Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 20 de 665Florentino integra missão que conhece experiências de saúde nos EUA
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Florentino Neto (PT) está nos Estados Unidos participando de missão parlamentar composta por oito deputados e três senadores, visitando hospital de referência, a sede da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e a renomada Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, que é um centro de referência em pesquisa no mundo. Eles está conhecendo experiências exitosas na área de saúde.
"Durante três dias, vamos ver na prática iniciativas que se tornaram prioridade no Brasil e que estão sendo trabalhadas e aprimoradas no exterior – como telessaúde, parcerias público-privadas, pesquisa e inovação em saúde, atenção primária e cuidados continuados, estratégia de programas de vacinação, dentre outros temas", conta Florentino.
O deputado afirma que a sua experiência como ex-secretário de estado da Saúde lhe permitiu conhecer de perto todos os desafios impostos para o setor da saúde pública no Brasil, seja na área pública ou privada. “ Por isso, missões como essa organizada pela Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) nos permite ver de perto o que acontece ao redor do mundo e provoca uma reflexão de que caminhos tomar para melhorar a qualidade da assistência médico-hospitalar no nosso país”, garante.
A comitiva brasileira fica nos EUA até quinta-feira (6), encerrando a missão com uma reunião na Organização Panamericana de Saúde, em Washington.
A coordenação da missão é de Antônio Brito, ex-governador do Rio Grande do Sul e atual diretor executivo da Anahp.
Fábio Novo: Energia solar vai zerar conta de luz de artesãos do Poti Velho
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo (PT) participou do diálogo com a Associação dos Artesãos em Cerâmica do Poti Velho (Arcepoti). Foi firmado o compromisso do deputado destinar emenda parlamentar para aquisição de placas solares, zerando as contas de energia dos 29 artesãos, além de outros benefícios. O pré-candidato a vereador da capital Wilson Oliveira, ligado ao parlamentar, acompanhou o encontro.
Fábio Novo, líder do Governo Rafael na Assembleia, intensificou sua movimentação na cidade para se viabilizar candidato a prefeito do PT na capital em 2024. Ele pretende levar a escolha, se preciso, para as prévias partidárias (instrumento quando não há consenso).
Hoje o PT tem quatro pré-candidato em Teresina: o próprio Fábio, o presidente da Assembleia, Franzé Silva, o deputado estadual Dr. Vinícius e o deputado federal Merlong Solano.
Marcos se reúne com Júlio e Georgiano e defende candidatura própria em THE
Por Arimatéa Carvalho
Em encontro no final de semana, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio reforçou os laços com o presidente regional do PSD, Júlio César, e com o deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
O partido não vai apoiar a reeleição do prefeito Dr. Pessoa e Marcos argumenta que o PSD deveria ter candidatura própria, dentro da base do governador Rafael Fonteles (PT), que precisa ser ouvido.
Como o PT já tem Lula, Rafael com o Estado e Franzé Silva como presidente da Assembleia Legislativa, além de ter indicado vaga para o TCE, é hora do candidato ser de outro partido. No caso, ele no PSD.
PSD quer eleger 4 e filia suplente com mais de 2 mil votos para a chapa
Por Arimatéa Carvalho
O PSD quer eleger quatro vereadores em Teresina no próximo ano. Atualmente, a bancada é formada por Renato Berger, Ismael Silva e Vinício Ferreira.
No registro do blog, no final de semana, aparecem Vinício e o suplente Júnior Macêdo com o deputado estadual Georgiano Neto (MDB), que detém o controle do partido junto com seu pai, o deputado federal Júlio César.
O quarto da foto é o suplente da capital Fernando Lima, que disputou pelo PMN em 2020 e obteve 2.111 votos. Ele irá se filiar ao PSD para reforçar a chapa.
Falta definir se o partido terá candidato a prefeito, fato que puxaria mais votos e tornaria mais fácil atingir a meta. O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) é pré-candidato e tem se movimentado para se viabilizar.
Dia do Autismo: Franzé tem 9 leis para pessoas com espectro autista
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), têm nove leis voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o parlamentar com o maior número de iniciativas voltadas para esse público. Nesse domingo (02) se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O site da Assembleia passou a disponibilizar link de acesso para todas as leis que beneficiam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado.
Uma das leis de Franzé Silva é a 7.245/2019, que cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas, destinado aos estabelecimentos comerciais que adotem política interna de inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho.
A Lei 7.336/2020 autorizou o Estado do Piauí a doar o imóvel onde hoje funciona a sede própria da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), que funciona em Teresina.
Outra lei é a 7.468/2021, que obriga a adaptação, para crianças e adolescentes autistas e suas famílias, dos ambientes de sessões de cinema - essa norma foi alterada por outra lei de Franzé, a 7.960/2023, para incluir também autistas adultos e acompanhantes nessas sessões.
A Lei 7.476/2021, que estabeleceu prioridades de vacinação a pessoas com deficiência contra Covid-19, também beneficiou autistas.
A Lei 7.458/2021, que cria a Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, também protege autistas, e a 7.627/2021 torna permanente o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o TEA.
A Lei 7.746/2022 institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa Autista e a Lei 7.963/2023 estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem autistas.
MISSÃO NO MANDATO
"Cheguei à Assembleia Legislativa a missão de defender as pessoas com deficiência. Criei, dentro do mandato, um grupo para cuidar especialmente dessa área. Essas leis ampliam e garantem direitos a essas pessoas. Além das leis, temos várias outras ações, como emendas parlamentares e o permanente diálogo com entidades que cuidam das pessoas com deficiência, inclusive autistas", pontua Franzé.
Merlong Solano sobre prisão especial: “De acordo com a gravidade do crime”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) avalia como acertada a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a prisão em cela separada para pessoas que têm curso superior. A ação era de 2015, da Procuradoria-Geral da República.
"Muito bem-vinda a derrubada, pelo STF, da prisão especial para pessoas portadora de curso superior", comentou. "As pessoas devem ser separadas não em razão de privilégios, mas de acordo com a gravidade dos crimes que cometeram e do perigo que representam para a sociedade", conta.
Os presos que têm curso superior ainda podem ficar separados dos demais, mas apenas se houver risco a sua integridade física ou psicológica.
Pesquisa empolga Bárbara e Rafael tem a missão de unir PT com a base logo
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) avisou neste sábado (01) que se coloca "à disposição de Teresina para trabalhar por ela". A frase confirma que ela é pré-candidata a prefeita da capital no próximo ano e foi dita na esteira da repercussão de pesquisa do Opinar sobre intenção de votos para a PMT, divulgada pelo senador Ciro Nogueira (PP) no final de semana.
A sondagem, feita entre 21 e 24 de março, mostra Bárbara liderando no PP. No geral, a liderança é do ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, hoje no União Brasil, seguido por ela e tendo o presidente regional do PP, Joel Rodrigues, em terceiro lugar. O deputado estadual Fábio Novo (PT) é o nome mais bem colocado da oposição, em quarto lugar. O prefeito e natural candidato à reeleição, Dr. Pessoa (Republicanos), aparece em sexto lugar.
"Recebemos hoje com muita satisfação o resultado da pesquisa para avaliar a atual gestão municipal e fazer uma sondagem eleitoral para a eleição de 2024. Agradecemos às pessoas que lembraram do nome de Bárbara do Firmino para concorrer à Prefeitura de Teresina, essa lembrança muito nos honra", disse.
Ela disse que por enquanto vai focar no mandato de deputada e somente depois vai se pronunciar sobre candidatura, mas aproveitou para criticar mais uma vez a atual gestão municipal.
SÍLVIO ACEITAR SER VICE?
Bárbara é hoje o nome mais forte no Progressistas e o deputado federal Júlio Arcoverde defende que a escolha está entre ela e o presidente Joel. Em suas entrevistas, no entanto, Ciro acrescenta à lista Sílvio Mendes.
No meio político, a avaliação é que o nome mais forte na oposição é o de Bárbara, porque Sílvio foi muito associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sua campanha para governador em 2022, sofre resistências até entre os tucanos e não teria o gás necessário para uma campanha movimentada, puxada, pé no chão, até mesmo fisicamente.
A questão é saber se Sílvio topa ser o vice de Bárbara, pois a chapa seria fortíssima. Mas ainda falta muito tempo até outubro de 2024 e o candidato do governador Rafael Fonteles (PT) seguramente será um oponente difícil. Sobretudo se ele conseguir unir todos os partidos da base em torno de um único nome logo no primeiro turno e tiver o apoio do ministro Wellington Dias.
PT EM CHAMAS
Hoje, o cenário no PT é fragmentado, com o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, se viabilizando por conta própria, enquanto Rafael empodera o deputado estadual Dr. Vinícius e o líder do Governo na Alepi, Fábio Novo, dá sinais de que não vai desistir de ser ele o escolhido (até porque aparece liderando na oposição). Ele fala em decisão final nas prévias do PT, o que seria traumático.
Os demais nomes da base até o momento são o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD). Esses também estão em campo e não parecem dispostos a recuar. Rafael, portanto, terá sua primeira prova de fogo como articulador político amplo.
No PT, a leitura é que Rafael deveria escolher o nome de consenso até o mês de agosto, quando a capital aniversaria. Ele atualmente está na Estônia, fazendo sua primeira viagem internacional como governador, com foco em inovação e novas tecnologias para o Estado.
Zangado, Fábio diz que nome para PMT pode ser escolhido nas prévias do PT
Por Apoliana Oliveira e Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo avalia que a disputa interna no PT pelo posto de candidato a prefeito de Teresina em 2024 não deve deixar sequelas, “desde que ela seja uma disputa honesta”. E ele está zangado: “Não está sendo uma disputa honesta. Porque tem favorecimento de algumas partes, mas nós vamos procurar corrigir dentro do PT para que ela seja a mais honesta possível”, completa o deputado.
Fábio pretende esticar a corda e levar a decisão sobre o candidato para as prévias do PT (isso ocorre quando não há consenso). Ele não concorda com imposição de nome e não pretende abrir mão da disputa. Ele é líder do Governo Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa.
PINGOS NOS IS
Fábio disputa a vaga de candidato do PT a prefeito da capital com o presidente da Assembleia, Franzé Silva, com o deputado estadual Dr. Vinícius e com o deputado federal Merlong Solano. A queixa maior de Fábio, embora ele não cite, é com Franzé, que detém a gigantesca estrutura do Legislativo, mas não é o predileto do governador Rafael Fonteles.
START DE VINÍCIUS
O deputado Dr. Vinícius, por sua vez, começou esta semana a se movimentar para valer na capital. Ele é o preferido do governador Rafael Fonteles (PT). O parlamentar conta com isso, com sua boa estrutura e com o fato de ser um nome novo, que pode driblar o anti-petismo.
Thiago Duarte será candidato a vereador de Teresina pelo PSB ou Podemos
Por Arimatéa Carvalho
O empresário e ex-candidato a deputado federal pelo Republicanos, Thiago Duarte, se afastou mesmo do prefeito Dr. Pessoa. Ele esteve na sexta-feira (31) com o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), e fechou apoio ao parlamentar na disputa pela Prefeitura de Teresina. E mais: Thiago resolveu ser candidato a vereador da capital em 2024, no Podemos ou no PSB.
Thiago não apenas foi candidato a pedido do prefeito de Teresina em 2022, mas ajudou candidatos da chapa de estadual do Republicanos. No entanto, após a eleição, o gestor não o convidou a colaborar a administração e ele foi cada vez mais se afastando do Palácio da Cidade. O empresário obteve 19.035 votos para federal.
Pré-candidata Teresa Brito (PV) participa de projeto de educação ambiental
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a prefeita de Teresina pela federação PT, PV e PCdoB, que é vice-presidente nacional do PV, Teresa Brito, tem se movimentado para divulgar sua pré-candidatura. Mas também não descuida das ações fora da política, sobretudo quando se trata de formar futuras gerações mais conscientes.
Teresa Brito esteve na Escola Municipal Teresa Noronha, na Zona Leste, e participou de projeto de educação ambiental e proteção animal junto aos alunos.
ELA AJUDA
Teresa Brito colabora pessoalmente com a iniciativa da direção da escola e conversou com estudantes, pais de alunos e até deu autógrafo. "Essas crianças são multiplicadoras da proteção ambiental e animal. Por isso, apoio a iniciativa", explicou.