Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 228 de 665Ex-deputado Edson Ferreira pode disputar vaga de federal pelo Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual Edson Ferreira, do PSB, pode disputar a Câmara dos Deputados no próximo ano pelo Solidariedade. O convite foi feito pelo deputado estadual Evaldo Gomes à liderança forte na região de São Raimundo Nonato. Evaldo está confiante em um sim.
Atualmente o Solidariedade tem uma das dez cadeiras da bancada (a deputada Marina Santos) e pretende manter essa vaga, seja com ela ou outro nome. A delegada Anamelka Cadena também é uma aposta do partido para a Câmara no que vem.
Franzé Silva admite que pode disputar vaga de conselheiro do TCE
Por Sávia Barreto
Um novo nome surge com força nos bastidores para disputar a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). É o do deputado estadual Franzé Silva (PT). Ele disputa internamente com Flora Izabel, que já colocou seu nome e se articula para a vaga do conselheiro Luciano Nunes, que aposenta-se agora.
Tem rumo
“É uma honra ter meu nome cotado pra uma corte tão importante quanto ao TCE. Acredito que a disputa passa por uma articulação dentro do meu partido e com os outros partidos na Assembleia Legislatura”, afirmou Franzé à coluna, confirmando que está articulando-se para a vaga. Ele é visto como nome com chances, tendo em vista que também tem perfil técnico e já foi secretário de Administração.
Robert x Gessy: “Impossível integrar a gestão e não ser do mesmo grupo”
Por Sávia Barreto
Secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca se pronunciou nas redes sociais negando conflito com o prefeito Dr.Pessoa. Ela, que vai assumir a direção do PSC no estado, explica que é uma missão da sigla montar um palanque no estado e ter candidatura própria. Dessa forma, Gessy frisa que pode ser candidata à governadora, mas não usou o nome de Dr.Pessoa indevidamente.
Gestão x Política
Ela lembra que teve 50 mil votos nas últimas eleições municipais para a Prefeitura da capital e não precisou estar com alguma figura política por trás para se projetar. “Não sou do mesmo grupo político do prefeito Dr.Pessoa, temos um acordo de gestão”, sintetizou Gessy, acrescentando que está em sintonia com o prefeito e houve uma interpretação equivocada de sua fala.
Não é bem assim
“Eu tive 110 mil votos sozinho para senador e faço parte da administração do doutor Pessoa, logo de sua política também”, rebateu o vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Robert Rios, deixando claro que a fala de Gessy não pegou bem no Palácio da Cidade. Vale lembrar que Dr.Pessoa tem reiterado que não quer ninguém em sua gestão falando publicamente sobre as eleições de 2022.
Passou, tá passado
Questionado se achava possível integrar a gestão sem fazer parte do mesmo grupo político, Robert Rios respondeu: “Acho impossível”. “Votos que passou são passados. Fábio Novo também teve 50 mil votos e será candidato a estadual e ficará longe dessa votação. O Quem Quem teve uma excelente votação para prefeito e na seguinte andou longe para vereador”, elencou Rios.
Ciro: Piauí receberá R$ 260,4 milhões pela venda da Cepisa em 2018
Por Arimatéa Carvalho
Os três senadores do Piauí votaram "sim" à MP 1031/2021, que viabiliza a privatização da Eletrobras. O resultado foi apertado para o Governo Bolsonaro: 42 votos a favor e 37 contra. Os senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro conseguiram incluir no projeto aprovado uma indenização ao Piauí pela venda da Cepisa.
Pelo texto aprovado pelos senadores, o Estado receberá compensação de R$ 260,4 milhões pela venda de companhia, ocorrida no ano de 2018. O texto modificado segue para a Câmara, onde deve ser aprovado na segunda-feira (21).
Deputado diz que imunização de profissionais da limpeza era essencial
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19 de garis,catadores de materiais recicláveis e demais funcionários da limpeza urbana em todo o Estado, iniciada na quinta-feira (17). O requerimento que incluiu os grupos nas prioridades é de autoria dele.
“A imunização desses profissionais é essencial, uma vez que, além de proteger a saúde desses guerreiros e guerreiras da linha de frente, a vacinação evita que esses trabalhadores possam eventualmente disseminar a doença. Estou muito feliz em poder contribuir com a saúde destes profissionais sendo vacinados”, comentou o deputado.
Evaldo foca em lideranças regionais e se reúne com ex-vereador Franklin
Por Sávia Barreto
Como presidente do Solidariedade no Piauí, o deputado estadual Evaldo Gomes recebeu o ex-vereador Franklin O Garoto, importante liderança da cidade de Piracuruca.
Na oportunidade, Evaldo Gomes e Franklin trataram de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento do seu município e de toda a região Norte do Piauí.
Evaldo aproveitou para discutir com a liderança estratégias a respeito da eleição de 2022. “Temos construído um projeto político para o Solidariedade no Piauí. E discutir com lideranças de Norte a Sul do estado está entre as nossas estratégias”, afirmou o parlamentar.
Curado da Covid, Bruno diz que gestão atual será ouvida por último na CPI
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB) voltou aos trabalhos na "CPI dos Transportes" na Câmara Municipal de Teresina. Ele estava com Covid-19 e passou 14 dias em isolamento, assintomático. Os membros da Comissão se reuniram para avaliar as informações colhidas até o momento. As oitivas serão retomadas na próxima terça-feira (22).
Bruno Vilarinho explica que a Comissão fechou o calendário de atividades para as próximas fases de depoimentos, deixando os membros da atual gestão municipal para a última fase. "Organizamos um calendário de ações, que segue com as oitivas a partir da próxima semana, assim como, analisamos o que já foi apurado até aqui", conta Bruno.
Tucanos se reúnem com Bruno Araújo: aposta em Sílvio na chapa majoritária
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do PSDB, ex-deputado estadual Luciano Nunes, e o deputado estadual Marden Menezes se reuniram com o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, em Brasília. Falaram das prévias nacionais, que ocorrem até novembro, mas também sobre a situação do ninho no Estado. A aposta é que o ex-prefeito Sílvio Mendes será o vice na chapa do senador Ciro Nogueira.
A reestruturação do PSDB no Estado após a morte de Firmino Filho passa por uma vaga majoritária na chapa e esse nome é o de Sílvio.
E Marden? Ele fica no PSDB até a janela, mas deve mesmo migrar para o Progressistas para disputar a reeleição, um porto mais seguro.
Luppi chega para reforçar Ciro, passar comando a Evandro e tratar de 2022
Por Arimatéa Carvalho
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chega a Teresina na quinta-feira (17). Ele visita a sede do partido às 17h, recebendo apenas integrantes da sigla e imprensa. Uma das pautas da visita será o fortalecimento da candidatura de Ciro Gomes à Presidência e a definição de estratégias no Piauí.
O presidente do diretório municipal de Teresina, vereador Evandro Hidd, diz que a visita "irá endossar a candidatura de Ciro Gomes, um nome que já é bastante consolidado em todo país, o partido vai seguir alinhado com a direção nacional, além disso, estamos trabalhando para formar uma chapa competitiva de deputados estaduais e federais".
COMANDO DA SIGLA
Na sexta (18), Carlos Lupi terá reunião com a executiva Estadual do PDT no Piauí. Ele deve passar o comando para o vereador Evandro Hidd. Atualmente, o presidente é o ex-prefeito de Timon (MA), Chico Leitoa. Evandro aproveita para reforçar que a bancada de três vereadores da capital (ele, Enzo Samuel e Alan Brandão) está unida e em sintonia.
Deputado Evaldo Gomes em sintonia com Themistocles e Rafael Fonteles
Por Sávia Barreto
O deputado estadual e presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes, classificou como “bastante produtiva” a reunião que teve com o secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles, coordenador do Pró-Piauí, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho.
“Em pauta, projetos e demandas a favor do desenvolvimento do estado”, pontuou Evaldo, que é grande apoiador da chapa Rafael-Themistocles para disputar o Governo do Estado em 2022.