Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 17 de 665Hilder quer ser prefeito com apoio de Rafael e Daniel cresce para ser vice
Por Arimatéa Carvalho
O Solidariedade de Parnaíba está em uma situação confortável para a eleição do próximo ano: o comunidador Hilder Monção se movimenta para ser o candidato a prefeito do partido com o apoio do governador Rafael Fonteles (PT), enquanto o presidente da Câmara, Daniel Jackson, tem o apoio dos vereadores para ser vice em uma das chapas.
O presidente regional do partido, deputado estadual Evaldo Gomes, que acompanhou Rafael Fonteles em inaugurações em Parnaíba na sexta-feira (21), esticou a permanência até este domingo (23) e participou de encontros políticos.
O comunicador Hilder Monção explicou a Evaldo que as pesquisas mostram sua viabilidade e ele espera contar com o apoio de Rafael Fonteles. O deputado disse que a vontade dele será respeitada e pediu que Hilder se movimente ainda mais para solidificar o caminho.
Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Jackson, conta com o apoio de grande parcela dos vereadores para ser o vice, preferencialmente na chapa da base governista, embora ele seja disputado pelos dois lados.
Daniel também conta com o apoio do deputado federal Flávio Nogueira (PT), que inclusive esteve na festa de 15 anos da filha de Daniel, assim como Evaldo Gomes.
Daniel poderia, inclusive, ser candidato a vice-prefeito em outra sigla, sem a necessidade de romper com Evaldo Gomes, em quem vota para deputado estadual. Os dois são amigos.
O governador tem Hilder Monção, a assistente social Flaviana Veras (mulher do deputado federal Florentino Neto), o deputado estadual Dr. Hélio (MDB), o deputado Rubens Vieira (PT) e o vereador Ricardo Veras (PSD) como opções a apoiar no segundo maior colégio eleitoral do Estado.
CANDIDATO DE MÃO SANTA
Do lado da prefeitura, o nome de João Carlos Guimarães, o João do Mão Santa, se consolida para ser o candidato apoiado pelo prefeito e pela deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP). O jornalista Carlos Mesquita aparece como um vice para a chapa.
Bonfim e Zé Augusto vão a BSB falar com Siqueira: Amauri ameaçado no PSB?
Por Arimatéa Carvalho
O comando do PSB no Piauí está acirrado. Na segunda-feira (24), em Brasília, o presidente nacional César Siqueira recebe o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, e o presidente regional, Zé Augusto, representando o grupo do ex-governador e suplente de federal do PT, Wilson Martins.
A audiência em Brasília solicitada por Bonfim e Zé Augusto, que atualmente é o diretor-presidente do Metrô de Teresina, e um movimento para barrar a troca de comando do PSB, que passará para o segundo suplente de senador de Wellington Dias (PT), José Amauri.
O blog apurou que Siqueira considera que o PSB foi negligenciado pelo ex-governador Wilson Martins e que não faz sentido manter seu grupo no comando.
Uma coisa é certa: Siqueira vai reafirmar que, qualquer que seja o comando, a líder política do Sul do Piauí Diana Guerra Máximo ficará como vice-presidente no Piauí. Ele é casada com o médico Cláudio Máximo, que desenvolve um trabalho social voluntário e gratuito em diversos estados, inclusive o Piauí.
O curioso nessa disputa acirrada é, sendo José Amauri ou Bonfim/W. Martins, o partido está sob a influência direta do governador Fonteles (PT), mas com uma sutil diferença: sob Amauri, já foi declarado apoio à pré-candidatura a prefeito de Teresina de Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa. Bonfim é contra essa declaração tão antes do início do processo eleitoral.
MENSAGENS DURAS
O blog apurou que tanto José Augusto quanto Bonfim enviaram mensagens à direção nacional criticando a escolha de José Amauri como novo presidente regional.
Uma dessas "cartas", aliás, foi bastante dura, afirmando que falta representatividade política ao suplente. Já o grupo de Amauri garante que eleger pelo menos três vereadores na capital em 2024.
Fábio e Luciano reunidos: se federação vingar, Luciano pode ser vice do PT?
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Defesa Agropecuária e suplente de deputado federal Fábio Abreu (PSD) se reuniu na quinta-feira (20) com o presidente regional do PSDB, Luciano Nunes, no apartamento deste último, para tratar do futuro da federação entre Podemos e PSDB, dada como certa em Brasília.
Abreu vai indicar seu irmão, o vice-prefeito de José de Freitas, Antônio Abreu, como presidente do Podemos no Estado. O vice-presidente será o ex-candidato a deputado estadual Marcos Vinícius, que era do Republicanos, enquanto o tesoureiro será o ex-vereador de Teresina Edvan Silva, hoje presidente da Fundalegis da Assembleia Legislativa.
"A reunião no apartamento de Luciano foi somente para alinharmos uma postura em relação a tudo que está acontecendo. Foi uma conversa tranquila e Luciano continuará com sua estratégia de pré-candidatura pelo PSDB, enquanto eu continuo a formação do Podemos", resumiu Fábio Abreu ao blog.
"Caso a federação de fato ocorra, aí sim teremos que tomar algumas decisões concretas", disse o secretário.
LUCIANO: "Vamos conversar"
O presidente regional do PSDB, Luciano Nunes, disse ao blog que eles vão continuar conversando, mas foi menos otimista: "Acho que há incompatibilidade nos dois projetos (do PSDB e do Podemos)".
O Podemos está na base do governador Rafael Fonteles e a chapa de vereadores deve receber nomes indicados por ele. Já o PSDB tem Luciano como pré-candidato, mas nos bastidores não descarta indicar o vice de uma chapa. Nesse contexto, Luciano seria vice da chapa governista representando os tucanos. PT e PSDB na mesma chapa hoje é uma possibilidade real.
W. Dias receberá centenas de vereadores em BSB e reforça posição política
Por Arimatéa Carvalho
O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, vai receber centenas de vereadores de cidades piauienses em seu gabinete, em Brasilia. O encontro vai acontecer no próximo dia 26 de abril, às 7h30, e irá tratar sobre as possibilidades de parcerias do ministério e do Governo Federal com os municípios.
O ministro Wellington tem sempre aproveitado as caravanas de prefeitos, vereadores e governadores a Brasília para apresentar as ações de seu ministério e estreitar laços para novos trabalhos.
Uma romaria tem sido feita a Brasília atrás do apoio do ministro para projetos e ações tanto em nível estadual quanto nos municípios. Prefeitos, vereadores, suplentes e secretários levam projetos, com foco em beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas do Cadastro Único.
Franzé quer apoio de Elmano e ex-prefeito responde: “Quero ajudar Teresina”
Por Arimatéa Carvalho e Apoliana Oliveira
Considerado por alguns como vice dos sonhos, o ex-prefeito de Teresina e ex-senador Elmano Ferrer (PP) se reuniu outra vez com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT que vem colecionando apoios de partidos e lideranças. Vai dar “match”?
EVALDO QUER NO SD.
O presidente regional do Solidariedade, Evaldo Gomes, disse que convidou Elmano para se filiar ao partido e sair candidato no próximo ano. "O cargo para o qual ele irá disputar só vamos tratar em 2024", desconversa o deputado, que já indicou querer indicar o vice de uma das chapas da Prefeitura.
Elmano afirmou, após a reunião com Franzé nesta terça-feira (18), que quer fazer o melhor para ajudar Teresina e as conversas até o próximo ano tendem a se intensificar na cena política. Ou seja, não descartou compor com o petista.
Ênio anuncia Escola de Artes da PMT 100% gratuita em parceria com W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
A capital deve ganhar a Escola de Artes de Teresina, da Prefeitura, com cursos e serviços gratuitos para jovens de maior vulnerabilidade social.
O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Ênio Portela, se reuniu com o ministro Wellilngton Dias (PT) na terça-feira (18) para entregar o projeto e garantir os recursos. "O prefeito Dr. Pessoa pediu que a gente buscasse recursos com os demais entes e fomos atrás disso", explicou Ênio.
"Além de ser qualificação e cultura 100% gratuitos, o foco principal será em jovens que estejam no Cadastro Único do Governo Federal", conta o presidente. Como se sabe, na nova versão do Bolsa Família o ministro Wellington Dias pretende ir além do pagamento do benefício, oferecendo qualificação, lazer, cultura e esportes.
DE CURSO A EXPOSIÇÕES
Ênio conta que a Escola de Artes vai ofertar cursos, oficinas, workshops e seminários para os segmentos do teatro, dança, pintura, cinema, artes plásticas, artesanato e cerâmica.
"Haverá ainda espaços para exposições, pesquisas e experiências criativas", completa, afirmando que o ministro deve ajudar na concretização.
Câmara aprova lei que obriga câmeras de segurança em UBS e hospitais de THE
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) conseguiu aprovar em segunda votação seu projeto que obriga da Prefeitura de Teresina a instalar câmeras de monitoramento de segurança nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Teresina. A matéria agora segue para sanção do prefeito Dr. Pessoa.
As unidades de saúde situadas em áreas de maiores índices de violência deverão ter prioridade na implantação dos equipamentos, que deverão ter também recurso de gravação de imagens.
“Vivemos tempos difíceis, de muita insegurança, e o objetivo principal deste projeto de lei é garantir a integridade e a segurança dos funcionários e pacientes que frequentam esses locais”, comentou Evandro Hidd.
Dr. Pessoa envia à Câmara reforma que divide SAADs e cria coordenadoria
Por Apoliana Oliveira
Foi protocolada na Câmara de Vereadores de Teresina, no início da tarde desta terça-feira (18), a Mensagem nº 11/2023, de autoria do Executivo, que propõe alterações na estrutura administrativa do município. O texto prevê a divisão das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas das zonas Sul e Sudeste e a criação da Coordenadoria Municipal de Bem Estar Animal, no âmbito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).
Com a divisão das chamadas SAADs, as novas estruturas passarão a ser chamadas de SAAD Sul II e SAAD Sudeste II. Cargos em comissão e funções de gratificação serão remanejados de uma superintendência para a outra, para que seja criada estrutura mínima necessária para o funcionamento e prestação dos serviços.
A mensagem do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) propõe a criação da Coordenação de Gestão de Mercados e Boxes das Praças Públicas de Teresina, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh). A reforma também transfere para a secretaria Municipal de Finanças a gestão sobre o Fundo Municipal de Iluminação Pública.
Outra mudança importante diz respeito à atualização e modificação do sistema de licitações municipal, para adequação à Lei Federal nº 14.133/2021. O município propõe, então, a criação das chamadas Coordenações de Compras Públicas. Neste ponto, a reforma prevê que a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) voltem a fazer suas licitações. Para tanto, serão criadas coordenações nas três pastas.
A reforma também cria a Coordenação Especial da Casa da Mulher Brasileira, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Por fim, institui os "Núcleos de Planejamento" da Secretaria de Planejamento para, dentre outras atribuições, acompanhar a elaboração de matérias como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.
Átila Filho: após retrocesso no Governo Bolsonaro, educação toma rumo certo
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Filho (PP) disse na Câmara que os quatro anos do Governo Bolsonaro de muito retrocesso e zero diálogo no setor educacional.
O parlamentar, que é do Progressistas mas tem adotado uma postura independente no Congresso, disse que o ministro da Educação, Camilo Santana, foi uma escolha acertada do presidente Lula e se dispôs a colaborar no que for preciso para ajudar a reeguer o setor no país.
VOLTA DAS OBRAS
"É outra realidade da gestão educacional no Brasil", comentou Átila Filho. O deputado afirmou que as prioridades apontadas pela equipe de Camilo, como educação de tempo integral, reforço nos institutos federais e retomada de obras educacionais, são animoradoras. Ele lembrou que para os prefeitos essas obras de infraestrutura são essenciais.
Fábio Novo, Dr. Vinícius e Enzo se unem e vão ajudar pessoas com paralisia
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados estaduais Fábio Novo e Dr. Vinícius (PT), o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), e o vereador Vinício Ferreira (PSD) foram juntos neste sábado (15) à sede do Instituto Rizo Movement, no bairro Planalto Uruguai, na zona Leste da capital, conhecer o trabalho da instituição. Eles estavam acompanhados do secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
Liderada pela médica pediatra Clara Linda, a instituição atende pessoas com paralisia cerebral e integra a Associação Brasileira de Pesquisa e Tratamentos Multidisciplinares da Paralisia Cerebral.
O deputado Fábio Novo se comprometeu a destinar R$ 112 mil ao Rizo Movement para a compra de equipamentos de fisioterapia. Eles vão viabilizar o funcionamento de um centro de estimulação precoce para as pessoas com paralisia.
Hoje, o Rizo Movement já atende mais de 200 piauienses e quer ampliar esse número.
TRIO TERÁ AGENDAS CONJUNTAS
A partir de agora, Fábio Novo, Dr. Vinícius e Enzo terão agendas públicas conjuntas, configurando uma parceria político-legislativa.
Tanto os dois petistas quando o presidente da Câmara são pré-candidatos a prefeito de Teresina no próximo ano pela base governista.
ATOR DE PESO
E a base tem dois grandes eleitores na capital: o presidente Lula e o governador Rafael Fonteles.
Pesquisa Datamax realizada em todas zonas da Capital, entre 27 e 30 de março, mostra que 70,26% dos teresinenses aprovam o Governo Rafael Fonteles e 75,42% aprovam o Governo Lula.
Isso torna tanto Rafael quanto Lula peças centrais no tabuleiro político da eleição em Teresina no próximo ano.