Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 273 de 665Piauí terá em abril único museu com baleia, peixe-boi e boto
Por Arimatéa Carvalho
Depois de três meses, ficou pronto o esqueleto da baleia Cachalote. "É um dos acervos mais raros do Museu do Mar do Delta do Parnaíba! A ossada foi encontrada na Ilha do Caju - uma das muitas do Delta do Rio Parnaíba. Estamos nos retoques finais para entregar em abril o maior museu do Piauí e o único do Brasil contendo o esqueleto e réplica de uma baleia, peixe-boi e de um boto cinza", disse o deputado estadual e secretário de Cultura, Fábio Novo (PT).
ESPAÇO COMPLETO
O novo museu contará ainda com embarcações em tamanho real, com um teatro de bolso, biblioteca, salas para oficinas de teatro, dança, artes visuais e espaços para exposições temporárias. O novo espaço de cultura fica localizado do Porto das Barcas. O conjunto arquitetônico de 300 anos foi totalmente restaurado na gestão de Fábio à frente da Secult.
Kléber Montezuma lamenta morte da ex-esposa, por Covid, aos 67 anos
Por Arimatéa Carvalho
A professora aposentada Rita Santos, 67 anos, ex-mulher do professor Kléber Montezuma (PSDB), que foi candidato à Prefeitura de Teresina em 2020, morreu na segunda-feira (8) devido a complicações da Covid-19. Ela foi internada no Hospital São Marcos no dia 17 de fevereiro, já com parte dos pulmões comprometidos.
O filho de Rita e Kléber, o médico Felipe, veio de São Paulo para acompanhar o estado de saúde da mãe, que foi piorando até ela ser intubada. Bastante ativa e com a saúde aparentemente em dia, a professora Rita gostava de viajar antes da pandemia e era muito enérgica. Por isso, a morte deixou amigos e familiares ainda mais chocados.
O blog conversou com o professor Kléber Montezuma, que está bastante triste com a perda. Ele comentou a vitalidade de Rita e chamou a Covid-19 de uma doença traiçoeira.
Robert fala de rombo milionário dos tucanos e Canindé responde
Por Sávia Barreto
O vice-prefeito Robert Rios trouxe números no seu duelo com a antiga gestão do prefeito Firmino Filho: “Firmino quebrou a prefeitura. Esse é o balanço de 2020 com déficit de 243.610,542,85 milhões”, afirmou Robert, que tem reforçado o discurso, agora com dados, sobre o suposto rombo nas finanças do município. Politicamente, avalia-se que essa também é uma forma de desconstruir a administração do PSDB, que se firmava sob o pilar narrativo da “eficiência nos gastos públicos”
Difícil entender
Questionado pela coluna sobre os supostos débitos, o ex-secretário de Finanças, Francisco Canindé, afirmou que “é difícil uma análise de uma foto de parte de uma página de um relatório”. “Não consigo entender. Da nossa parte vamos ficar observando, acho que é muito cedo para qualquer crítica. Apenas respondo quando acho necessário esclarecer alguns fatos a bem da verdade”, afirmou Canindé.
JVC se reúne com Ciro na segunda e baterá martelo sobre filiação
Por Sávia Barreto
O ex-senador João Vicente Claudino (PTB) se reunirá na segunda-feira com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), quando deve acertar sua possível filiação ao Progressistas. Se concretizar esse passo, João Vicente leva consigo importantes lideranças do PTB, mas também deixa na base governista de Wellington Dias os deputados Nerinho e Janaína Marques.
O principal capital político de JVC é ele próprio, avaliam políticos ouvidos pela coluna. Caso opte por migrar para a oposição, JVC também sinaliza que deve disputar uma vaga na chapa majoritária, seja de senador, vice ou governador. Isso porque na base esses espaços já são alvos de intensa disputa.
Quem está em alta, sob artilharia e em baixa na gestão Pessoa
Por Sávia Barreto
Há um delay na articulação política da Prefeitura de Teresina. Por isso, talvez não tenha ficado clara qual é a resposta para algumas perguntas. Fonte privilegiada do Palácio da Cidade, no entanto, desata alguns nós como, por exemplo, por que Robert Rios aparece mais do que Dr. Pessoa? A resposta é porque quanto mais um aparece, mais o outro fica blindado num momento inicial de finanças delicadas, muitos pedidos e diversos “nãos” como resposta, seja de políticos, seja de credores.
Sobe e desce
Estão em alta o vice-prefeito Robert Rios, o presidente da Câmara Jeová Alencar e o secretário de Juventude e presidente da Eturb, Pessoinha. Alvo de artilharia - por conta do alto orçamento da saúde - e protegido pelo prefeito: Gilberto Albuquerque. Ainda em baixa: o secretário de Planejamento João Henrique, que está garantido no cargo, mas ainda sem proximidade maior com o prefeito.
Venâncio quer que FMS abra mais postos para evitar idosos esperando 5h
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) anunciou na tarde de sábado (6) que vai solicitar na sessão de quarta-feira (11) na Câmara de Vereadores de Teresina a descentralização da vacinação de idosos na capital, tendo em vista as reclamações de familiares sobre o longo tempo de espera nos postos de imunização. No sábado, os relatos são de até 5 horas de espera nos carros.
O próprio vereador percorreu os postos na capital e constatou o problema. O blog recebeu durante todo o dia de sábado diversas denúncias de demora na vacinação. A queixa é que a Fundação Municipal de Saúde deveria ter colocado mais postos e funcionários para atender os idosos com mais de 80 anos de idade.
Posto de gasolina tem de abrir no final de semana, defende Mádison
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) é contra o fechamento de postos de combustíveis nos finais de semana no Piauí, no lockdown parcial decretado pelo governador Wellington Dias. "Os postos precisam abrir. As lojas de conveniência, tudo bem, podem ficar fechadas, mas precisamos manter esse segmento funcionando", afirma.
João Mádison conversou com o secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, propondo a alteração. Segundo o sindicato dos postos do Piauí, 4 mil funcionários foram demitidos no ano passado até 2021 devido à pandemia, quando a circulação de carros caiu drasticamente.
Vereador consegue casas para famílias sem-teto do bairro Vermelha
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB) se reuniu com o superintendente da SDU/Sul, Alípio Paiva, para tratar da construção de duas casas populares no Bairro Vermelha, para famílias carentes que não tem onde morar. "Após o encontro, visitamos a área onde será executada a obra de construção das casas. Sabemos que habitação é uma questão importante em nossa capital e vamos propor discussões na Câmara que levem a alternativas para construção de moradias, melhoria habitacional, implantação de infraestrutura, equipamentos públicos e regularização de imóveis", comentou o parlamentar.
Osvaldo alinha calçamentos e asfalto com Rafael, mas tem foco na saúde
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim (PT), reuniu-se com o secretário estadual de Fazenda e coordenador do programa ProPiauí, Rafael Fonteles. Eles trataram de obras já autorizadas pelo governador Wellington Dias e viabilizadas também pelo secretário estadual de Turismo, deputado Flávio Nogueira Júnior, como calçamentos e asfaltos. Rafael vai acelerar a execução, a exemplo do que tem feito por todo o Estado.
O coordenador do ProPiauí tem recebido dezenas de gestores, vereadores e lideranças para manter em andamento e também iniciar obras em diversos setores, que vão da mobilidade urbana à saúde e educação, passando por esporte e assistência social.
CONTRA A COVID-19
Nesse momento, o foco do prefeito Osvaldo Bonfim é o combate à Covid-19 em Nazária. Ele tem acompanhado a vacinação na cidade e garantindo que as doses cheguem, por exemplo, aos idosos que estão acamados. As primeiras doses foram recebidas pela Sesapi ainda em janeiro e imunizaram o pessoal da linha de frente da saúde.
Florentino: PI tinha 200 leitos de UTI em 2020 e agora subiu para 211
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que a rede pública estadual do Piauí tinha 200 leitos de UTI no auge da primeira onda da pandemia, em 2020, e agora conta com 211 leitos. "Se tem diminuição na quantidade de leitos não é na rede estadual", diz.
"Nos hospitais regionais, estaduais e de referência, temos hoje 211 leitos de UTI. Em 2020, o número mais alto foi em 5 de agosto, com 200 leitos", contou. "É determinação do governo que a gente continue o diálogo com a rede privada para ampliar ainda mais o número de leitos disponível", afirmou.
Florentino afirmou que as medidas preventivas estão sendo continuamente reforçadas, em parceria com os gestores municipais e também sensibilizando a sociedade. Ele agradeceu especialmente aos profissinais de saúde pela luta incansável e a todas as categorias envolvidas no atendimento à população, incluindo os serviços gerais.