Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 278 de 665Amarante vai ganhar Museu das Letras do Piauí
O município de Amarante comemora 150 anos no mês de agosto e o prefeito Diego Teixeira ( PP) já está planejando uma programação especial. Em audiência com o secretário de Cultura, Fábio Novo, e com o arquiteto Paulo Vasconselos, que tem expertise em cidades históricas, foi discutido a ideia de criar um roteiro cultural pelos prédios históricos da cidade. Além disso, a Casa de Odilon Nunes será transformada no Museu das Letras do Piauí, homenageando grandes nomes da literatura, como Clóvis Moura, Da Costa e Silva, Antonino Freire, dentre outros. A cultura negra também vai ganhar um espaço de destaque na casa.
Projeto impede soltura de presos reincidentes em audiência de custódia
Por Arimatéa Carvalho
Presos que são reincidentes em práticas criminosas não deverão mais ser soltos em audiências de Custódia. Essa é a proposta de projeto de lei apresentado pelo deputado federal Fábio Abreu (PL) na Câmara dos Deputados.
De acordo com o PL 475/2021, pessoas presas em flagrante não poderão ser colocadas em liberdade se tiverem outras passagens pela polícia por reiteradas práticas de crimes.
"Desde que atuava na Polícia me deparo com a realidade de termos pessoas presas com uma ficha criminal extensa, muitas vezes por crimes da mesma natureza. Nossa proposta busca corrigir essa abertura na Lei que tanto prejudica o trabalho da Segurança Pública e principalmente a população", afirma o parlamentar.
Para a Justiça, a reincidência considera apenas sentenças que transitaram em julgado. "Ou seja, a figura reincidência leva muito tempo para ser considerada e quem vive na criminalidade normalmente comete diversos outros crimes até que tenha uma condenação julgada em todas as instâncias. Isso vai impedir que os mesmos indivíduos sejam presos num curto intervalo de tempo", explica Fábio Abreu acrescentando que o Projeto já foi apresentado na Câmara Federal e deverá ser distribuído para a Comissão de Constituição e Justiça.
A audiência de custódia tornou-se obrigatória no Brasil desde o ano de 2016 após uma resolução do Judiciário Brasileiro. O ato determina apresentação do preso a uma autoridade judicial no prazo máximo de 24 horas, quando o mesmo é ouvido e o juiz avalia eventuais ilegalidades em sua prisão.
Bruno defende nova licitação de ônibus; PMT faz proposta de pagamento
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB), presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Transporte e Acessibilidade da Câmara de Teresina, defende uma nova licitação como alternativa para solucionar o problema do sistema de transporte público da capital.
Em audiência pública que aconteceu na terça-feira (23), foram ouvidos o Setut, Sintetro, Strans e um representante dos usuários de transporte público, além de posicionamentos dos vereadores.
"Participamos da audiência pública e ouvimos todos os entes envolvidos no processo de funcionamento do transporte coletivo em Teresina, Setut, Sindicato e Prefeitura, para através de um meio termo entre todos, buscar uma solução imediata para o fim da greve dos motoristas e cobradores", conta Bruno. Ele avalia que são necessários a implementação de medidas urgentes que melhorem o sistema de transporte coletivo da capital.
"Eu sou a favor de uma nova licitação para que possamos oferecer um serviço eficiente e operante, com mais rapidez, conforto e com um valor de tarifa acessível a população, assim como, assegurar juntos às empresas, o pagamento regular dos proventos dos motoristas e cobradores, para que Teresina possa dispor de um transporte público de qualidade para seus usuários", destaca.
Ao final da audiência, o líder do Governo na Câmara, Renato Berger, colocou em pauta uma proposta enviada pela Prefeitura, do pagamento imediato de R$ 1,5 milhão, seguido de parcelas mensais de R$ 950 mil, para que a greve seja encerrada de imediato.
O presidente do Setut, Marcelino Lopes, e o presidente do sindicato dos motoristas e cobradores (Sintetro), Ajuri Dias, irão avaliar e até esta quarta-feira darão uma resposta.
Educação deve ser serviço essencial e não poderá fechar, diz Evandro
Por Arimatéa Carvalho
O setor de educação, com aulas presenciais tanto na rede pública quanto privada, deve se tornar atividade essencial em Teresina, passando a não fechar em casos de decretos que fechem as atividades econômicas. O projeto foi apresentado na terça-feira (23) na Câmara de Teresina pelo vereador Evandro Hidd (PDT).
"O projeto reconhece os serviços educacionais como essenciais para a população de Teresina, inclusive aquelas de formação continuada. A suspensão das atividades no âmbito educacional é prejudicial à saúde infantil, aos níveis de aprendizagem e desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes", comentou ao blog.
Como forma de manter as atividades em funcionamento e ao mesmo tempo com garantia de segurança e prevenção à Covid-19, o texto determina que o poder executivo deverá estabelecer restrições, com as normas e protocolos sanitários a serem seguidos, inclusive quanto a ocupação máxima dos estabelecimentos e periodicidade da realização de exames que comprovem o estado de saúde dos estudantes e profissionais.
O projeto também solicita a inclusão dos profissionais da educação e os que atuam no ambiente escolar no grupo prioritário para o recebimento da vacina de imunização. Além disso, também deve oferecer a possibilidade de ensino à distância aos pais ou responsáveis para que façam a opção pela modalidade que melhor entenderem.
Júlio Arcoverde articula recursos para municípios do Piauí em Brasília
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP-PI) está acompanhando prefeitos eleitos nesta terça-feira (23), em Brasília (DF). O parlamentar participou de uma reunião logo pela manhã ao lado da deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), e os gestores de Inhuma, Elbert Holanda; o prefeito de Lago do Sítio, Sávio Moura, e o prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa. Os gestores articulam apoio e pleiteiam recursos para os respectivos municípios nos próximos quatro anos. “Na reunião de hoje, ocorrida em Brasília-DF, tratamos sobre importantes demandas desses municípios piauienses, e contamos com a ajuda da nossa parlamentar federal pelo Progressistas.”, disse o presidente estadual do Progressistas.
Daniel França diz que está esperando encontro com Pessoa há 5 semanas
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do PSL em Teresina, Daniel França, afirmou à coluna que a sigla ainda aguarda uma agenda com o prefeito Dr.Pessoa: “O PSL - enquanto partido - aguarda o convite do prefeito. O gabinete de BSB aguarda - há cinco semanas - uma agenda com o prefeito pra tratar de assuntos do interesse de Teresina. Penso que a demora decorra do esforço de reorganização administrativa. Mas a verdade é que Teresina poderia contar com mais uma força a nível de câmara federal. No entanto...”, lamenta Daniel, que é casado com a deputada federal Joice Hasselmann.
Calendário de vaquejadas do Piauí terá regras para evitar Covid-19
Por Arimatéa Carvalho
O novo presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi), Paulo Zabulon, se reuniu com a secretária estadual do Agronegócio, Simone Pereira, para tratar do calendário de vaquejadas deste ano e discutir as regras de segurança sanitária devido à Covid-19. O ex-presidente da Associação, Bruno Melo, também estava, junto com o associado Marcos Daniel. A diretora administrativa e financeira da Seagro, Juliana Lima, também participou das discussões.
APOIO DA SEAGRO
Simone Pereira destaca que essa manifestação esportiva e cultural tipicamente nordestina terá o apoio da pasta. Ela lembra que em 2016 a Assembleia Legislativa aprovou lei estadual regulamentando a prática de vaquejada. Obviamente, o calendário só será possível quando as condições da Covid-19 permitirem no Piauí.
Franzé leva motoristas para conversar com Robert e tenta fim da greve
Por Arimatéa Carvalho
Numa tentativa de colocar fim à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, o deputado estadual Franzé Silva (PT) mediou uma conversa entre representantes do Sindicato de Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina e o vice-prefeito e secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios, na tarde de segunda-feira (22).
"Nosso objetivo com esse encontro foi abrir o canal de diálogo com a Prefeitura de Teresina para buscar uma parceria que garanta a solução definitiva, não apenas para encerrar a greve dos motoristas e cobradores, mas, principalmente, para pôr fim aos problemas que se arrastam há anos no sistema de transporte coletivo da capital", afirmou o parlamentar.
Conciliatório, Jeová nega nota de repúdio e recados da Câmara para PMT
Por Sávia Barreto
Em busca de conciliação, o vereador Jeová Alencar falou à coluna que não está sabendo de nenhuma moção de repúdio contra o vice-prefeito Robert Rios após divulgação de uma suposta lista de indicações de vereadores para cargos comissionados e terceirizados. “O que deu para a gente entender é que era da administração passada, um ou outro vereador pode ter ficado chateado, mas não chegou a nós”, frisou o presidente da Câmara da capital e futuro presidente municipal do MDB, onde tomará posse no sábado pela manhã.
Fique frio
Jeová também afirma que os parlamentares não articulam para mandar “recados” para o Palácio da Cidade, como parte da administração municipal teme, segundo apurou a coluna. “Não existe recado. A Lei Orgânica é bem clara de que o presidente da Arsete, tem que ser sabatinado, isso é natural e normal”, pontuou Jeová. A Câmara Municipal também deve participar ativamente da discussão a respeito do transporte público na cidade e os vereadores já se preparam com dados e propostas para audiência pública de terça-feira.
Assim é difícil
Sobre a possibilidade de que a Prefeitura municipalize 25% do transporte público e passe a gestão para a Eturb, Jeová elogia a ideia, no entanto, enxerga dificuldades para coloca-la em prática: "Não pode ficar do jeito que está. (Municipalizar parte do transporte público) seria o ideal, mas também acho improvável, porque a Prefeitura não tem condições. A PMT tem que procurar soluções para a máquina poder rodar cada vez mais leve e sobrar dinheiro para investimentos", pontuou Jeová Alencar.Deputado Ziza Carvalho se recupera em casa após acidente e cirurgia
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Ziza Carvalho já está em casa, após passar por cirurgia depois de ter sofrido um acidente doméstico. Ele relatou à coluna que está em recuperação, sem riscos, apesar de ter luxado o ombro: “Acidente doméstico por causa da chuva, que entrou na sala, alagando tudo. Escorreguei e caí em cima do ombro. Fiz cirurgia e coloquei pino, vou ter que fazer fisioterapia, mas nada de grave”, explicou Ziza.