Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 220 de 665Teresinha nega que tenha mandado indireta para Edvaldo Marques
Por Sávia Barreto
Causou certa estranheza entre parlamentares da base a fala da vereadora Teresinha Medeiros (PSL) no plenário da Câmara Municipal sobre a situação da zona rural de Teresina. Ela fez críticas no mesmo dia em que Dr.Pessoa anunciou o ex-vereador Edvaldo Marques na pasta recém-criada do Agronegócio. “Sei o quanto é preciso e necessário a zona rural se tornar produtiva, mas com políticas eficazes. Com política para acontecer. Não é política para fazer de conta. Eu não acredito em gestores que queiram fazer de conta. Eu acredito nos gestores que nós temos, acredito que esse país tem jeito, mas temos que produzir. Só se gera riqueza com produção”, frisou Teresinha.
“Eu nem sabia”
“Em breve estaremos inaugurando a primeira creche da zona rural da cidade de Teresina. Isso é luta de 30 anos da minha vida. Eu luto e se demorar 10, 20 ou 30 anos eu vou lá. É por isso que as vezes posso ser taxada de intransigente”, elencou a vereadora. Nos bastidores, havia a expectativa de que o PSL pudesse assumir mais espaços na gestão de Pessoa, entre eles a pasta que hoje está com Edvaldo Marques. À coluna, Teresinha negou qualquer indireta ao novo secretário: “Importante destacar, é meu colega e sua competência é inquestionável. Eu não sabia que ele seria o convidado. Boa sorte pra ele”.
Júlio explica por que vice de Ciro deve ser de Teresina e cita Sílvio
Por Sávia Barreto
O deputado estadual e presidente do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde, acredita na permanência de Margarete Coelho e Firmino Paulo no partido. “Acho que ele tem até o ano que vem para analisar melhor a situação. Está muito alinhado ao governador, mas é para frente é que se anda. Vamos esperar 2022. Ainda vamos ter muitas surpresas em relação a composição dos grupos”, disse Júlio sobre Firmino Paulo.
Foguete para Nasa
Sobre Margarete, Arcoverde diz que “bem discute”: “Há muito tempo fiz até um brincadeira: a chance da deputada Margarete sair e não estar com a gente é a mesma do deputado Júlio ir na Nasa e pilotar uma nave espacial. Quem especula que a Margarete vai sair do partido e não vai acompanhar, é porque não conhece a história dela dentro do partido”.
Vai ser ele
Júlio Arcoverde frisa que o candidato a governador da oposição deve mesmo ser o senador Ciro Nogueira e explica: “Dentre nossos aliados e o que estamos formalizando de mídia, rede social e marketing, isso já é um ponto pacificado. Nós temos duas vagas a serem cedidas, diferentemente da ala do governador. Temos a vaga de vice e de senador”, apontou.
Vice de Teresina
Júlio Arcoverde defende que o vice deve ser alguém que represente Teresina, “pois nós como Progressistas temos uma força muito grande no interior”. “Se pudermos compor com uma pessoa em Teresina seria o ideal. A vaga para o Senado vai ser algum outro partido, uma pessoa diferente, uma novidade, que não precisa ser político. Eu acho que Dr. Silvio é uma referência em Teresina, política e administrativa, ele teve uma das maiores administrações da capital junto com o prefeito Firmino Filho e acredito que a cidade já começou a sentir saudade. Ele seria um grande vice do senador Ciro”.
Evaldo defende metrô de Teresina a Altos e destaca impacto na economia
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) discursou nesta quarta-feira (07/07) em plenário a respeito de um sonho a ser concretizado: o metrô de Teresina fazendo o percurso até a cidade de Altos. Evaldo defendeu a viabilização e elogiou o empenho da Companhia Metropolitana (CMTP), em nome da presidente Josiene Marques. Lembrou de que este era um sonho da população ainda nos tempos do saudoso ex-governador Alberto Silva.
“É um sonho antigo, com o metrô levando e trazendo passageiros de Teresina a Altos. Mexe com a economia não apenas dessas duas cidades e região, mas de todo o estado”, afirmou o parlamentar.
Após onda de crimes, prefeita Carmelita pede reforços ao comandante da PM
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, e o advogado Rony Samuel Negreiros se reuniram com o comandante geral da PM, coronel Lindomar Castilho. Carmelita pediu um reforço no policiamento ostensivo no município do Sul do Piauí, que vem sofrendo com uma onda de assaltos e crimes não solucionados nos últimos dias.
Grávidas sem comorbidades agora podem ser vacinadas, diz Florentino
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que o Ministerio da Saúde publicou nesta segunda-feira (6) nota técnica liberando a vacinação contra COVID-19 para gestantes e puérperas sem comorbidades. Ele explicou que elas poderão tomar as vacinas Coronavac e Pfizer.
O Ministério chegou a conclusão que é melhor vacinar esse grupo por conta do alto índice de óbitos registrados entre gestantes e puérperas na pandemia. . A vacinação poderá ser feita em qualquer período de gestação e será condicionada a avaliação médica.
Florentino destaca que essa liberação era muito esperada pelas grávidas e seus familiares. Atualmente, apenas grávidas com comorbidades estão sendo imunizadas.
Evaldo e Luís André disputam quatro nomes para chapa de federal
Por Sávia Barreto
A maior parte dos nomes que o vereador Luís André, presidente estadual do PSL no Piauí, tem tentado levar para o PSL, o deputado Evaldo Gomes, que preside o Solidariedade, também tem tentado puxar nos bastidores para o SDD. Além de disputar dentro da base com o PL - com troca de nomes de cada sigla nas chapas dos dois partidos - agora a briga por pré-candidatos para compor a chapa de federal pega nomes da oposição. Entre os alvos da disputa de Evaldo e Luís André estão o tucano e ex-vereador Samuel Silveira, a deputada federal Marina Santos (filiado ao SDD, mas convidada para ingressar no PSL), o ex-deputado Édson Ferreira e o presidente da Eturb, Pessoinha.
Após fritura interna, secretário de Pessoa defende Gessy: “Muito querida”
Por Sávia Barreto
O secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, defende a colega, Gessy Fonseca, secretária de Economia Solidária, que tem sido alvo de fritura interna de outros secretários do Palácio da Cidade após declarar que não faz parte do grupo político do prefeito Dr.Pessoa. “Em relação a Gessy, ela é muito querida entre todos os secretários, isso posso lhe afirmar”, frisou Ribeiro. Nos bastidores, fala-se que a pasta de Economia Solidária poderia ser entregue ao PT, que já comanda a Fundação Wall Ferraz.
Kléber se reúne com Themistocles e não descarta candidatura fora do PSDB
Por Sávia Barreto
Após encontro de Dr.Pessoa e do deputado federal Júlio César (PSD), chamou atenção na Alepi a reunião de Kleber Montezuma e do deputado Themistocles Sampaio. “Conheço o deputado Themístocles desde 1982 e sempre tive várias oportunidades de ter militância eleitoral e política com ele. Foi assim na campanha de Wall Ferraz para prefeito, foi assim na campanha de Alberto Silva para Governo. Ele é alguém que tem muita experiência e sabedoria e ouvi-lo sempre faz bem para quem está na política”, pontuou Montezuma.
Kleber também respondeu Nouga Cardoso sobre o pagamento das premiações dos professores e diz que não é culpa dele e sim da atual gestão. Além disso, deixou em aberto sua saída do PSDB ao afirmar que quer disputar o Senado pelas oposições mas ainda não definiu o partido. “Eu serei candidato nas eleições de 2022, então isso está definido pois é da vontade do cidadão que está com seus direitos eleitorais em dia. Agora, qual será a candidatura isso depende de conversas dentro do partido e isso ainda não foi feito. Vai acontecer mais na frente”, destacou. O PDT, avalia-se nos bastidores, pode ser esse caminho.
Ginecologista Benedito Borges é intubado com Covid-19 em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Um dos mais conhecidos médicos do Piauí foi intubado nessa segunda-feira (5) devido a complicações da Covid-19. O ginecologista, mastologista e professor da UFPI Benedito Borges, 72 anos, tinha melhorado da doença e chegou a enviar mensagens a amigos falando que em breve estaria em casa. Havia expectativa que pudesse ter alta do Hospital São Marcos nesta semana. No entanto, o quadro se agravou e ele teve de ser intubado.
Benedito Borges vem ajudando a formar gerações de médicos como professor do curso de Medicina da UFPI, diretor do Hospital Getúlio Vargas e profissional do batente. O médico já estava vacinado contra a Covid-19. A informação foi confirmada por familiares.
CURRÍCULO IMPECÁVEL
Benedito Borges da Silva é médico ginecologista e mastologista, fez especialização em Brasília e no Rio de janeiro, é mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, pós-doctor pela UNICAMP e professor universitário, sendo coordenador do Mestrado de Ciências e Saúde da UFPI, ex-diretor do HGV, coordenador da clínica ginecológica do HGV e chefe do ambulatório de mastologia.
O médico publicou diversos artigos científicos nacionais e internacionais e cativou gerações de ex-alunos como excelente professor.
Os amigos, parentes e ex-alunos esperam que ele se recupere da Covid-19 e tenha alta do São Marcos
Os três mosqueteiros: Castro Neto, Marcos Aurélio e Pessoinha no MDB
Por Sávia Barreto
O presidente da Eturb e filho do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Pessoinha, deve filiar-se ao MDB para disputar as eleições do próximo ano para uma das vagas de deputado federal. A decisão foi tomada, segundo apurou a coluna com fontes do Palácio da Cidade, após Dr.Pessoa avaliar que vai ficar no MDB e não deve mais mudar de sigla. O prefeito acredita que o MDB lhe garante boa sustentação política na Câmara de Teresina e uma mudança de partido poderia não ser bem interpretada pelo eleitorado nesse momento.
Pessoinha fará dobradinha tripla, ou seja, deve compor em regiões diferentes do estado com os deputados Henrique Pires e Zé Santana, que disputam a reeleição para deputado estadual, além de Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal. O presidente da Eturb tinha encaminhado na semana passada sua filiação ao Solidariedade presidido pelo deputado Evaldo Gomes, com quem faria dobradinha, mas os cálculos políticos com o pai o fizeram mudar de posição.
Dessa forma, Pessoinha ingressa no que está sendo chamado de os “três mosqueteiros” do MDB, já que a chapa de federal da legenda tem ainda Marcos Aurélio Sampaio buscando a reeleição com o apoio do pai, deputado Themístocles Sampaio, e o diretor-geral do DER, Castro Neto, apoiado pelo pai, senador Marcelo Castro.