Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 224 de 665Fernanda Gomes destina emenda parlamentar para eventos juninos em 2022
Por Sávia Barreto
Destinação da emenda é um incentivo à cultura junina teresinense após danos causados pela pandemia do Covid-19
Fernanda Gomes (Solidariedade) vai destinar R$ 200 mil em emenda parlamentar aos eventos juninos e quadrilheiros como incentivo cultural para a realização de eventos no ano de 2022.
A novidade foi apresentada pela vereadora durante o Festival Junino de Teresina, realizado na manhã desta segunda-feira (28) em praças do Centro de Teresina.
Segundo a vereadora, que também é presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Teresina “Precisamos fortalecer a cultura da nossa cidade e como forma de incentivo, resolvemos destinar uma parte da nossa emenda parlamentar para os eventos juninos propostos em 2022”, afirmou a vereadora.
O Festival Junino de Teresina também está contando com uma ação solidária junina de doação de alimentos. A doação faz parte do Indicativo “Solidária Junina Drive-Thru”, que é de autoria da vereadora Fernanda Gomes. Toda a doação será destinada à Associação dos Músicos do Piauí (AMUSPI).
Celso Henrique recorre após expulsão do DEM: “Eles querem só fazer circo”
Por Sávia Barreto
O suplente de vereador do Democratas, Celso Henrique, que foi expulso do partido por ter apoiado Dr.Pessoa no segundo turno ano passado, recorreu ao diretório da sigla, presidido em Teresina por Joaquim Jr. Ele alega que que houve vícios de procedimento, incluindo erros em datas. Além disso, notificação recebida por Celso incluía anexos que não foram enviados. “Aconteceu cerceamento de defesa. O que ele está querendo mesmo é só fazer circo. E oito meses após a eleição, isso gera desconfiança”, disse Celso à coluna.
André Lopes vai à Câmara e tenta afinar diálogo com vereadores
Por Sávia Barreto
Secretário municipal de Governo, André Lopes, tem tentado fazer a ponte com os vereadores. Ele esteve nos corredores e gabinetes da Casa para dialogar com os parlamentares. “A orientação do nosso prefeito é que a gente mantenha o diálogo aberto com todos”, disse André à coluna.
Entre as demandas apuradas pela coluna estão a liberação de emendas e aceleração na entrega de obras solicitadas pelos vereadores. André ainda é interino no cargo e para os vereadores tem demonstrado boa vontade no diálogo, mas ainda precisa mostrar mais jogo de cintura, pois vem de fora do mundo político (ele é bancário).
Liderança LGBT, Joseane Borges responde Gessy Fonseca: “repúdio total”
Por Sávia Barreto
A gerente de Enfrentamento à LGBTFOBIA da Sasc, Joseane Borges, declarou repúdio à fala da secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca, que criticou comercial do Burguer King de respeito a diversidade sexual. “Repúdio total a fala dessa Gessy. Pessoas que se dizem respeitar dessa forma, são as principais cerceadoras dos diretos da população LGBTQIA+. Homofóbicos não passarão”, frisou Joseane à coluna.
Já Gessy gravou vídeo em suas redes sociais afirmando que o tema é “complexo” e ela, como conservadora, é contra a abordagem feita pela empresa Burguer King que mostra crianças comentando sem preconceito sobre pessoas LGBT.
Empreendedores devem ter facilidade para adotar energia solar em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara de Teresina aprovou, em 1ª votação, o projeto de lei n.º 45/21, que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Uso de Energia Solar. O PL, de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB), quer incentivar que micro e pequenas empresas tenham acesso facilitado a linhas de crédito, para criar uma cultura do uso da energia limpa.
ATENDER OS PEQUENOS
“Estamos vivendo um momento em que as pessoas se tornaram cada vez mais consciente sobre questões ambientais. A energia limpa faz parte desse contexto. Teresina tem condições de ser trabalhada a energia solar. O PL é no sentido de dar ao pequeno e médio empresário, suporte para estar se enquadrando nos novos conceitos de funcionamento de uma empresa ligada a um desenvolvimento sustentável”, explica Venâncio, autor do projeto.
Família nega traumatismo craniano de Mão Santa após queda em casa
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (MDB), foi transferido de avião na tarde deste sábado (26/06), do litoral para Teresina.
O secretário de Governo, Fábio Barros, disse ao blog que ele não sofreu traumatismo craniano após levar uma queda em casa. A informação circula pela cidade.
"Não tem nada disso. A viagem é para que ele faça um check-up pós-Covid em Teresina, mas ele não tem traumatismo craniano", afirmou.
Ele confirmou, no entanto, que a família dele vem acompanhando o gestor de 78 anos de idade, que se recupera da doença.
Mão Santa vem de avião para Teresina e família nega traumatismo craniano
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Adalgisa de Moraes Souza, afirmou que Mão Santa caiu no banheiro na casa de praia em Luís Correia , onde passavam o final de semana, mas está bem e os exames feitos em Parnaíba não apontaram que a queda tenha causado trauma mais sério.
"Ele está bem. Foram feitos exames de imagem para verificar, mas está tudo bem, os exames não detectaram nada. Foi uma queda no banheiro, essas coisas que acontecem mesmo. A gente ficou preocupada, porque toda queda preocupa, mas ele fez tomografia e está tudo bem. Já estava acertado para ele ir, fazer um check-up em Teresina pós Covid. Ele já ia e aí coincidiu com essa situação”, declarou Adalgisa de Moraes Souza, lembrando que Mão Santa teve Covid-19 e ia para Teresina fazer novos exames.
Ciro Nogueira comemora participação da Caixa no Plano Safra
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comemorou a notícia de que a Caixa Econômica Federal irá participar do Plano Safra. De acordo com o senador, o banco vai investir R$ 35 bilhões em recursos de crédito rural para a safra 2021/22, beneficiando, principalmente, agricultores familiares e pequenos e médios produtores rurais, além de agroindústrias e cooperativas. “Caixa tem um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil. A entrada do banco no Plano Safra abre uma grande oportunidade para os pequenos agricultores do nosso estado”, destacou o senador.
Boa safra
Ciro ressaltou que a Caixa abriu, recentemente, duas novas agências especializadas em agronegócio no Piauí, com a missão de facilitar o acesso dos produtores locais ao crédito e fortalecer o setor agrícola no estado. Segundo dados do banco, os recursos do Plano Safra serão destinados para o custeio de despesas do ciclo de atividades de culturas como café, soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, arroz, gado, fruticultura e psicultura, além de linhas de investimento para a construção de silos e armazéns, aquisição de máquinas e equipamentos e implantação de projetos de irrigação e de agricultura de baixo carbono (ABC).
Markim Costa vai recorrer após ser expulso do DEM; Roberval foi notificado
Por Sávia Barreto
O Democratas expulsou o vereador Markim Costa e notificou o vereador Roberval Queiroz porque ambos declararam apoio ao prefeito de Teresina, Dr.Pessoa. A punição foi mais dura para Markim sob o argumento de que ele é quem se posicionava publicamente sobre o assunto. “Foram acusações diferentes os membros votaram por unanimidade pelas penas sugeridas pelos relatores”, explicou à coluna Joaquim Jr, presidente municipal do DEM na capital.
Não esperava isso
Já Markim se declarou surpreso com a decisão por sua expulsão e afirmou que mesmo se defendendo da denúncia do partido, a decisão do comando da sigla já estava pronta e redigida: “Sempre ressaltei que a minha decisão de apoiar o governo foi fruto de conversas com a população, que tem as demandas dela e eu preciso desse apoio para colocar em prática os meus projetos e as minhas ações”, frisou Markim.
Bola de cristal
O vereador diz que vai recorrer e já recebeu convite de colegas como Evandro Hidd (PDT) e Edson Melo (PSDB). Nos bastidores, avalia-se que o DEM deve tentar conseguir o mandato de Markim Costa judicialmente. “A gente vai recorrer à estadual, mas a gente já prevê o resultado até porque a Executiva municipal foi indicada pelo presidente Ronney Lustosa e a estadual é ele que preside”, pontuou.
Edson Melo pede “respeito” ao jeito tucano de fazer oposição em Teresina
Por Sávia Barreto
O , rechaça as críticas ao seu modo de fazer oposição a Dr.Pessoa. Os tucanos estão sendo comparados negativamente - à maneira como os vereadores do PT faziam oposição ao PSDB nas gestões anteriores, com muita polêmica. “O PSDB é oposição ao prefeito Pessoa, nós perdemos a eleição. Mas cada partido tem seu estilo. Nosso estilo é uma oposição ponderada, crítica e, inclusive, apontando soluções”, destacou.
Problema de saúde em prefeita evitou saia justa entre Ciro e W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O aniversário de São Raimundo Nonato, na sexta-feira (25), tinha grande programação e uma comitiva que incluía o governador Wellington Dias (PT), o secretário Rafael Fonteles e o senador Marcelo Castro (MDB). O problema que algumas das obras têm emendas do senador Ciro Nogueira (PP) e a presença dele iria deixar a prefeita Carmelita Castro (PP) nunca sinuca de bico.
Quis o destino que a prefeita Carmelita sofresse um problema de saúde na noite de quinta-feira e tivesse de vir a Teresina para retirar um cálculo renal. A programação foi desmarcada e a comitiva abortou a viagem. Pelo menos por enquanto, saia justa adiada.
A prefeita está bem, na capital, após ter alta médica depois da cirurgia. A informação foi confirmada ao blog tanto pelo deputado estadual Hélio Isaías (marido da gestora) quanto pela secretária estadual de Meio Ambiente, professora Sádia Castro, irmã de Carmelita.
ELES NÃO IRIAM
O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, Alisson Bacelar, contou à coluna que o governador Wellington Dias e o secretário Rafael Fonteles não iriam mesmo à São Raimundo na sexta-feira, mas devido ao crescimento dos casos de Covid-19 na região.