Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 132 de 665Átila e prefeito Pompilim festejam os 84 anos de São Miguel do Tapuio
Por Arimatéa Carvalho
O empresário e pré-candidato a deputado federal Átila Filho (PP) foi a São Miguel do Tapuio para acompanhar a programação dos 84 anos do município ao lado do prefeito Pompilim, que é seu primo e parceiro político.
"Pompilim vem transformando a realidade do município com o seu trabalho à frente do executivo municipal", elogia Átila Filho. A chapa de federal do PP pretende eleger três nomes neste ano para a Câmara.
Nomes da chapa do Republicanos com planos de eleger 4 deputados; lista
Por Sávia Barreto
A coluna apurou uma lista que contém nomes de pré-candidatos e expectativa de votação para o cargo de deputado estadual no Republicanos. O partido acredita que elege quatro deputados estaduais com as sobras. A chapa não está completa e há espaço principalmente para mulheres. Já a chapa de federal tem nomes como Joninha e Antônio José Lira, ambos ex-vereadores, além da deputada federal Marina Santos e de nomes do Podemos que devem migrar para a legenda.
Neutro
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, disse à coluna que não vai definir nesse primeiro momento seu apoio ao Governo do Estado. “Não vamos nem pro lado A nem pro lado B, nós vamos na nossa estrada”, frisou Pessoa, lembrando que seu grupo político só teve o comando do Republicanos há dez dias e está focado na construção da chapa de deputado federal e estadual da legenda.
Dobradinha
O vereador Jeová Alencar, agora oficialmente no Republicanos, nega que fará dobradinha com o empresário Jadyel Alencar. Segundo ele, a definição do nome com quem irá compor passa totalmente pelo prefeito Dr.Pessoa. “Irei seguir as orientações do nosso prefeito para federal, estadual, governador e senador”, pontuou Jeová. O vereador iria fazer dobradinha com João Duarte, o Pessoinha, mas o presidente da Eturb não será mais candidato a deputado federal, fato já confirmado pelo próprio prefeito.
Chapa do Republicanos de estadual e perspectiva interna de votação:
Jeová Alencar: 45 mil
Gessivaldo Isaías: 30 mil
Marcos da Marina Santos: 15 mil
Ziza Carvalho: 20 mil
Paulo Martins: 20 mil
Gil Carlos: 20 mil
Sérgio Vilela: 7 mil
11 Lideranças Evangélicas: somam 20 mil
Jesus Rodrigues: 15 mil
Samarone: 15 mil
= 216 mil votos
Fogo amigo
Citado na chapa, o petista Sérgio Vilela afirma que tem bem mais do que 7 mil votos previstos nos bastidores por seus colegas de sigla. “Não sei quem produziu os dados, mas acabaram de me tornar a surpresa da eleição. Foi mais uma tentativa de depreciar o esforço de um jovem político que tem serviços prestados a este estado. 5 mil votos eu terei só em Teresina. A esta altura, são 90 municípios onde tenho uma semente plantada. Em 50 deles tenho mesmo é benefícios entregues ou a caminho. De toda sorte, sou grato ao inimigo por pré-dizer, por vias tortas, o slogan da pós-campanha: Sérgio Vilela, a surpresa da eleição”, pontuou Vilela.
Pessoinha anuncia bilhetagem digital em Teresina; entenda
Por Sávia Barreto
O presidente da Eturb, Pessoinha, revela os planos para o comando do sistema de bilhetagem eletrônica, agora sob o guarda-chuva da Eturb. Ele diz que a bilhetagem passada de eletrônica para digital, incluindo serviços dentro do mesmo cartão do ônibus, e mais controle da prefeitura sobre os gastos das empresas.
Dez formas
“Temos um prazo de 180 dias para fazer a transição. Além disso, o usuário hoje só tem os postos de compra credenciados para adquirir a passagem e vamos ampliar inicialmente com o Banco do Brasil para no mínimo dez formas de você comprar o bilhete”, explicou Pessoinha.
Podemos lança professor Alessander Mendes para o Governo do Estado
Por Arimatéa Carvalho
Já o Podemos ofereceu a sigla para a candidatura de Bonfim, mas diante da demora na resposta decidiu lançar seu próprio pré-candidato ao Governo do Estado, o advogado, palestrante e professor Alessander Mendes, muito respeitado no meio acadêmico e que ganhou projeção nacional ao ser entrevistado pela apresentadora Fátima Bernardes no programa Encontro, da Globo.
ENCONTRO
Alessander estava dando aula de Direito quanto uma aluna que havia levado o bebê para a sala não conseguiu evitar o choro da criança. Ele então pegou a criança no colo e ministrou a aula assim, sendo que logo logo o bebê parou de chorar e ficou aninhado no colo do professor. O caso viralizou e ganhou projeção nacional.
Por telefone, o professor disse ao blog que resolveu acertar o desafio feito pelo Podemos. Fábio Sérvio permanece como pré-candidato ao Senado no grupo. Falta apenas o nome do vice. Sérvio disse ao blog que o Podemos só terá chapa de federal. Um dos nomes, inclusive, será o do desembargador aposentado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.
Bonfim diz Não a tentativa tucana de aproxima-lo de Sílvio Mendes
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a governador pelo Cidadania, Washington Bonfim, se reuniu com o presidente do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, e com o ex-senador Freitas Neto para discutir o futuro da federação entre PSDB e Cidadania.
Bonfim reafirmou que não vai apoiar o pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) como desejam os tucanos, ou seja, não vai desistir de disputar o governo. Mas por qual partido? "Tenho ainda uma semana para definir e anunciar", faz mistério.
Luciano e Freitas tinham a intenção de aproximar Bonfim de Sílvio Mendes, mas pelo visto isso não será possível. A ideia era que o professor desistisse de disputar o governo e, talvez, disputasse vaga de deputado federal.
Direita dividida: impasse entre PTB e PL sobre indicação de vice e senador
Por Sávia Barreto
A pré-candidatura ao governo de Wesley Demes pelo PTB não deve ser mantida. O próprio Demes informou à coluna que o secretário geral do partido, Manoel Lopes, disse que há uma proposta para que o PTB faça a união com o PL, indicando a vice e o Senado. “Houve uma repercussão muito grande, após a veiculação e essa seria a melhor forma de fortalecer o palanque do presidente Bolsonaro”, disse Demes.
Quer mas não quer
Pensando em unificar a direita em um palanque só, o PTB abriria mão da candidatura própria, mas o PL estaria resistindo e não querendo ceder. “Querem que todos entrem no palanque deles, sem ceder nada”, disse fonte do PTB, em reserva. Ou seja, o PTB deseja indicar o vice e o Senado. E o PL, por sua vez, quer um evangélico de expressão como vice e não bateu o martelo sobre Nel como candidato ao Senado.
Bonfim critica aproximação de Podemos e Republicanos: “Surpreendente, não?”
Por Sávia Barreto
A aproximação do Podemos com o Republicanos coloca uma situação difícil para o cientista político Washington Bonfim, pré-candidato a governador. Fábio Sérvio, do Podemos, tem dialogado com o vereador Jeová Alencar e interlocutores do Palácio da Cidade. Bonfim não pode disputar pelo Cidadania porque a legenda está federada com o PSDB, cuja direção nacional já disse que apoia Sílvio Mendes ao Palácio de Karnak.
Que surpresa!
“Surpreendente, não? Não existe possibilidade de estar aliado ao Dr. Pessoa, em nenhuma hipótese. É uma pena que o Senador JVC esteja caminhando nesta direção”, respondeu Washington Bonfim à coluna a respeito do Podemos estar próximo do Republicanos e de Dr.Pessoa. Questionado se vê o PDT como alternativa, ele foi positivo: “Sempre busquei diálogo com o PDT, inclusive para oferecer palanque para Ciro Gomes”, pontuou.
Vereador Leonardo Eulálio será candidato a federal na chapa do PL
Por Arimatéa Carvalho
A presidente regional do PL no Piauí, jornalista Samantha Cavalca, se reuniu em Brasília na quarta-feira (23) com o presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, e o vereador de Teresina Leonardo Eulálio. "Batemos o martelo: Leonardo Eulálio é pré-candidato a deputado federal pelo nosso PL". Ela própria também será candidata.
A chapa de federal do PL está ganhando forma e consistência com os nomes de Leonardo, Samantha, Coronel Viana (forte liderança na região de Picos) e Mara Denise (foi candidata a vice-prefeita de Teresina na chapa com Gessy Fonseca). A pretensão é eleger um federal.
Elisvânia, esposa de Dr. Lázaro, será candidata a federal no Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, anunciou na quarta-feira (23) mais uma mulher da chapa de federal do partido: a ex-candidata a vice-prefeita de Teresina Elisvânia, que é casada com o primeiro suplente de vereador do Patriota, o ex-vereador de Teresina Dr. Lázaro. Por enquanto, Lázaro fica no partido.
Elisvânia foi candidata a vice-prefeita em 2020 na chapa do Major Diego e tem força política porque faz uma bem-sucedida dobradinha com o marido, Dr. Lázaro.
Assim, Evaldo reforça ainda mais sua chapa e fica mais perto de eleger um nome de federal diretamente, sem necessitar da matemática das sobras. Elisvânia e Dr. Lázaro foram alinhar o ingresso no Solidariedade junto ao secretário Rafael Fonteles, pré-candidato a governador pelo PT.
Perguntando pelo blog sobre a data de filiação, Evaldo Gomes afirmou que será nos próximos dias, pois o prazo final está chegando.
Também estava presente o ex-vereador de Teresina Caio Bucar, pré-candidato a deputado federal na chapa e que apóia o pré-candidato a deputado estadual Evaldo Lobato.
Thanandra bloqueia Gustavo Henrique e pede para ser liberada do Patriota
Por Sávia Barreto
A vereadora Thanandra Sarapatinhas segue em busca de sua liberação do Patriota. O presidente estadual da legenda, Gustavo Henrique, já disse que monta chapa de deputado federal e quer Thanandra na sigla. A vereadora, porém, é aguardada no Republicanos, partido do grupo político de Dr.Pessoa. A chapa de federal da legenda precisa de duas mulheres para atingir a quantidade mínima estimulada pela Justiça Eleitoral.
Bloqueado
“Acredito que no final das contas o povo do partido vai ter o bom senso de deixar eu sair e disputar por outra sigla porque pelo Patriota eu não vou disputar”, disse a vereadora à coluna. Ela acrescenta que já bloqueou Gustavo Henrique no WhatsApp: “Estavam me enchendo o saco e eu fiz foi bloquear logo”, desabafou Thanandra Sarapatinhas.
Resposta
“Eu particularmente não tenho nenhum problema com a vereadora, e acredito que vice-versa. A direção nacional já se manifestou sobre o caso. E ela terá todo o apoio do partido, querendo ser candidata. Ela sempre é convidada para as reuniões do partido”, explicou Gustavo Henrique à coluna a respeito de ter sido bloqueado por Thanandra Sarapatinhas no WhatsApp e sobre a liberação da vereadora do Patriota.