Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 178 de 665Themístocles e Ivanária alinham obras com secretários; Alepi faz convocação
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), esteve no Centro Administrativo na manhã de quinta-feira (11) com a esposa, a prefeita Ivanária Sampaio (MDB), para alinhar obras para Esperantina.
O casal se reuniu com o secretário estadual da Educação, Ellen Gera, e também com o da Saúde, Florentino Neto, ambas conversas positivas.
MAIS 14 DIAS
Themístocles convocou os deputados para votarem nesta sexta-feira (12) na Assembleia o pedido do governador Wellington Dias (PT) de permanecer mais 14 dias ausente do Estado, após ele testar positivo para a Covid-19 em Glasgow, na Escócia, onde participava na COP26.
W. Dias ficará 14 dias em quarentena na Europa, e a governadora em exercício Regina Sousa permanecerá no comando do Executivo. O ok dos deputados vai acontecer na CCJ e depois em plenário.
O pedido de prorrogação (abaixo) foi encaminhado a Themístocles pela governadora em exercício Regina Sousa.
Projeto de Jeová oferece farda gratuita para alunos da rede municipal
Por Sávia Barreto
A Câmara Municipal de Teresina aprovou hoje projeto para que os alunos da rede municipal tenham as fardas gratuitas doadas pela Prefeitura. Hoje esse material precisa ser comprado à parte. A proposta de Indicativo é do vereador Jeová Alencar, presidente da Casa. Ele destaca à coluna que já tem o sinal positivo do secretário Nouga Cardoso e do prefeito Dr.Pessoa.
Reflexo
Jeová frisa que a situação é o reflexo da crise econômica que atinge o país e o município também, pois pais reclamam que não conseguem mais arcar com o gasto extra. “Isso é muito importante para melhorar até a autoestima dos nossos alunos. Eu lembro que quando era aluno, também não tinha condições de comprar um sapato. Fui chutar uma lata e peguei quase cinco pontos. É importante estarmos colaborando com os pais de família dando esse fardamento aos seus filhos”, pontuou Jeová Alencar.
Melhor ficar
Jeová comentou ainda sobre a especulação de que Dr. Pessoa dispute o Palácio de Karnak: “Dr.Pessoa é o maior líder político de Teresina, mas tenho certeza que o foco dele não é eleição, e sim Teresina. Ele tem histórico de muita dedicação e muito trabalho, e tem como assumir qualquer cargo”, argumentou. Nos bastidores, a maior parte dos aliados do prefeito acredita que ele não deve entrar na “aventura” de disputar o Governo estadual, focando em terminar seu mandato na PMT e buscando a reeleição.
Com público liberado, capital terá Natal “de volta” no dia 16/11
Por Arimatéa Carvalho
O novo decreto do governo do Estado libera a realização de eventos com 50% da capacidade do local, sem limitação de público, em espaços abertos. Isso quer dizer que, caso o local da festa, show ou competição comporte 10 mil pessoas, por exemplo, 5 mil pessoas podem participar dos mesmo. Se a área for maior ainda, cabendo 20 mil pessoas, então 10 mil podem ingressar no recinto.
NATAL DE VOLTA
O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), citou o novo decreto para explicar que a decoração natalina de Teresina, que será lançada no dia 16 de novembro no Centro da capital, pode ter ampla visitação dos teresinenses, embora com todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias.
Além disso, Fábio Novo confirmou a realização do tradicional coral natalino de crianças e jovens no adro da Igreja São Benedito e a realização de shows musicais diários dentro do tempo religioso, que estará reaberto à população com a ajuda da Secult.
"Temores uma bela decoração no Centro, shows musicais dentro da igreja e outras atrações para os teresinenses a partir da próxima semana", antecipou em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio e TV Jornal (90,3 e canal 201.).
PROJETO SEIS E MEIA
Fábio Novo comentou ainda sobre a volta do projeto Seis e Meia, com ingressos acessíveis a shows nacionais, que terá a cantora baiana Margareth Menezes no dia 17 de novembro no Theatro 4 de Setembro. O projeto foi retomado no mês passado com shows da cantora paraibana Elba Ramalho em Parnaíba (Porto das Barcas) e na capital.
Entrega de títulos na Assembleia deve reunir quase todo o PIB do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Está aguardando o agendamento dos agraciados a entrega dos títulos de cidadania piauiense a vários representantes do agronegócio do Piauí. O presidente da Aprosoja, Alzir Neto, os produtores Paulo Dalto Neto, Cornélio Sanders e Tiago Junqueira e o diretor executivo da Aprosoja Piauí, Rafael Maschio, receberão a honraria aprovada pela Assembleia Legislativa.
A solenidade para a entrega da homenagem deve ser conjunta e alguns dos nomes homenageados são responsáveis por boa parte do sucesso da produção de soja na região do cerrado Piauí e pelo crescimento chinês do PIB piauiense.
DEPUTADOS QUE PROPUSERAM
As homenagens aos grandes do agronegócio no Piauí foram propostas na Assembleia Legislativa pelos deputados Júlio Arcoverde (Progressistas), Zé Santana e Henrique Pires, ambos do MDB.
CRESCIMENTO CHINÊS
O Piauí foi o segundo estado que mais cresceu no Brasil em 2019, perdendo apenas para o Ceará, o primeiro colocado, e o agronegócio foi o grande responsável pelos números.
O crescimento do PIB piauiense chegou a 7,7%. O Produto Interno Bruto do Brasil – a soma de todas as riquezas produzidas no país – cresceu 1,2% em 2018.
Moro se filia ao Podemos para ser candidato; advogada piauiense prestigia
Por Arimatéa Carvalho
A piauiense Valéria Paes Landim, advogada com atuação eleitoral em todo o país, foi convidada para a prestigiada filiação partidária do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, que aconteceu na manhã de quarta-feira (10), em Brasília.
Sérgio Moro oficializou a filiação partidária no Podemos, que o anunciou como candidato à Presidência da República. Mas o ex-juiz ainda não anunciou qual mandato deve disputar na eleição de 2022. No Piauí, é esperada a filiação do ex-senador João Vicente Claudino ao partido.
Ciro pode disputar Karnak a pedido de Bolsonaro e levar o PL no Piauí
Por Sávia Barreto
Aliado do Progressistas acredita que “está tudo muito embolado” na oposição e a definição do candidato ao Governo não acontece em janeiro. “Em fevereiro, talvez. E talvez o próprio Ciro tenha que ser o candidato”, defende, em condição de reserva da identidade. Outra fonte confirma que Ciro Nogueira deve ser o candidato ao Governo atendendo a um pedido de Bolsonaro, que quer ter palanques competitivos no Nordeste para fazer frente a Lula. Dessa forma, além de disputar o Karnak, Ciro ainda teria o comando do PL local, sigla competitiva também por conta do fundo eleitoral.
Noiva Teresina
No mundo político, a maioria acredita que é sim Iracema Portella a candidata ao Karnak. Dentro do Progressistas/PSDB, porém, fala-se abertamente que é Sílvio Mendes o escolhido. Motivo da aposta: no interior é possível transferir colégios eleitorais, mas em Teresina, isso é muito mais complicado. E o eleitorado da capital tem predileção por Sílvio Mendes, simples.
Impressão
Na base, o candidato é Rafael Fonteles sim, mas fonte ligada ao MDB revela ter a impressão de que “Marcelo Castro trabalha 24h nos bastidores pra ser ele o candidato no final”. O senador, no entanto, sempre reforça em falas públicas que o candidato é Rafael Fonteles e o vice do MDB, ponto final. Fonteles tem reforçado sua presença nas redes sociais e mostrado maior desenvoltura nos diálogos com o mundo político.
Aliados dizem que Dr.Pessoa quer disputar Karnak, mas nome deve ser Vanessa
Por Sávia Barreto
Fonte próxima ao prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, informa que o prefeito estaria conversando com aliados mais próximos e demonstrado a intenção dele ser o candidato a governador pela terceira via ao Palácio de Karnak. Pessoa acreditaria, segundo aliados, que há margem para um nome que quebre a polarização entre Rafael Fonteles e Iracema Portella/Sílvio Mendes no Piauí. Pessoa também poderia ser palanque para um candidato nacional da terceira via, como Sérgio Moro na disputa pelo Palácio do Planalto. Mas o mais provável é que o prefeito monte um palanque para o presidente Bolsonaro, a quem admira.
Segura a onda
Já os nomes mais próximos do prefeito, pedem que ele pense melhor sobre a questão, pois ainda tem três anos de mandato como prefeito e se lançar ao Governo nesse início de gestão poderia causar rejeição do eleitorado que votou em Dr.Pessoa em 2020. Além disso, há outras ponderações, incluindo a viabilidade da candidatura de Pessoinha a deputado federal com o pai fora da PMT.
Confiança
Apesar do nome do vereador Jeová Alencar ter sido sondado - e ele declinou - a candidata apoiada por Dr.Pessoa pode ser a advogada Vanessa Tapety, que já disputou na mesma chapa de Pessoa ao Governo do Estado como vice. Fonte afirma que o prefeito tem profunda confiança em Vanessa, o que seria o motivo da escolha.
Candidatos do PL se preocupam em dividir mesmo número de Bolsonaro no Piauí
Por Sávia Barreto
Deputados do PL revelam em condição de reserva que podem sim deixar o partido com a entrada do presidente Bolsonaro. “Não dá pra disputar a eleição no Piauí com o mesmo número do Bolsonaro”, explicou parlamentar. Todos poderiam migrar para uma nova sigla e montar a mesma estrutura partidária em novo endereço, com um novo número na porta. O PSB poderia ser um caminho, mas também se fala do PC do B.
Fica complicado
Já o deputado Dr.Hélio afirmou à coluna que é momento de cautela e conversas internas. “Nosso alinhamento no Piauí é o oposto do presidente Bolsonaro”, frisou Dr.Hélio sobre filiação do presidente ao PL. Uma reunião marcada para a semana que vem deve discutir a questão a fundo, já que bolsonaristas que seguem o presidente aonde for devem tentar também se filiar à legenda no estado.
Fábio Xavier diz que PL do PIauí fica com PT, mesmo com Bolsonaro filiado
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do PL, deputado estadual Fábio Xavier, afirma que a entrada de Bolsonaro no partido não altera a aliança que a sigla tem com o PT no Piauí, inclusive ele fará campanha abertamente para Wellington Dias (Senado) e Rafael Fonteles (Governo). Xavier confia na palavra do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, que gravou vídeo afirmando que ele teria liberdade no Piauí para marchar com quem quisesse.
REUNIÃO NO DIA 17
A executiva nacional do PL e representantes dos estados se reúnem em Brasília no dia 17 para discutir como fica a situação nos estados após o ingresso de Bolsonaro. Em quatro estados, a opinião é pela liberdade de cada regional, se não for possível barrar a entrada do presidente. O Piauí é um deles.
Themístocles quer 200 motos para patrulhamento em Teresina e no interior
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), solicitou 200 motocicletas para melhorar o patrulhamento em Teresina e no interior do Piauí. O requerimento aprovado é direcionado à governadora em exercício, Regina Sousa, e ao coordenador do Programa PRO Piauí, Rafael Fonteles.
“Parlamentares, tanto em nível federal quanto estadual, poderão também dispor de suas emendas para ajudar na aquisição dessas motocicletas. Elas irão contribuir de forma efetiva no patrulhamento e agilizar o deslocamento dos policiais durante as ocorrências", explicou.
O deputado afirmou que R$ 50 mil em emendas de parlamentares serão suficientes para a compra de 60 veículos.