Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 157 de 665Vinício Ferreira e Dr. Pessoa alinham destinação de emendas para alagados
Por Arimatea Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu com os vereadores para formar uma rede de apoio, por meio de emendas, para enfrentar os problemas provocados pelas enchentes na capital. Os recursos devem ser utilizados para auxiliar as famílias desabrigadas, mas, principalmente, para estruturar a cidade para receber o período chuvoso, com a construção de novas galerias. O vereador Vinício Ferreira, da base de apoio ao Prefeito, sinalizou que vai integrar essa rede de apoio, destinando recursos e somando esforços para que a Prefeitura tenha mais estrutura para enfrentar esse período crítico.
EMENDAS REMANEJADAS
O prefeito Dr. Pessoa informou durante o quadro "Jodo do Poder", do programa Agora, da Rede Meio Norte, que já autorizou o secretário municipal de Planjemaneto, João Henrique Sousa, a remanejar as emendas já apontadas pelos parlamentares para que eles destinem agora para as famílias alagadas da capital, que já somam 528 (dado da Semcaspi).
Começa reforma do CSU do Parque e depois virá a do CSU do Monte Castelo
Por Arimatéa Carvalho
A reforma do CSU do Parque Piauí já começou. O espaço vai ganhar miniteatro, salas novas, piscina e quadra recuperadas. Após as obras, que devem ser concluídas em seis meses, o Centro vai voltar a funcionar como antes, com cultura, esporte e cursos de capacitação para as comunidades.
"É a realização de um sonho de quase 50 anos. Vamos recuperar esse e, em breve, o CSU do Monte Castelo. Obrigado ao governador Wellington Dias, à vice-governadora Regina Sousa e ao coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles", comentou o deputado estadual Fábio Novo (PT), ex-secretário estadual de Cultura.
Fábio Abreu entrega ambulância a prefeito e secretária de Matias Olímpio
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu entregou ambulância comprada com dinheiro de emenda parlamentar dele para a prefeitura de Matias Olímpio. As chaves do veículo foram entregues pelo deputado ao prefeito da cidade, Geno, e à secretária municipal de Saúde, Fernanda Mesquita.
"Tenho tido uma atenção especial para a área de saúde, por entender que esse é um setor que necessita de todo investimento possível", comentou Abreu.
O prefeito Geno disse que a ambulância é de extrema importância para a população de Matias Olímpio e agradeceu ao deputado.
Presidente da Fundação Hospitalar também está com Covid-19, mas passa bem
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, testou positivo para COVID-19. O presidente já tomou as três doses da vacina e apresenta apenas sintomas leves. Ele cumprirá isolamento em casa, de onde deve despachar os assuntos de interesse da instituição.
Pela manhã a Sesapi informou que o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, também testou positivo para a doença e aguarda o resultado de um novo exame para confirmar a infecção. Ele já estava de quarentena porque manteve contato com uma pessoa que tentou positivo. O secretário passa bem.
Câmara ganha mascote “presidente” durante peregrinação de vereadores
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Thanandra Sarapatinhas e os parlamentares que acompanharam o presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB), em peregrinação até Santa Cruz dos Milagres adotaram um filhote como mascote da viagem. O grupo chegou no domingo (16) ao santuário do município, onde participou da tradicional missa. Segundo Thanandra, o cãozinho recebeu o nome de "Presidente" e também será o mascote oficial da Câmara de Teresina. A protetora de animais explicou que o grupo encontrou o filhote ao se abrigarem durante a noite em uma casa na cidade de São Félix.
FÉ RENOVADA
“Ele era o último da ninhada, os irmãos dele tinham morrido. Então, decidimos adotar ele como nosso mascote. Considero como sendo um dos maiores prêmios dessa caminhada, além ter podido conhecer mais do Estado e fortalecido minha fé indo a pé até o santuário”, explicou Thanandra Sarapatinhas.
REFORÇO FINAL
Outros oito parlamentares reforçaram a peregrinação no sábado (15), em um gesto de apoio aos colegas, sendo que alguns seguiram em caminhada até o destino final. Os vereadores foram Renato Berger (PSD), Enzo Samuel (PDT), Markim Costa (sem partido), Gustavo de Carvalho (PSDB), Roberval Queiroz (DEM), Bruno Vilarinho (PTB), Paulo Lopes (PSDB) e Zé Nito (MDB)
Presidente do TRE empossa Charlles Max no dia 21 de janeiro, às 14h
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do TRE-PI, desembargador José James, dará posse ao juiz eleitoral titular Charlles Max no dia 21, às 14h. Charlles foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para novo mandato no Tribunal, representando a advocacia.
Charlles Max é natural de Alto Longa e é um dos mais respeitados especialistas em Direito Eleitoral no Estado. Foi procurador geral do Município de Teresina e secretário de Administração do Município de Teresina.
Na disputa do TRT, advogado Cláudio Feitosa cita boas pautas da advocacia
Por Arimatéa Carvalho
Advogados piauienses já estão mobilizados para a eleição do Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho - TRT. A OAB-PI já divulgou o edital de inscrição e, após a criação de uma lista sêxtupla por meio de eleição, e de uma lista tríplice, o presidente Jair Bolsonaro deve escolher o novo desembargador, o qual assumirá o lugar de Wellington Jim Boavista, que se aposenta.
METAS NO TRT
Um dos nomes que vão concorrer à vaga é o do experiente advogado trabalhista Cláudio Feitosa, com 31 anos de atuação na área. O advogado tem como meta defender no TRT as boas pautas da advocacia e as medidas para melhorias das atividades jurisdicionais da Corte.
“Tudo pautado na ética e com a moralidade que o cargo exige, para bem atender as demandas dos advogados e de toda a sociedade, aproximando mais a magistratura dos jurisdicionados", destaca Cláudio Feitosa.
Ciro Nogueira cita filme “Não olhe para cima” em artigo com críticas ao PT
Por Sávia Barreto
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou artigo neste domingo (16/1) no jornal O Globo, onde citou o filme Não Olhe para Cima, recente sucesso da Netflix. O filme é uma sátira a posturas negacionistas ante a ciência e a ações erráticas de chefes de Estado. Ciro diz que “há um clima de deslumbramento no ar” por parte do PT: “Euforia, sensação de vitória inevitável, uma certa soberba.” Ciro frisa que ainda há um longo caminho até as eleições presidenciais e que a economia deve ser fator preponderante.
Mais sobre o assunto
O ministro Ciro Nogueira ainda questiona a política econômica adotada em gestões petistas. “Não é voltando ao tempo da CLT, de quase um século atrás, que daremos uma resposta para o país (...) “A questão que cada vez mais vai pesar é: na economia, haverá um dia seguinte! Como será? Se o dia seguinte fosse com o PT, faríamos uma guinada para a Venezuela, para a Argentina ou para a Bolívia — regimes e governos que o PT apoia”, escreveu Ciro.
“Nada melhor que encerrar este artigo inspirado no título do filme que será o que o eleitor brasileiro fará cada vez mais quando chegar a hora: olhe para cima. Ao fazer isso e pensar no dia seguinte da eleição, não optará pelo cometa do PT. A polarização existe, sim. E é na economia”, conclui o chefe da Casa Civil.
Eleição de desembargador do TRT-PI: votação movimenta advogados pelo Quinto
Após a eleição da escolha da nova direção da OAB-PI e de desembargador do Tribunal de Justiça no estado, acontece até abril a eleição para desembargador do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí. O processo se desenrola em quatro etapas, começando pela votação direta, onde todos os advogados votam e são selecionados os 12 mais votados (o trâmite é igual a última eleição para desembargador do TJ-PI)
Em seguida, acontece a eleição no conselho da OAB-PI, onde os seis mais votados pelos conselheiros irão compor a lista sêxtupla que será enviada ao TRT. A próxima etapa é a eleição feita pelo pleno do pleno do TRT22, de onde sairão os três mais votados. No fim, o presidente Jair Bolsonaro escolhe um.
Impugnações
O processo já iniciou e deve se encerrar até o final de março, se não tiver impugnações. Comenta-se nos bastidores do mundo jurídico que podem ocorrer, a conferir.
Quais os favoritos?
Alguns advogados são citados de forma recorrente como os favoritos, entre eles Mário Roberto, Olívia Brandão, Sigifroi Moreno e Tacia Nunes. Outros candidatos que já aparecem fortes são Heloísa Hommering, Vicente Resende e Luis Cineas.
Mário Roberto: o nome mais sênior, advogado trabalhista há 31 anos. Esteve em importantes listas tríplices TJ, TRE e até mesmo para o STJ.
Olívia Brandão: é advogada há 18 anos, Doutora e Mestre em Direito, professora da UFPI e da Escola da Magistratura, membro de comissões estaduais e nacionais da OAB e integra o Conselho Superior da Escola da Advocacia. Atualmente, está como Diretora da Faculdade de Direito da UFPI.
Sigifroi Moreno: bastante popular, deve ser o mais votado entre os advogados, inclusive por já ter sido presidente da OAB/PI.
Por que é importante?
Esse é o maior órgão da Justiça do Trabalho no estado do Piauí - TRT22 e o desembargador é o maior cargo, portanto, deve ser uma disputa acirrada.
São apenas oito desembargadores e o presidente do TRT22 é eleito por rodízio entre eles.
Empossada, nova diretoria da CAAPI quer reestruturar e integrar subseções
A nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI) será marcada por uma gestão em que o patrimônio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) será reestruturado, bem como pela integração com as subseções distribuídas no estado. A afirmação é do presidente Talmy Tércio, que tomou posse em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 14.
Assumiram os cargos também a vice-presidente Dalva Fernandes, a secretária-geral Ravennya Moreira, a secretária-geral adjunta Jória Batista e o diretor-tesoureiro Josélio Oliveira.
Talmy Tércio ressaltou a renovação completa da diretoria da CAAPI e reforçou que vai trabalhar de forma integrada com presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto. O advogado também frisou que a equipe possui experiência com gestão de ordem e adiantou que o ponto de partida nesta administração será a reestruturação do patrimônio da Ordem.
Diferencial será integração
Segundo o presidente, um diferencial será a descentralização das ações da CAAPI e o trabalho integrado ao presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto. De acordo com ele, o objetivo é de assistir tantos os advogados de Teresina quanto quanto no interior do estado.
“Todas as nossas ações nós vamos ter um pensamento aberto e bem coletivo e de agregação realmente de todas as subseções do estado do Piauí. Nosso principal ponto de partida será a reestruturação do nosso patrimônio. Vamos focar em estruturar todas as subseções onde nós temos salas da Caixa de Assistência”, explicou Talmy Tércio.
Vice-presidente frisa atenção as subseções
A expectativa da vice-presidente Dalva Fernandes é alinhada as de Talmy Tércio. Os secretários e diretores também frisaram estar comprometidos com o objetivo.
“É continuar o trabalho desenvolvido e melhorar cada vez mais a assistência à advocacia por todo o estado, não com o foco somente aqui na capital, mas com os braços estendidos para todas as subseções”, declarou Dalva Fernandes.
Diretoria reforça compromisso
Ravennya Moreira destacou a expectativa pela solenidade de posse. Para advogada, este é um momento de comemoração e união e reforçou também as metas para o triênio.
“É um dia de encontrar aqueles colegas advogados, as colegas advogadas, é um dia de comemoração e nós temos as melhores expectativas, não só para esse dia, como também para todo esse período de gestão que vai entre anos de 2022 e 2024”, apontou Ravennya Moreira.
Expectativa para projetos
Jória Batista ressaltou os projetos da CAAPI e disse que estes serão apresentados gradativamente nos três primeiros meses e implantados ao longo da gestão.
“Queremos atingir os advogados e advogadas da capital Teresina das subseções de Norte a Sul. São muitos projetos que a gente tem para colocar em prática e a gente vai estar colocando e dando essa visibilidade para esses projetos e gradativamente nos próximos dois e três meses”, enfatizou Jória Batista.
Gestão responsiva
O diretor-tesoureiro Josélio Oliveira também falou sobre a necessidade de integração com as subseções do estado. Para ele, essa deverá ser uma gestão responsiva as demandas dos advogados.
“Nós queremos aqui parabenizar também as subseções e desejamos a todos que seja uma gestão e um triênio de muitas realizações. Então, aqui fica nossos parabéns, que possamos juntos e emanados dar uma resposta para toda a advocacia piauense”, frisou Josélio Oliveira.
Veja galeria com fotos da posse: