Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 240 de 665Secretário Florentino Neto é imunizado com a Pzifer; ele tem comorbidade
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde , Florentino Neto, foi vacinado contra a Covid-19 na noite de terça-feira (18). Ele tem 51 anos e possui o diagnóstico de hipertensão arterial. Com essa comorbidade, o secretário cumpre os requisitos previstos pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para ser imunizado.
Em Teresina, pessoas com comorbidades a partir de 40 anos já estão sendo imunizadas. O secretário foi vacinado com a dose da Pfizer e durante a imunização comentou sobre o desejo de que a vacina chegue para toda a população. “ Hoje é um dia muito feliz para mim, mas vou ficar mais feliz quando a vacina chegar a todos os piauienses”, afirmou.
Ciro Nogueira convida Dr. Pessoa para inauguração com Bolsonaro no Piauí
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira convidou o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, para agenda com o presidente Jair Bolsonaro no Piauí. “Acabo de ligar para o Dr Pessoa, prefeito de Teresina, para convidá-lo a estar conosco na inauguração da ponte de Santa Filomena, na quinta-feira. Disse-lhe estar certo que o presidente Bolsonaro ficará muito feliz com a presença dele na entrega da ponte ao povo do Piauí”, postou Ciro em seu perfil no Twitter.
Nos bastidores, Dr.Pessoa aguardava que Ciro ou o Palácio do Planalto o convidassem para o evento. Pessoa já declarou voto na eleição passada a Bolsonaro. Já Ciro tem reiterado que não quer o Progressistas participando da gestão do prefeito na capital.
Wellington Dias não deve ser convidado a inauguração com Bolsonaro no Piauí
Por Sávia Barreto
Mesmo que a ponte seja no Piauí e tendo recursos de parlamentares do estado, o governador Wellington Dias não vai ao evento com o presidente Jair Bolsonaro na cidade de Santa Filomena, extremo Sul do Piauí, onde acontece nesta quinta-feira (20) a entrega da Ponte sobre o rio Parnaíba. O governo federal não convida nenhum governador do Nordeste em agendas do presidente na região, e não seria diferente com Wellington, tendo em vista também o contexto eleitoral em que o ex-presidente Lula tem no governador piauiense um articulador nacional do partido.
Franzé x Doutor Pessoa: petista diz que prefeito tem que “tomar as rédeas”
Por Sávia Barreto
Em pronunciamento durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (18), o deputado estadual Franzé Silva (PT) cobrou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que, segundo o parlamentar, não tem agido para solucionar o problema do sistema de transporte público coletivo da capital, alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito no âmbito da Câmara Municipal – CPI dos Transportes. “O que existe é um cabo de guerra, tensionado pela própria Prefeitura, o que está sacrificando os trabalhadores e a população. O prefeito precisa tomar as rédeas da situação e conduzir com firmeza o trabalho pela solução”.
Cabo de guerra
A situação é de calamidade, na opinião do deputado Franzé. “A situação que os trabalhadores do transporte coletivo de Teresina têm enfrentado é calamitosa. Muitas de suas famílias estão passando fome, estão sofrendo. O trabalho da CPI na Câmara é muito importante, mas é também importante que o prefeito tome as rédeas da situação”, assevera o parlamentar. Vale lembrar que o vereador Dudu, do PT, é o propositor e presidente da CPI do Transporte Público na capital.
Idepi alinha com PDT obras do PRO Piauí para Teresina
Por Arimatea Carvalho
Teresina também deve ter obras de infraestrutura executadas pelo Governo do Estado, dentro do PRO Piauí Municípios. Nesta terça-feira (18), o vereador de Teresina, Evandro Hidd, do PDT, conversou com o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, sobre os pleitos para melhorar a mobilidade urbana da capital, já que o Idepi tem sido um dos principais órgãos executores deste tipo de obra no Estado. Agora, as demandas serão apresentadas ao secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, que coordena o PRO Piauí, para serem incluídas nesta nova etapa do projeto.
Ronney diz que “resgatou” Robert e fala em expulsão de vereadores do DEM
Por Sávia Barreto
O ex-vice prefeito de Teresina e presidente estadual do Democratas no Piauí, Ronney Lustosa respondeu à declarações do atual vice prefeito e secretário de Finanças Robert Rios (PSB) durante entrevista ao programa “Ou Seja” (TV e rádio Jornal Meio Norte). Ronney disse não enxergar nenhum problema em “organizar cadeiras em eventos políticos” e que teria "resgatado" e financiado Robert durante campanha eleitoral.
“Nós resgatamos e financiamos o Robert Rios”
"Eu não era um mero organizador dessa reunião como ele disse. Ele era convidado, eu arrumava mesmo, ajudo, carrego caixa, cadeira, faço de tudo em campanha e não tenho problema nenhum em relação à isso. Dizer que eu não tenho expressão é ruim. Vamos relembrar como ele chegou a ser candidato a senador pelo DEM, nós resgatemos ele. Financiamos via partido [...] e foi por meu intermédio. Isso ele nunca poderá negar. E não foi pouco dinheiro não. É muito ruim quando as pessoas fazem embate político desqualificando e humilhando os outros. Não sou desse tipo".
“Dr.Pessoa deve desconhecer desmonte”
Ronney ainda analisou a gestão do prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) e avaliou que o chefe do Executivo deve desconhecer algumas ações da Prefeitura, que ele classificou como "desmontes", a exemplo o rompimento de contratos com Organizações Sociais (OSs) no setor da cultura e a desvinculação de projetos antes ligados à Arquidiocese de Teresina. “Acompanhei estarrecido o desmonte de todo um legado que vem dando certo. Começou pelo desmonte da rede de proteção social e acusações levianas contra igreja católica. Depois o desmonte da questão da cultura. Uma infinidade de demissões na Semec, pessoas que chegaram junto com a escola, e que foram nomeadas por fazerem parte do bairro. [...] Existe uma perseguição terrível, o servidor público está amedrontado. Não acredito que o Pessoa seja conivente com isso. Não é o Pessoa que eu conheci. Só se ele tiver mudado", destacou.
Expulsão de vereadores do DEM
Sobre declaração do vereador Markim Costa de que o partido em Teresina faz parte da base de Dr. Pessoa, Ronney negou. Ele pontuou que a executiva do DEM concedeu liberdade aos parlamentares para agirem conforme convicções próprias, porém, frisou que o partido não aceitará atuação de qualquer membro que não esteja de acordo com o estatuto da legenda. Quando questionado sobre uma possível expulsão, Lustosa explicou que não provocará o diretório sobre, mas também não descartou a possibilidade.
"Nós tivemos um acordo que os vereadores teriam a liberdade para tomar seus posicionamentos diante da administração municipal e realizem suas votações conforme suas consciências, desde que esse posicionamento não afronte o estatuto, ideário ou alguma decisão que porventura a executiva se reúna e feche questão. Então, não tem porque de estar essa 'celeuma'. Os vereadores foram comunicados e é uma decisão da executiva. Outra questão é que não vejo o Roberval se manifestar. O que vejo é o vereador Markim insistindo na posição de uma coisa que já está resolvida e decidida", pontuou.
Ronney também negou que tanto Makim quanto Capitão Roberval possam assumir a presidência municipal da legenda em Teresina: "Ambos vereadores são parlamentares de primeiro mandato. Em relação ao Roberval existe uma história vasta com a política de associações, mas o mandato eletivo exige algumas questões que exigem muita atenção nas quais você deve estar muito focado, principalmente, neste momento de início de mandato. É preciso que eles passem esse primeiro momento se adaptando a Casa Lesgislativa", pontuou.
“DEM não faz oposição alfazema”
O ex-gestor ainda comentou sobre o cenário que se configura para as eleições estaduais em 2022 e afirmou que o partido não faz “oposição alfazema” e será uma terceira via durante a corrida eleitoral. Segundo ele, entre os nomes que podem ser lançados está o deputado federal Heráclito Fortes (DEM). Em relação a pré-candidatura do senador Ciro Nogueira (Progressistas), tido como principal opositor ao Governo, Ronney destacou que o DEM não é oposição de agora, mas também não descartou uma possível conversação para composição em segundo turno, caso este venha a acontecer.
"O DEM se coloca como uma alternativa. Não tenho nada contra o senador [Ciro], mas temos o direito de ter uma candidatura própria que defenda nossos interesses. Precisamos dar para a população a oportunidade de ter outra opção e um leque de perspectivas. Não somos oposição de agora, fomos oposição a vida toda. Se houver segundo turno e estivermos lá vamos conversar para compor", revelou. "[O candidato] pode ser o deputado Heráclito Fortes, pois pode-se dizer tudo dele, mas não pode-se dizer que não foi oposição e que não trabalhou pelo interesse do Piauí", defendeu.
Família Freitas se reúne com Mádison: Ferdinand desponta como nome de 2024
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) se reuniu na segunda-feira (17) com seu grupo político de José de Freitas. Estavam no encontro os vereadores Zilzimar, Júnior do X e, representando o ex-prefeito Robert Freitas, seu filho Ferdinand Freitas, médico que já foi cotado para ser candidato a prefeito do MDB em 2020. No entanto, o candidato terminou sendo o patriarca Robert, que morreu de Covid-19 em Teresina no dia 5 de abril deste ano, aos 73 anos de idade.
Também estava a vereadora Cláudia Freitas. Para 2024, é certo que Ferdinan não conseguirá fugir do destino político de ser candidato em nome de sua família.
Ciro reúne Carmelita, Margarete e secretária Sádia em clima de união no PP
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira se reuniu na tarde de segunda-feira (17) em Teresina com a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, do PP, e com suas duas irmãs, a deputada federal Margarete Coelho e a secretária estadual de Meio Ambiente, Sádia Castro. O clima era de união do grupo em 2022.
"Quanta alegria em dizer: preparem-se! Vem coisa boa para nossa cidade", antecipou a gestora sobre a conversa entre as irmãs e o pré-candidato a governador pela oposição em 2022. Eles trataram de obras para São Raimundo e, claro, o futuro político do grupo.
Prédios do Centro de Teresina recebem obras de arte: a 1ª é “Liberdade”
Por Arimatéa Carvalho
"Liberdade". Este é o nome do painel que deu mais vida a um dos prédios da avenida Antonino Freire, no Centro de Teresina. São quase 24 metros de altura da obra, que envolveu quase 20 profissionais. Quem assina a obra é o artista Marcus Batista (Maku). O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, com o Prêmio Maria da Inglaterra!. O edifício é a antiga sede da Telepisa, na frente do Palácio de Karnak, sede do Executivo.
NÃO DEIXE DE OLHAR
"Além de deixar nossa cidade mais bonita, é um incentivo aos nossos artistas visuais. Quando passar pela Antonino Freire não deixe de contemplar. Parabéns aos envolvidos!", comentou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo (PT).
O secretário afirma que outros prédios do Centro comercial de Teresina também irão receber obras de arte de artistas visuais.
Nova UBS atende 12 comunidades rurais do município de União
Por Arimatéa Carvalho
Cerca de 3 mil moradores da zona rural de União contam agora com uma nova UBS. O povoado Gameleira recebeu a obras construída com recursos federais destinados pelo deputado Fábio Abreu (PL). “Eu recebi esse pedido do então vereador Frankland, estive aqui e verifiquei de perto a necessidade de uma UBS com estrutura de qualidade para a região que é distante da zona urbana da cidade”, disse o parlamentar, que visitou o prédio já em funcionamento.
11 LOCALIDADES
Além de atendimentos com equipe médica, entrega de medicação e vacinação, na UBS os moradores de 11 localidades fazem também a marcação de consultas. Fábio Abreu destinou o valor de R$ 663 mil para o projeto. “Fico feliz em realizar benefícios nas zonas rurais, que são regiões muitas vezes esquecidas. Essa é uma das prioridades do nosso trabalho”, disse.