Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 253 de 665Hélio Isaías anuncia que Alvorada do Gurguéia terá aeródromo
Por Arimatéa Carvalho
O município de Alvorada do Gurguéia foi contemplado com a obra de asfaltamento da pista de pouso e decolagem, através do Programa Pró Piauí. A escolha tem motivações estratégicas, já que Alvorada do Gurguéia tem uma localização central no sul do estado, importante polo do agronegócio piauiense, uma logística favorável que vai trazer muitas vantagens.
Outro importante anúncio: o município vai receber 3 quilômetros de asfaltamento na região urbana. Em encontro com o secretario estadual de transportes , Hélio Isaías, o prefeito Lécio Gustavo comemorou: “Estamos muito felizes com o planejamento da execução do nosso aeródromo, na campanha já vinha trabalhando a idéia de recuperar aquela pista de pouso. Considero muito importante essa conquista para desenvolver a atividade que vem se expandindo e chamando atenção de empresários de outros estados para investimentos. Agrega muito para a região.”
O secretario Hélio Isaías complementou: “ Estamos em processo de licitação do aeroporto de Bom Jesus, uma obra importante em duas etapas, primeiro a pista e depois um terminal de passageiros, com isso, o governador solicitou que fizéssemos um aeródromo para atender a região e temos essa feliz notícia para Alvorada do Gurguéia.”, explica ele.
“Temos 1.200 metros de pista e um pátio para taxiamento, então temos todas as condições de implantar o novo aeródromo para atender o sul do estado a partir de Alvorada do Gurguéia, agradeço ao secretário e ao governador Wellington Dias. Já o secretário de transportes também está otimista com a novidade: “Logo logo estaremos lá em Alvorada do Gurguéia inaugurando essas importantes obras que vão ajudar no desenvolvimento da região.”, finaliza Hélio Isaías.
Chamado de “fantoche” por vereadores, Ismael responde críticas
Por Sávia Barreto
O clima está tenso nos corredores da Câmara Municipal de Teresina. Após fala em plenário do vereador Ismael Silva (PSD) cobrando mais transparência da Câmara Municipal, o parlamentar teve réplica de diversos colegas e até mesmo do presidente da Casa, Jeová Alencar (PSDB), que costuma apenas mediar os debates, mas dessa vez se posicionou. Parlamentares ouvidos pela coluna acusam Ismael de ser “fantoche de grupos extremistas em redes sociais”. A coluna procurou o vereador para ouvir sua versão. Ele nega as acusações e explica sobre o pedido de transparência:
“Página não encontrada”
“Minha fala não foi única e exclusivamente acerca do Portal da Transparência, mas em torno do próprio site da CMT, que por vezes, nos redireciona para páginas com vírus e outras abas. Quem afirma que falta transparência não é tão somente o vereador Ismael Silva, mas sim, a população, de forma geral, bem como o Ministério Público de Contas do Estado do Piauí e outros órgãos de controle”, destacou Ismael Silva.
“Ninguém me pauta”
Ele completou: “Se você assistir a minha fala na tribuna, fiz questão até de ressaltar o ‘assassinato de reputações’ que tem ocorrido nessa cidade, com veiculação de fake news, em relação aos Portais da Transparência de todos os Poderes”. Sobre as acusações de ser “fantoche”, Ismael Silva afirmou que não ia “avaliar algo que não existe”. “Meu mandato não é pautado por nenhum portal, mas sim, pela população que me credenciou a oportunidade de estar na Câmara. Não guardo nenhuma relação (direta e/ou indireta) com nenhum portal. Não há nem como avaliar críticas infundadas”, frisou.
E os cargos?
Já fonte do Palácio da Cidade diz que a administração de Dr.Pessoa está acompanhando o caso, já que Ismael tem cargos na gestão através da pasta da Ouvidoria do Município.
Não admitimos “fantoches”
Já o vereador Deolindo Moura, do PT, disse que “não vou ter o mandato pautado por perfis extremistas de direita que são irresponsáveis o suficiente para não entender que um país democrático tem dois lados onde todo mundo tem a sua opinião”. Deolindo também deixa claro que a Câmara possui transparência e segue tudo que é direcionado pelos órgãos de controle dos gastos públicos:
Bandidos ou desavisados
“Aqui na Câmara Municipal nós temos nome, CPG, RG, telefone, endereço e tudo dos vereadores e funcionários expostos todos os meses e falar que não tem transparência eu acho um grande absurdo. A Câmara é um órgão fiscalizado pelo Ministério Público, pelos órgãos de controle e nós como vereadores fazemos também essa fiscalização. Temos um verdadeiro sistema de monitoramento das contas dos vereadores e da Casa. Eu não poderia deixar de me indignar com essa situação do que está sendo feito com os dados das pessoas de forma errônea, seja por bandidos ou por pessoas desavisadas”, afirma.
SDD: Evaldo conversa com Joninha e marca filiação de Anamelka
Por Sávia Barreto
O Solidariedade segue em intensas movimentações para a formação de sua chapa proporcional para a disputa de 2022. O presidente da sigla, deputado Evaldo Gomes, se reuniu com o ex-vereador Joninha e tem articulado para que ele dispute uma vaga de deputado federal pelo SDD. Vale destacar que em 2018 ele obteve 24.078 votos na disputa por uma das vagas na Câmara Federal.
Quem também vai engrossar as fileiras do SDD é a delegada Anamelka Cadena, hoje filiada ao PL. Ela é suplente de vereadora, mas já tem data marcada para entrar oficialmente no SDD: 20 de maio. Anamelka foi indicada por Evaldo Gomes e hoje comanda a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados ao Estado do Piauí (Agrespi). Ela tem focado na descentralização das diversas atividades relativas à mineração, setor elétrico, água, comunicação e transportes.
Dr. Pessoa sobre a Secretaria de Agronegócio: “nada definido”
Por Sávia Barreto
Com a resistência dos vereadores em aprovar a reforma administrativa enviada pelo prefeito Dr.Pessoa à Câmara Municipal, paira entre os parlamentares o questionamento sobre quem vai ocupar a pasta de Agronegócio, que será criada subtraindo espaços da Saad Rural, hoje sob comando do MDB. A indefinição pode ser um dos motivos apontados para atrasar a aprovação da reforma, que terá segunda votação na próxima semana, após a ida de técnicos da Prefeitura para explicar detalhes das competências da nova secretária.
O prefeito Dr.Pessoa respondeu à coluna que sondou o ex-deputado Mauro Tapety para o cargo, mas nada foi definido. Ou seja, um novo nome - com o apoio do Legislativo - pode surgir. “O que houve foi uma conversa preliminar com Mauro Tapety, mas nada definido. Sobre as atribuições da nova secretaria, não haverá qualquer conflito com a SAAD Rural. Nesta administração trabalhamos conectados com todas as áreas. Diferente da gestão anterior onde todas trabalhavam desconectados e nada acontecia”, afirmou o prefeito.
Florentino e Ítalo anunciam cronograma de inaugurações para 2021
Por Arimatea Carvalho
Dois parnaibanos no comando dos maiores órgãos de saúde do Piauí. O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares ( Fepiserh), Ítalo Rodrigues, em reunião para tratar sobre o cronograma de inaugurações de obras no Hospital HGV, em Teresina, e no Hospital Justino Luz, em Picos. O HGV, que completa 80 anos em maio, vai receber uma ala de cirurgia cardíaca, a primeira do setor público do estado. No Justino Luz será inaugurado o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante.
Pacientes com sequelas da Covid -19 terão reabilitação na capital
Por Arimatéa Carvalho
Um grande número de pessoas que contraíram a Covid-19 sofre com sequelas seríssimas. Diante disso, o vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação do Programa de Reabilitação Ambulatorial aos pacientes curados que desenvolveram sequelas decorrentes do Coronavírus no município.
Conforme o texto do PL 82/2021, o objetivo desse programa é garantir aos pacientes curados da Covid-19, o tratamento às sequelas desta infecção virótica através do oferecimento de serviços especializados de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, psicologia, psiquiatria, assistência social e outros protocolos de saúde necessários.
"Observamos que esses pacientes que são internados no serviço público, que se submetem a esse tratamento da covid, ao sair do hospital, muitas vezes, não têm recursos para buscar esse tratamento, para buscar essa reabilitação”, explica o vereador. O vereador Evandro Hidd ressalta que o acolhimento e atenção ao pós-Covid é fundamental e decisivo na recuperação do paciente.
“Para muita gente, vencer a batalha contra a covid-19 não significa ter a saúde plenamente de volta. Muitas vezes, a doença deixa sequelas que comprometem a qualidade de vida. Acreditamos que a disponibilidade desses serviços especializados restaurem a saúde física e psicológica dessas pessoas”, explica Hidd. Até a noite desta segunda (19), segundo dados da Prefeitura Municipal de Teresina, a cidade já havia registrado 82.234 casos de covid-19, com 70.005 pacientes recuperados.
Bolsonaro anuncia volta ao Piauí abraçado a Elmano, no Exército
Por Arimatéa Carvalho
O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (19), ao lado do senador Elmano Férrer (Progressistas) em Brasília, que voltará em breve ao Piauí. "Temos muitas obras em execução no Piauí. Quero acompanhar isso de perto. E devo voltar logo ao estado para inaugurar a Ponte de Santa Filomena, ligando os cerrados do Piauí e do Maranhão", avisou Bolsonaro. A previsão da vinda é para maio. Elmano recebeu no Clube do Exército a Ordem do Mérito Militar, no grau de Grande Oficial. Trata-se de uma das mais altas distinções do Exército.
ALINHANDO
O encontro entre Elmano, Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na solenidade no Clube do Exército, serviu para discutirem as obras federais em andamento no Piauí. “É uma homenagem que me deixa muito honrado e com a sensação de dever cumprido. Ao mesmo tempo, esta condecoração aumenta minha responsabilidade como homem público e reforça o meu compromisso de melhor servir esta nação”, disse Elmano.
Dr. Pessoa manda PPI para aprovação na Câmara junto com reforma
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (MDB), pediu e o prefeito Dr. Pessoa atendeu: foi encaminhado ao Legislativo o projeto que cria o Programa de Pagamento Incentivado (PPI), para facilitar o recebimento de dívidas dos contribuintes oferecendo condições especiais. Não é renúncia de receita, mas benefício tributário para conseguir reforçar o caixa.
Jeová Alencar lembra que o PPI vai significar dinheiro entrando na PMT e os recursos vão permitir obras e serviços. O Programa deve ser votado e aprovado junto com a reforma administrativa.
Na estreia de Sávia Barreto, Lucas manda “café fraco” para Adolfo
Por Arimatéa Carvalho
Em entrevista à jornalista Sávia Barreto na estreia do programa Ou Seja, na TV e Rádio Jornal Meio Norte, na noite de segunda-feira (19), o secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Teresina, Lucas Pereira, foi convidado por ela a oferecer um "café fraco" e um "café forte" para os colegas de secretaria. O "forte" foi para o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, para onde a área de comunicação irá após a reforma administrativa. E o "fraco" para o secretário de Governo, Adolfo Nunes. A escolha confirma que a relação entre Lucas e Adolfo é ruim, a ponto dos dois nem se falarem mais.
Sávia Barreto comanda a partir de segunda-feira o programa diário Ou Seja, das 18h às 19h, na TV e Rádio Jornal Meio Norte.
Assista o programa na íntegra:
Edson diz que tendência é apoio a Ciro, mas deve ser negociado
Por Sávia Barreto
Após a morte do ex-prefeito Firmino Filho, o PSDB busca se reestruturar na capital. O presidente municipal da sigla, vereador Edson Melo, tem encontros marcados com o presidente estadual do partido, Luciano Nunes e com o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, para discutir os rumos dos tucanos no Piauí no próximo pleito.
Questionado pela coluna se o PSDB vai apoiar o Progressistas na oposição em 2022, Edson Melo diz que é “provável, mas não será algo automático”: “Nós temos que conversar para saber que espaço o PSDB vai representar nessa coligação”, enfatizou. “Essa tendência é natural sim, de apoio ao PP, na pessoa do senador Ciro Nogueira”, completou Melo. Nos bastidores, o PSDB busca a vaga de vice-governador numa chapa encabeçada por Ciro.