pois o município será o primeiro de amanhã . No aguardo !!", completa o bandido.
Os gestores desconfiaram devido à grande quantidade de errros de português e entraram em contato com o secretário, que já acionou a polícia para investigar o golpe da vacina. A Sesapi ainda não sabe quantos prefeitos cairam no golpe.
Robert Rios nega extinguir Eturb mas diz:“É mais problema que solução”
Por Sávia Barreto
“A Eturb, se fosse uma empresa privada, já estaria falida”. A frase é do secretário municipal de Finanças, Robert Rios. Questionado pela coluna se a Eturb seria extinta na gestão de Dr.Pessoa, o vice-prefeito negou, mas deixou clara a insatisfação da gestão com a pasta.
“A Eturb vive 100% às custas do tesouro do município com empregados demandando contra a empresa na Justiça e recebendo indenizações altíssimas. É uma empresa que foi muito importante no passado, mas perdeu sua relevância com a criação de várias SDUs. Hoje é mais problema do que solução, com sua capacidade operacional muito diminuída apesar do excesso de empregados. Apesar de tudo isso não existe decisão de extingui-la”, destacou Robert Rios.
A coluna recebeu a informação de fontes da Prefeitura de que haveria a decisão do prefeito de mudar a atual gestora da pasta, uma indicação do ex-vereador Caio Bucar. A alegação seria por questões administrativas.
Abandonada por grupo tucano, oposição têm mão estendida por Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
A política é feita por pessoas. E quando se trata do grupo que disputou a eleição em oposição a Dr.Pessoa e que hoje não se coloca mais dessa forma, a explicação é simples para que ajam como “neutros”: estão abandonados num barco à deriva. A derrota dos tucanos fez com que o ex-prefeito Firmino Filho e sua antiga cúpula refluísse totalmente, abdicando até mesmo de se defenderem de duras denúncias encampadas diariamente por Robert Rios. Abriram mão de ocupar seu espaço no debate público.
Pegando a boia
E só quem tem se dispôs a jogar a boia para dar um rumo a esse grupo, foi justo o ex-adversário, agora capitão do barco, Dr.Pessoa, com ajuda do experiente marujo Jeová Alencar - que sabe bem o estrago que uma Câmara de oposição pode fazer a uma gestão. Morrer afogado ou dar as mãos a quem estende uma corda?
Ciuminho
Vereadores ouvidos pela coluna ficaram satisfeitos com a reunião com Dr.Pessoa. A orientação foi a de receber bem os vereadores nas secretarias, independente de partido, executando também as emendas de todos. Mas, claro, também teve um certo “ciuminho” dos vereadores da base com o fato de Dr.Pessoa tratar todos - base, oposição e neutros - de forma igual. Pelo menos durante a reunião.
Ciro diz que ser candidato a governador em 2022 não será “sacrifício”
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira respondeu às crescentes especulações de que ele não deve disputar o Palácio de Karnak em 2022 para privilegiar a posição central que ocupa em Brasília, presidindo o Progressistas. Um dos políticos a destacar a questão foi o novo líder do Progressistas na Assembleia Legislativa do Piauí, B.Sá Filho. O parlamentar afirmou que Ciro deveria fazer um “sacrifício” e disputar a sucessão de Wellington Dias pela oposição.
Está certíssimo
“As palavras do deputado Bsa estão mais do que corretas. Quero tranquilizar a população do Piauí e até tranquilizar aqueles que estão comemorando no Palácio de Karnak. Quero dizer que se o meu nome for o melhor nome em 2022, eu serei candidato ao Governo do Estado. Eu não serei candidato de mim mesmo, quero ser candidato da população, das lideranças e do sentimento de mudança que vemos nas ruas”, argumentou Ciro Nogueira.
"Não é sacrifício"
O senador diz que “não é sacrifício nenhum ser candidato ao Governo do Estado e sim a realização de um sonho para fazer algo diferente do que está sendo feito hoje”. Ele cita como ação positiva de seu mandato a interlocução pela a aprovação da Aneel e ministério das Minas e Energia de 19 unidades de geração de energia éolica para o Piauí, gerando 21 mil empregos num momento tão difícil de pandemia e crise econômica.
Novo capítulo no duelo João Henrique x Adolfo Nunes
Por: Sávia Barreto
Fonte do Palácio da Cidade revela que o secretário de Planejamento, João Henrique, não foi chamado para a reunião do prefeito Dr.Pessoa com os vereadores de Teresina. O problema é que na semana passada ele também não foi informado da reunião de um subordinado seu com o prefeito, o que gerou insatisfação. Os atritos das últimas semanas têm gerado um isolamento de João Henrique e prevalência de Adolfo Nunes, que viaja com o prefeito para Brasília na próxima quinta, quando terá agenda com ministros e possível encontro com o presidente Jair Bolsonaro. Na campanha, foi creditado a João Henrique a articulação profissional da campanha de Dr.Pessoa e o gestor não pode ser considerado carta fora do baralho. Tem poder de fogo e essa novela deve se desenrolar com novos capítulos.
Pessoa definirá restrições de horário ao comércio de THE até quarta
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, disse à coluna que irá ouvir o COE municipal sobre a situação da pandemia na capital. Ele conversa durante a tarde com presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Gilberto Albuquerque. Uma decisão saíra até amanhã sobre a possibilidade de restrição de horários no funcionamento do comércio na capital.
Fábio Abreu define se volta à Segurança até o dia 10 e anuncia obras
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) se reúne com o governador Wellington Dias (PT) até o dia 10 de fevereiro para definir se ele volta à Secretaria de Segurança. Com o PL pacificado internamente, agora o parlamentar avalia se vale a pena retornar ou seguir com um mandato cheio de visibilidade e possibilidades.
OBRAS VINDO
Fábio Abreu anunciou a reforma e ampliação do Mercado do Dirceu II, a construção do calçadão da Avenida Noé Mendes (já começou), recuperação de estações meteorológicas pelo Piauí e obras de calçamento, além de reforço em recursos para a segurança. Na Câmara, ele pode multiplicar anúncios desse tipo.
Dr.Pessoa nomeia secretária de Finanças e Robert explica: “Substituta”
Por Sávia Barreto
A nomeação de uma nova secretária municipal de Finanças em Teresina, constando no Diário Oficial do Município, surpreendeu o mundo político na noite desta segunda-feira, 25. Odimirtes Araújo Costa Reis Neves está nomeada pelo prefeito, Dr. Pessoa, com assinatura do secretário de Governo, Adolfo Nunes. A coluna procurou o vice-prefeito e atual secretário de Finanças, Robert Rios: "Será minha substituta eventual", explicou. Questionado se iria se afastar nos próximos dias, ele respondeu que não.
A coluna apurou com outra fonte que o afastamento de Robert Rios ocorreria por motivos de saúde e não se trata de nenhum conflito político, tendo em vista que Rios é tido como o homem forte da gestão de Dr.Pessoa e conta com a confiança do prefeito, como tem sido demonstrado em falas públicas do gestor.