Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 196 de 665Assembleia aprova moção de aplauso a Temer após pedido de Henrique Pires
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente da República Michel Temer ganhou uma moção de aplauso aprovada na terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa a pedido do depuado Henrique Pires (MDB). A aprovação foi por unanimidade.
Na justificativa da homenagem, o deputado ressaltou o trabalho do ex-presidente Temer pela preservação do estado democrático de Direito no Brasil.
Michel Temer atuou junto ao presidente Jair Bolsonaro para contornar a crise institucional com o poder Judiciário, gerado após os protestos de 7 de Setembro. “O ex-presidente Temer merece todo o reconhecimento da classe política e dos membros dos Poderes, como a Assembleia, pelo seu grande trabalho na luta pela democracia e pela estabilidade no país”, afirma Henrique Pires.
Mais de 2,4 mil famílias de Timon ganham gás de cozinha gratuito
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, anunciou que nos próximos dias começará a entrega da segunda etapa dos cartões de Vale Gás, programa social do Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura. 2.407 famílias receberam os cartões na primeira etapa.
Funciona assim: as famílias recebem um cartão no qual será creditado o valor do gás de cozinha e o beneficiário poderá em 48 horas procurar qualquer revendedora de gás, bastando ter o botijão vazio para a troca. Ainda haverá uma terceira etapa.
VISITA A TIMON
Na segunda-feira, o secretário da Sedes/MA, Márcio Honaiser, esteve em Timon e assinou o termo de entrega dos cartões no gabinete da prefeita Dinair Veloso, que acompanhada do secretário da Semdes, Márcio Sá. Na ocasião, foi realizada uma entrega simbólica do cartão Vale Gás.
Severo anuncia recuperação de estrada entre Júlio Borges e Curimatá
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) recebeu em seu gabinete o prefeito de Júlio Borges, Eduardo Henrique, para tratar sobre a obra de recuperação da PI 413, que liga o município a Curimatá, no Sul do Piauí.
"Esta obra, que está prestes a iniciar, facilitará a trafegabilidade na região e deverá gerar oportunidades de empregos. Conversamos também sobre a aquisição de tratores para a Associações dos Povoados Riacho do Timbó e Tabuleiro Grande, o que será importante para desenvolver a agricultura familiar e beneficiar a produção da região", comentou Severo.
Lei beneficia pacientes renais crônicos na ocupação de vagas de trabalho
Por Arimatéa Carvalho
Já está em vigor a Lei Nº 7.580, que estabelece a equiparação entre os portadores de doença renal crônica e as pessoas com deficiência para fins de preenchimento do percentual legal de vagas reservadas no âmbito das administrações direta e indireta do Estado.
A lei, de autoria do deputado estadual Pablo Santos (MDB), foi sancionada no último dia 14 de setembro pelo governador Wellington Dias e visa contribuir para a inserção de pessoas com doença renal crônica no mercado de trabalho.
Pablo Santos, que também é médico, destacou o aumento do número de brasileiros acometidos pelo problema, que requer uma rotina de trabalho flexível em virtude do tratamento prolongado.
Deputada Marina Santos e Leonardo Sobral alinham obras de mobilidade urbana
A deputada federal Marina Santos, do Solidariedade, esteve nesta segunda-feira (20) com o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, para acompanhar o andamento de obras de mobilidade urbana que o órgão está executando no Piauí. Só nas cidades de Valença e Novo Oriente, por exemplo, o Idepi está implantando quase 30 mil m² de calçamento, que somam investimentos de quase R$ 3 milhões. Vários bairros das duas cidades serão contemplados com as melhorias e moradores poderão contar com mais infraestrutura e condições de deslocamento dentro das cidades.
Amostragem: Sílvio em 1°, Ciro em 2° e Rafael com crescimento de 10 pontos
Por Arimatéa Carvalho
Pesquisa do Instituto Amostragem com intenção de votos para o governo mostra o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), em primeiro lugar com 22,76% das intenções de voto, seguido de Ciro Nogueira (PP) com 16,47% e Rafael Fonteles, 13,62%.
A deputada federal Iracema Portela (PP) e o empresário João Vicente Claudino (PTB) vêm na sequência, com 10,46% e 10,11%, respectivamente, seguidos de Gessy Fonseca (PSC), com 4,13%.
De acordo com a pesquisa, 12,48% disseram não votar em nenhum desses, 8,79% não sabem ou não quiseram opinar, e 2,2% votariam nulo ou branco.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com 1.138 entrevistados acima de 16 anos distribuídos em 49 municípios do Piauí.
Contabilizados só os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Sílvio Mendes teria 29,74%, Ciro Nogueira tem 20,21% e Rafael Fonteles 17,8%. Iracema Portela e João Vicente Claudino aparecem com 13,66% e 13,2%, respectivamente; e Gessy Fonseca com 5,4%.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome do provável candidato, o governador Wellington Dias (PT) aparece na frente, com 14,76% das intenções de voto. Silvio Mendes e Rafael Fonteles aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, com 6,15% e 5,01%, respectivamente.
O Palácio de Karnak comemorou os números, pois trazem um crescimento de 10 pontos percentuais de Rafael Fonteles. Em pesquisa realizada em fevereiro, ele apareceu com apenas 3,78% das intenções de voto. Em junho, passou para 8,61% e agora saltou para 13,62%.
SENADO
A nova pesquisa Amostragem traz um cenário muito favorável ao governador Wellington Dias (PT) para o Senado. Na estimulada, ele tem 39,89% das intenções de voto. Wilson Martins (PSB) e Elmano Férrer (PP) são citados, mas não serão candidatos a senador e sim a deputado federal. O competidor mais próximo é o empresário João Vicente Claudino, com 12,21%. Já o tucano Kléber Montezuma (PSDB) soma 5,21%.
PRESIDÊNCIA
O Amostragem também quis saber em quem os piauienses querem votar para presidente. Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Lula aparece disparado com 64,67% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria apenas 11,6% dos votos se a eleição fosse hoje. Ciro Gomes (PDT) teria 8,08%; Sergio Moro (sem partido) 3,95%; o governador João Doria (PSDB) 2,2%; e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, 1,76%. Não sabe/não opina – 1,49%; Nulo ou branco – 1,05%; e Nenhum – 3,6%.
Rafael x Ciro, Sílvio e Iracema: “Bolsonaristas decadentes e desesperados”
Por Sávia Barreto
As duras falas do ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, da deputada federal Iracema Portella e do ex-prefeito Sílvio Mendes, durante agenda no final de semana no interior do Piauí, não ficaram sem respostas do Governo do Estado. Quem tomou a frente tanto na crítica do grupo do Progressistas, como na defesa das ações da gestão do governador Wellington Dias, foi o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que também foi alvo das falas dos oposicionistas.
Bateu, levou
"O Ministro e sua trupe bolsonarista no Piauí estão seguindo bem o exemplo do seu chefe Bolsonaro: decadentes e desesperados, partem para piadas e agressões contra o governo que eles faziam parte até o ano passado. Pedimos bençãos de Deus para essas almas angustiadas", postou Rafael em seu perfil no Twitter na noite de domingo. Observa-se que Rafael Fonteles tem reforçado a ligação de Ciro, Iracema e Sílvio com o presidente Jair Bolsonaro. As últimas pesquisas de opinião mostram que o presidente tem baixa popularidade no estado.
Desastre
Mais cedo, Fonteles já tinha postado uma matéria nacional sobre a economia brasileira e criticado a gestão bolsonarista, com alusão aos oposicionistas que apoiam o presidente no estado: "O Brasil precisará ser reconstruído após o desastre bolsonarista. Aqui no Piauí, o povo impediu esse retrocesso e vai continuar impedindo em 2022, qualquer que seja o representante do bolsonarismo que se apresente", escreveu Rafael Fonteles.
Ciro chama Rafael de pé de chumbo e Rafael responde: decadente, desesperado
Por Arimatéa Carvalho
Primeiro foi o senador Ciro Nogueira (PP) que divulgou um vídeo chamando o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, de "Rafinha Pé de Chumbo" e dizendo que as obras do programa PRO Piauí são de "faz de conta". Rafael respondeu no mesmo tom: "O Ministro e sua trupe bolsonarista no Piauí estão seguindo bem o exemplo de seu chefe Bolsonaro: decadentes e desesperados, partem para piadas e agressões contra o governo que eles faziam parte até o ano passado. Pedimos bênçãos de Deus para essas almas angustiadas".
Rafael é o candidato escolhido pelo governador Wellington Dias (PT) para sucedê-lo e Ciro, o ministro mais poderoso de Bolsonaro.
Bolsonaro autorizou Ciro a anunciar federalização de rodovia estadual no PI
Por Sávia Barreto
Em agenda no interior do Piauí, o senador e ministro da Casa Civil Ciro Nogueira mostrou a quem acompanhava seu discurso na cidade de Miguel Leão, um áudio do presidente Jair Bolsonaro no celular. No áudio enviado para Ciro, Bolsonaro anunciou que ia federalizar uma rodovia estadual para produtores do Sul do Piauí. “Não sou eu quem vai dizer o que é melhor para os produtores, qual estrada deve ser federalizada. Vamos fazer uma grande reunião na Aprosoja para sentar com eles e saber e vamos chamar o ministro Tarcísio na Casa Civil”, explicou Ciro sobre os próximos passos.
Era nosso
A deputada federal Iracema Portella, também em discurso, jogou pesado contra Rafael Fonteles e o Pró-Piauí, programa coordenado pelo secretário de Fazenda: “Na grande maioria das vezes eles se apoderam dos recursos federais e fazem as inaugurações dizendo que são do Pró-Piauí. Muitas vezes se apoderam de emendas dos nossos parlamentares ou inauguram obras que já foram inauguradas há muito tempo, como foi o caso do asfalto de Miguel Leão, que é recurso do ministro Ciro Nogueira”, frisou Iracema, em pré-campanha.
Fábio Abreu entrega viatura em Luzilândia e garante delegacia para B.Grande
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) entregou uma viatura para a Polícia Militar de Luzilândia. "Como parlamentar já indiquei diversos recursos para a cidade, principalmente na área da saúde, que recentemente recebeu R$ 800 mil", disse. "Em breve estaremos retornando para entregar uma viatura para a Guarda Municipal", avisou. Ele agradeceu à prefeita Fernanda Marques e a deputada estadual Janaína Marques pela parceria.
CAJUEIRO DA PRAIA GANHARÁ DELEGACIA
Já em Cajueiro da Praia, no litoral do Estado, Fábio Abreu alinhou com o prefeito Felipe Soares a construção de uma delegacia de polícia e um grupamento da Polícia Militar na antiga série do mercado público.
O deputado afirmou que irá destinar emenda para as obras e ainda tratar do assunto com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira. O local está abandonado e será aproveitado pelo poder público com o suporte do mandato de Abreu.