Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 251 de 665Ex-vereador Zé Filho: entre Henrique, Luís André e Evaldo Gomes
Por Sávia Barreto
O ex-vereador Zé Filho (PSL) tem dois caminhos para trilhar em 2022 levando seus quase cinco mil votos na capital. Pode ficar no PSL e ser candidato a deputado federal na chapa formatada pelo vereador e presidente estadual Luís André, ou pode aceitar o convite do deputado estadual e presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes. Evaldo, que tem participação na gestão de Wellington Dias, pode oferecer a Zé Filho a possibilidade de que o ex-vereador coordene uma das áreas do Pró-Piauí, carro-chefe da pré-candidatura a governador de Rafael Fonteles.
Tinha uma pedra
Só que no meio desse caminho há a nomeação de Zé Filho como diretor financeiro do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, que tem como diretor geral seu tio, Magno Pires. Ambos na cota do deputado emedebista Henrique Pires. Pires é primo de Zé Filho, mas deve apoiar para deputado federal o atual deputado Marcos Aurélio Sampaio, também do MDB. Mas Zé Filho ainda não se decidiu e deve dar uma resposta para Evaldo Gomes até próxima semana.
Júlio Arcoverde explica por que Margarete fica no Progressistas
O deputado estadual e presidente do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde, não acredita que a deputada federal Margarete Coelho deixe o Progressistas e trabalhe uma filiação a sigla da base de Wellington Dias: “Só quem não conhece a história da Margarete no partido é que pode pensar que ela sairia do Progressistas”, disse Júlio à coluna.
Praticamente impossível
A interlocutores, Júlio Arcoverde relata que é mais fácil Ciro Nogueira deixar o Progressistas - ele que foi reeleito por mais dois anos como presidente nacional do partido - do que Margarete sair da sigla. Ou seja, a aposta é forte e firme de que a deputada não só ficará ao lado de Ciro como poderá ser candidata até mesmo a senadora na chapa majoritária.
Por que Ciro não quer vereadores integrando gestão de Dr.Pessoa?
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) foi claro em conversa com os vereadores do partido: podem apoiar a gestão de Dr.Pessoa sim, mas esqueçam assumir secretarias. “Podem apoiar na Câmara, não tem a menor dificuldade. Eu mesmo não tenho a menor dificuldade de ajudar o Dr.Pessoa. Gosto dele, é uma figura que eu acho bem-intencionada. Tenho diferenças quando se trata de concepção de gestão. Jamais o senador Ciro vai indicar cargos na gestão do Dr.Pessoa”, disse o senador à coluna.
Sai pra lá
Nos bastidores, avalia-se na cúpula do Progressistas que o prefeito Dr.Pessoa estaria “perdido” em sua gestão nesses primeiros meses. Sem projetos, com queda de arrecadação de receitas e dificuldade em resolver gargalos que podem estourar após a fase mais grave da pandemia, quando as pessoas voltarem a circular nas ruas, precisando de um sistema de transporte público funcionando, além do sistema de saúde que será ainda mais procurado com a demanda represada por causa da Covid-19. Sendo assim, não seria interessante ao senador como pespectiva de futuro político uma vinculação formal do Progressistas com a atual gestão da capital.
Vem pra cá
Já o vice-prefeito Robert Rios foi só elogios a Ciro, em discurso na linha ponderada por causa da administração da cidade, que precisa do máximo de parceiros com trânsito com o Governo Federal: “Vejo que o senador tá pensando grande e pensando em Teresina. Ele reune condições de ajudar a cidade e seu povo. Doutor Pessoa tem dito que quem ajudar será reconhecido pela cidade”, disse Robert à coluna.
Fernanda Gomes visita comunidade na Cacimba Velha com Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) realizou neste domingo (25) visitas na zona rural de Teresina, acompanhada do prefeito Dr Pessoa. Além da parlamentar e do prefeito, o superintendente da SDR Ricardo Rêgo fez parte da comitiva. Fernanda Gomes apresentou alguns dos problemas que aflige a comunidade na região da Cacimba Velha, como a situação da falta de abastecimento de água, calçamento e abertura de ruas da comunidade. “Convidamos o prefeito para conhecer nosso trabalho na região, além de, discutirmos as problemáticas da comunidade e ficamos felizes pela sua sensibilidade em resolver os problemas da zona rural.” disse a vereadora.
Fernanda Gomes tem intensificado visitas à comunidades de todas as regiões de Teresina. Ela explica que o objetivo é conversar com os teresinenses para saber quais os principais problemas de cada bairro e, junto com as autoridades responsáveis, buscar solucionar as demandas da população. "Nosso debate foi bastante proveitoso para a comunidade. Todos os problemas serão solucionados, em curto período de tempo", explicou a parlamentar.
Bares poderão funcionar sábado até 15h, decide Wellington Dias
Por Arimatéa Carvalho
Bares e restaurantes abertos sábado até 15h e fechados às segundas. Essa é a principal novidade do novo decreto com medidas restritivas do governador Wellington Dias.
O governador se reuniu no sábado (24) com o Comitê de Operações Emergenciais Ampliado (COE) para analisar a situação atual sobre o avanço do novo coronavírus no Piauí e definir as próximas medidas a serem adotadas pelo Governo do Estado.
As medidas atuais, que valem até este domingo (25), serão prorrogadas até o próximo domingo (02), com a mudança de bares e restaurantes poderem funcionar aos sábados até às 15h, e fecharem às segundas-feiras.
O COE apresentou a avaliação epidemiológica, no qual foi analisado a transmissibilidade da Covid-19, número de óbitos e ocupação de leitos clínicos e de UTI, bem como a compra de vacinas e andamento da vacinação no estado para, a partir desses dados, determinar as novas medidas.
“Tudo que trabalhamos foi fazendo um esforço para reduzir o avanço do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, ampliar a vacinação, nesses dois caminhos para baixar a transmissibilidade e podemos ver que as medidas vêm dando resultado. Assim, em razão dos resultados de estabilização que tivemos com as medidas mais restritas na Páscoa, mantemos as medidas até o próximo domingo, fazendo algumas alterações como bares e restaurantes poderem funcionar no sábado e fecharem na segunda-feira, na perspectiva e esperança que se mantenha essa queda na transmissibilidade, nos óbitos e na fila de leitos”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Wellington Dias destaca ainda que ainda é preciso manter os cuidados necessários. “O objetivo é que a gente possa, esta semana, darmos mais um passo, mas com os cuidados necessários para evitar uma terceira onda e assim, garantir que todos possam cumprir os protocolos”, completou.
As medidas atuais são do DECRETO Nº 19.582, DE 18 DE ABRIL DE 2021, vigente desde a última segunda-feira (19) até domingo (25), no qual determina que o comércio funciona de segunda a sexta-feira até às 17h, shoppings centers das 12h às 22h, bares e restaurantes até 22h; no sábado e domingo apenas serviços essenciais; templos religiosos com 25% da capacidade e com no máximo duas horas de duração, escolas, academias e atividades em praias, balneários, cachoeiras e parques não funcionarão presencialmente; e toque de recolher às 23h.
PMD muda de nome e Dilson diz que no PI chapa está sendo montada
Por Arimatéa Carvalho
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) mudou de nome no sábado (24), em evento realizado no Rio de Janeiro e acompanhado pelo presidente regional no Piauí, Dilson Resende. O nome agora é Brasil 35. Atualmente o partido não tem deputados federais, mas existe a especulação em Brasília que o presidente Jair Bolsonaro ingresse na agremiação para assumir seu comando.
O nome teria mudado a pedido de Bolsonaro. Com a entrada dele, a expectativa é que dezenas de deputados federais de outras siglas entrem no Brasil 35.
No entanto, Dilson Resende não confirma nenhuma dessas informações ao blog. Sobre 2022, Dilson afirma que o partido pretende montar uma chapa proporcional forte.
Perguntado pelo blog se o Brasil 35 vai apoiar o grupo político do senador Ciro Nogueira (PP) ou o candidato do governador Wellington Dias (PT), Dilson comenta que "estou esperando uma resposta da jornalista Samantha Cavalca para ser candidata a governadora".
Renan Nunes: “Minha amizade com Pessoa vai além de cargos”
Por Arimatéa Carvalho
O empresário Renan Nunes, filho do secretário de Governo de Teresina, ex-deputado estadual Adolfo Nunes, repudiou a informação que seu pai teria mais de 200 comissionados na Prefeitura prontos para trabalhar pela campanha de Renan à Assembleia no próximo ano. "Não é verdade. Nossa amizade com Dr. Pessoa vai além da política e de cargos. Nós sempre estivemos e fomos os primeiros a caminhar com ele", comentou à coluna.
INDICAÇÕES
Renan explica que sua esposa está, sim, como diretora do Hospital do Buenos Aires, mas "trabalhando com todo o gás e 100% em prol da gestão de Pessoa". Ele aproveita para esclarecer outro ponto: a indicação para a Semduh não foi de uma cunhada de Adolfo Nunes, mas uma técnica com doutorado em resíduos sólidos bem capacitada para o cargo, chamada Lúcia Maria Portela de Deus Lages.
SEM BRIGA
Por fim, Renan Nunes comenta que não tem qualquer problema com Pessoinha, filho do prefeito, pois os pais são grandes amigos e eles também sempre tiveram boa relação. A informação divulgada era que Pessoinha e Renan estão batendo de frente porque ambos pretendem disputar vaga na Assembleia.
Rafael toma gosto por redes sociais e tem alto ritmo de postagens
Por Arimatéa Carvalho
O secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, está há pouco mais de um mês com perfil nas redes sociais. Mas, pelo visto, tomou gosto pela coisa. Com uma frequência diária de postagens no Instagram e Twitter, aborda temas que vão da família aos assuntos da Sefaz-PI e do PRÓ-Piauí, do qual é coordenador. Além de muitos #TBTs da época de estudante.
Ele também tem opinado sobre temas que estão na ordem do dia da agenda nacional. Na quinta-feira (21), aproveitou a abertura da Cúpula do Clima para destacar, no Twitter, a importância da reunião dos grandes líderes mundiais para discutir a preservação do meio ambiente, a fim de garantir um planeta melhor para as gerações futuras.
PIAUÍ SUSTENTÁVEL
Em outra postagem, no mesmo dia, Rafael trouxe a questão para o Piauí, destacando o aproveitamento sustentável dos recursos naturais do estado para a geração de energia elétrica. “O Piauí se orgulha de estar na vanguarda da produção de energias renováveis, que causam danos mínimos ao meio ambiente”, postou. Segundo ele, são mais de 100 empreendimentos de energia eólica e solar fotovoltaica em operação no Piauí, “que nos colocam entre os maiores do país em geração de energias limpas”, mais de R$ 12 bilhões em investimentos privados e milhares de empregos diretos e indiretos para os piauienses.
Rafael, Mádison e Leonardo do Idepi listam obras para Currais
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, se reuniu com o deputado estadual João Mádison (MDB), o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, e o prefeito de Currais, Raimundo Sobrinho. "Na pauta, falamos sobre as obras que serão realizadas, como 10 mil metros de calçamento, o estádio de futebol e 29 quilômetros de estradas vicinais", comentou Mádison.
Enquadrou? Ciro conversa com vereadores e manda aviso a Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira se reuniu na tarde de quinta-feira (22) em sua casa com a bancada de três vereadores do Progressistas de Teresina. Oficialmente, obras para Teresina. Na parte política, o senador não se nega a ajudar a gestão de Dr. Pessoa (MDB), pelo contrário, diz ter uma admiração pela trajetória pessoal do médico já foi lavrador. Mas avisa que não quer os progressistas na Prefeitura em troca de cargos, mas em nome de um projeto maior do partido para desenvolver a capital, algo administrativo, estruturante. Recado dado.
Em vídeo, o senador explica que está à disposição do prefeito se ele quiser conversar sobre grandes projetos para a capital do Estado e lembra que no ano passado ele, Ciro, apoiou o candidato do PSDB à Prefeitura de Teresina, Kléber Montezuma.