Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 128 de 665Florentino mostra força em Teresina em almoço com vereadores no mercado
Por Arimatéa Carvalho
O ex-secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, foi ao Mercado da Piçarra (zona Sul de Teresina) na sexta-feira acompanhado dos vereadores Bruno Vilarinho (PTB), Neto do Angelim (PP) e Valdemir Virgino (PP), além do ex-vereador Nilson Cavalcante.
Florentino deve ser um dos quatro nomes que a federação elegerá nas eleições deste ano para a Câmara. E vai intensificar a pré-campanha agora que se afastou da Sesapi. A ida ao Mercado com vereadores bem votados da capital foi uma demonstração de força e articulação.
Ciro manda recado duro a prefeito e, em Floriano, Joel é carregado
Por Arimatéa Carvalho
Sobre a saída do prefeito de Riacho Frio, Jabes Júnior, do PP para o PSD o ministro Ciro Nogueira não deixou barato: "Foi um livramento, prova de que o partido está se depurando". Ele falou durante discurso nas filiações dos deputados Marden Menezes, Gustavo Neiva e do ex-candidato a prefeito de Teresina Kléber Montezuma na sigla. Os dois primeiros disputam a reeleição na Alepi e Kléber tenta vaga na Câmara.
JOEL RENUNCIOU
Joel Rodrigues renunciou à Prefeitura de Floriano na sexta-feira (1) para disputar vaga de senador pelo PP. Sílvio Mendes e Margarete Coelho saíram com ele da sede do Executivo cantando. O pré-candidato ao Senado também foi carregado nos braços ao se despedir da gestão.
"Quanta diferença de quem prometeu e fez para quem só prometeu", comentou o presidenteregional do Progressistas, Júlio Arcoverde.
Samarone entra na chapa de estadual do Solidariedade no último momento
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Solidariedade, Evaldo Gomes, anunciou a filiação do ex-vice-prefeito de Samarone ao partido para disputar vaga de deputado estadual. O nome dele havia sido aceito pelos demais pré-candidatos em reunião na quarta-feira (30).
Evaldo promete anunciar a lista completa de candidatos no sábado (2).
Evandro apresenta Safira Bengel e Joaquim Saraiva na chapa de federal
Por Arimatéa Carvalho
Depois de filiar o ex-deputado estadual Antônio Uchôa, o presidente regional do PDT, vereador Evandro Hidd, filiou na sexta-feira (1) mais dois nomes para a chapa de federal: o maratonista e campeão nacional de candidaturas Joaquim Saraiva e a atriz Safira Bengell.
Evandro prometeu anunciar todos os 11 nomes no final de semana, findado o prazo de filiações. Há nomes do Norte e Sul do Estado. Ele próprio será candidato.
Sobre quem apoiará para o Governo do Estado (se Sílvio Mendes da oposição ou Rafael Fonteles do governo), ele prometeu anunciar na segunda-feira (4).
Fernanda Gomes quer mutirões em todos os bairros de Teresina contra dengue
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Fernanda Gomes (SD) quer a realização de um mutirão nos bairros e uso de carro fumacê contra a dengue na capital. Ele solicitou na sexta-feira (1) à Fundação Municipal de Saúde (FMS) uma ação intensiva.
COM URGÊNCIA
“É uma preocupação minha e de toda a comunidade o aumento de casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes-aegypti. Precisamos urgentemente tomar medidas de prevenção e de combate, para que assim possamos evitar que a população teresinense continue adoecendo”, afirmou Fernanda Gomes.
Ficará a cargo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) a realização das medidas de combate, que devem ser realizadas em todos os bairros de Teresina.
Vagas de sobras são mais disputadas nas chapas de estaduais;veja tendência
Por Sávia Barreto
O cálculo mais atualizado hoje aponta que o Progressistas pode eleger cinco deputados estaduais, o MDB, nove, o Solidariedade, dois deputados e a Federação PT/PV/PC do B, onze deputados no Piauí. Com a atual chapa, o Republicanos elegeria um deputado estadual. Ou seja, são 28 deputados distribuídos pelos partidos nessa avaliação de presidentes de legendas ouvidos pela coluna em reserva.
Sobrou
Restam, portanto, duas vagas pelas “sobras”. Dessa forma, qualquer uma das siglas pode aumentar sua bancada com essas duas vagas que estão sendo as mais disputadas pelos partidos, sendo as mais cotadas o Progressistas e o MDB.
As “sobras” são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional. Nesse sistema, é levado em conta o total de votos obtidos pelo partido (todos os candidatos e na legenda) em razão de todos os votos válidos. Poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente.
Evangélicos levados por Gessivaldo reforçam filiações no Republicanos
Por Sávia Barreto
O Republicanos filiou essa semana quatro nomes, sendo três de origem evangélica. Os nomes foram levados pelo deputado e pastor Gessivaldo Isaías.
São eles: Pastor Wolney, da Assembleia de Deus Madureira, com previsão de 8 mil votos, Pastora Raquel, da igreja Batista Filadélfia, previsão de 8 mil, Ronaldo Chaves, suplente de vereador com previsão de 6 mil votos. E Vanicleide Queiroz, esposa do vereador capitão Roberval, com previsão de 10 mil votos para deputada federal.
Franzé e Dudu rebatem fala de Mão Santa: “Está perdendo a sanidade”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Franzé Silva (PT) criticou o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, após este ter atacado, por meio de live transmitida em redes sociais, a governadora Regina Sousa, chamando-a de “macumbeira”, em tom pejorativo e preconceituoso. “O prefeito Mão Santa está perdendo a sua sanidade mental ou então está querendo ficar em evidência dentro do mundo das notícias. A governadora Regina Sousa merece respeito, tem uma história de vida muito sofrida, muito bonita”, critica, com severidade, Franzé.
Que baixaria!
Outro que também rebateu Mão Santa foi o vereador Dudu: “Ele já é uma pessoa de idade e não pode na sua vida passar esse tipo de preconceito para as pessoas”. Dudu chama a fala do prefeito de “baixaria”: “É preconceito, primeiro em relação às religiões de matriz africana e o nosso Brasil é eclético em todos os sentidos, merecem nosso respeito e nossa admiração, está na nossa raiz, e segundo por ela ser uma mulher. Ele já é um idoso, não pode mais ter esse tipo de preconceito”, disse Dudu.
Evaldo diz que Solidariedade quer vaga de 2° suplente de senador da base
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes quer espaço para o Solidariedade na chapa majoritária da base aliada. O espaço seria a segunda suplência de senador de Wellington Dias, com destaque para nomes como Caio Bucar: “São quatro partidos, a federação, o MDB, o PSD e o Solidariedade. Os três primeiros já foram comtemplados e acredito que pelo que nós fizemos, pela chapa competitiva de federal e estadual do Solidariedade, se formos levar ao pé da letra, tínhamos direito até a primeira suplência”, frisou Gomes.
Bem-vindos
Evaldo filiou no Solidariedade Paulo Martins e Sérgio Vilela, vindos do PT, e o empresário José Amauri, que já foi suplente de senador de Elmano Ferrer e assumiu o mandato por alguns meses. Ambos reforçam a chapa de estadual do partido. Sérgio Vilela frisou que mudança é uma estratégia partidária assim como os que foram para o PT agora não são petistas: “Nenhum deles é petista”, frisou. Evaldo brincou com os novos filiados: “Nenhum de vocês vai sentir saudades do PT aqui”.
Duelo no PT: petistas raiz temem que novos petistas tenham votação maior
Por Sávia Barreto
No PT há um novo duelo interno. Dessa vez entre os petistas raiz e os que entraram agora. A coluna apurou que há preocupação de que os novos petistas - deputados como Nerinho, Hélio Isaías e Fábio Xavier - tenham uma votação bem mais expressiva do que nomes históricos da sigla, como Francisco Limma, Franzé Silva e Fábio Novo.
Números
Os novos petistas devem somar até 330 mil votos. O PT espera de 40 a 50 mil votos de legenda. Caso os petistas novos tenham bem mais votos do que os históricos, o discurso após 2022 deve ser o de que eles ajudaram o PT e não o contrário, alegou um parlamentar da legenda. “O PT histórico pode eleger apenas a partir da sexta vaga”, alertou.
Fusões internas de candidaturas voltam a ser discutidas no partido. Ou seja, a desistência de nomes do PT para apoiar internamente outros petistas, elevando a votação dos mesmos.