Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 126 de 665Nem chuva impede Fernanda Gomes de cumprir agenda com famílias na capital
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a deputada federal Fernanda Gomes (Solidariedade), um dos rostos novos das eleições deste ano, tem demonstrado uma energia incomum para a política. Terceiro nome mais votado da Câmara de Teresina em 2020, a filha do deputado estadual Evaldo Gomes deve ser uma das surpresas no dia 2 de outubro.
Aqui, ela com lideranças da capital mesmo com noite chuvosa, ao lado de Evaldo. "Hoje foi debaixo de chuva mas do jeito que eu amo, ao lado de pessoas acolhedoras e do bem", disse.
Simone Pereira recebe adesão do suplente de vereador Fábio Dourado
Por Arimatéa Carvalho
O suplente de vereador Fábio Dourado declarou apoio à pré-candidatura de Simone Pereira (MDB) à Assembleia Legislativa. Com isso, ela se reforça na capital, onde já é um nome muito conhecido depois de disputar a Prefeitura de Teresina em 2020.
A chapa do MDB pretende eleger 12 nomes para a Assembleia Legislativa nas eleições do dia 2 de outubro.
João Mádison e prefeita Kelly Alencar reforçam parceria no Médio Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Lagoinha do Piauí, Kelly Alencar, almoçou na quarta-feira (6) com o deputado estadual João Mádison (MDB), seu parceiro político. Eles foram até casa dela e do marido, o ex-prefeito Walter Alencar, em Agricolândia. "Parceiros fortes e que juntos trabalham pelo Piauí, assim como nosso mandato", comentou Mádison.
Ainda em Agricolândia, João Mádison esteve no Parque de Exposições onde acontecerá a maior feira agropecuária do Médio Parnaíba, a Expo-Agri, de 28 a 31 de julho. O evento terá leilões, vaquejadas e atrações culturais. "Vai ser um grande sucesso", prevê.
Telmo Neves tem vitória contra o PT na Justiça Eleitoral
Por Arimatéa Carvalho
A Justiça Eleitoral do Piauí deu ganho de causa ao vice-prefeito de Fartura do Piauí, Telmo Neves Dias, do PP, em ação movida pelo Partido dos Trabalhadores que o denunciou por fazer propaganda antecipada através das redes sociais.
Inicialmente havia sido concedida liminar favorável ao PT para a retirada dos conteúdos, decisão prontamente atendida pelo pré-candidato a deputado estadual. Já a decisão proferida pelo juiz eleitoral Agliberto Gomes Machado no dia 31 de março julgou improcedente a ação movida afirmando que “nas postagens impugnadas não se verifica pedido explícito de voto, nem veiculação de conteúdo que exorbite a liberdade de expressão”.
A Procuradoria Regional do Trabalho segue o mesmo pensamento e em parecer se manifestou pela improcedência da ação, reforçando que não houve pedido explícito de votos e que o vice-prefeito se utilizou de direito assegurado pela legislação eleitoral de liberdade de expressão.
Para Telmo Neves, o resultado da ação é recebido com satisfação e sentimento de justiça. “Receber esse resultado é muito satisfatório e importante para restabelecer a verdade. Fomos perseguidos e expostos, obedecemos a liminar e agora tivemos essa vitória que mostra que seguimos agindo de forma correta.”, reforça o vice-prefeito.
Lista aponta 5 eleitos no PP e Júlio Arcoverde aposta: “Elegemos sete!”
Por Sávia Barreto
Cálculo obtido pela coluna com políticos nos bastidores, aponta que o Progressistas poderia eleger cinco deputados estaduais. Seriam eles: Wilson Brandão com 50 mil votos, Marden Menezes com 40 mil votos e Dr.Tales, com 40 mil votos.
As duas últimas vagas seria disputadas por Gustavo Neiva, Gracinha Mão Santa, Aldo Gil (filho do prefeito de Picos, Gil Medeiros) e Bárbara Soares, todos na faixa dos 30 mil votos. O deputado B.Sá Filho teria média de 20 mil, mas também estaria na disputa.
O deputado estadual e presidente do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde, não concorda com a avaliação de outros políticos sobre a chapa da legenda. “Não gosto de especular, gosto de apostar. Vamos fazer sete. Quem quiser apostar é só me falar”, desafiou Júlio Arcoverde.
Vale destacar que ainda há vagas das sobras cujos partidos mais expressivos, como o próprio Progressistas, o MDB e o PT com a federação, almejam reforçar suas bancadas.
Com veto da chapa, destino de Samara Conceição pode voltar a ser federal
Por Sávia Barreto
A “cabeça” (o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal e principal articulador do partido) e a “cauda” da chapa de deputado estadual do Republicanos já mandou recado aos dirigentes da sigla de que não aceita a primeira-dama Samara Conceição na composição.
Já há um compromisso da gestão de Dr.Pessoa em apoiar Jeová Alencar para deputado estadual. Os demais candidatos da chapa, por sua vez, temem que a estrutura da primeira-dama tire a chance deles competirem pelas demais vagas da chapa, que quer eleger três nomes para estadual.
Convencimento
Há um processo de convencimento para que a deputada federal Marina Santos aceite Samara na chapa. A leitura no entorno do prefeito é de que a primeira-dama consolida a chapa de federal e ajuda Marina, pois a deputada precisa de 36 mil votos no mínimo para ser competitiva e disputar uma cadeira pelas sobras.
Números
A expectativa é que Samara saia com 25 a 30 mil votos. Vale contextualizar que Lucy Soares somou 37 mil votos para estadual, quando disputou. Ou seja, é possível que Samara contribua e não que prejudique a eleição de Marina Santos e ainda seja primeira suplente. A questão agora é se a deputada vai mudar de ideia e reconsiderar a entrada da primeira-dama.
Vereadores Gustavo e Alan Brandão votarão em Átila Filho para federal
Por Arimatéa Carvalho
Um dos principais nomes da chapa de federal do Progressistas, o empresário Átila Filho também tem expectativa de boa votação na capital, onde já tem o apoio dos vereadores Alan Brandão (PDT) e Gustavo de Carvalho (PSDB).
No litoral e interior do Estado o pré-candidato já vem colecionando parcerias. Uma das últimas anunciadas foi o apoio do ex-prefeito de Cajueiro da Praia (onde fica Barra Grande), Dr. Girvaldo. Ao lado do deputado federal Átila Lira e do pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil), o gestor explicou que vai apoiar Átila Filho porque acredita em suas propostas.
"Minha amizade com doutor Sílvio vem de muitos anos e juntos precisamos ir mais longe", comentou Dr. Girvaldo
Marcos Aurélio tem apoio dos vereadores Vinício, Venâncio e Zé Nito
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio mostrou força ao reunir em almoço na terça-feira (5) os vereadores de Teresina Vinício Ferreira (Avante), Venâncio Cardoso (PSDB), Zé Nito (MDB) e ainda o suplente de vereador Ítalo Barros (PSDB). O grupo vota com Marcos, que disputa a reeleição na chapa do PSD após sair do MDB devido a uma fusão cruzada.
Saiba em quem os vereadores de THE votam para deputado estadual e federal
Por Sávia Barreto
A coluna traz a tendência de apoio dos vereadores da Câmara de Teresina para deputado federal e estadual. Há alguns nomes indefinidos e outros ainda podem mudar de apoio até o final do pleito. A maioria dos parlamentares não se prende a votar nos candidatos do mesmo partido ou até mesmo do campo eleitoral em que marcham majoritariamente.
Lista: Tendência de apoio dos vereadores da Câmara de Teresina para deputado federal e estadual
Deolindo Moura - Rejane Dias e Dr.Hélio
Dudu- pode apoiar Limma e federal Rejane Dias
Elzuila Calixto - ela própria e Merlong Solano
Paulo Lopes - Não fechou, mas conversou com Bárbara Soares e Samuel Silveira
Venâncio Cardoso - Hélio Rodrigues e Marcos Aurélio
Édson Melo - Jadyel e Jeová Alencar
Gustavo de Carvalho - Átila Filho e Jeová
Evandro Hidd - indefinido
Enzo Samuel - Jeová e Francisco Costa
Alan Brandão- Bsá e Átila Filho
Luís André - Pablo Santos e ele próprio
Teresinha Medeiros - indefinido federal (conversou com Jadyel e Florentino) e estadual Jeová
Markim Costa - Elmano Ferrer e Severo Eulálio
Capitão Roberval - esposa Vânia e Jeová
Jeová Alencar - ele próprio e não tem dobradinha de federal ainda
Bruno Vilarinho - Pablo Santos e Florentino Neto
Vinicius Ferreira - Georgiano Neto e Marcos Aurélio
Renato Berger - Jeová e Júlio César
Ismael Silva - Georgiano e Júlio César
Thanandra Sarapatinhas - indefinido
Polyana Rocha - Teresa Brito e Jadyel
Leonardo Eulalio - ele próprio e Fábio Xavier
Fernanda Gomes - ela própria e Evaldo Gomes
Joaquim Caldas - Jeová e Rejane Dias
Neto do Angelim - Carlos Augusto e Florentino Neto
Valdemir Virgino - Florentino federal e Hélio Isaías
Aluísio Sampaio - Elmano ou Júlio Arcoverde para federal e estadual indefinido
Zé Nito - Felipe Sampaio e Marcos Aurélio
Novo secretário revela prioridades: saúde mental, dentária e da mulher
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) se reuniu com o novo secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, nomeado pela governadora Regina Sousa em substituição a Florentino Neto, que saiu para disputar vaga de deputado federal pelo PT.
Durante a visita, "discutimos novos projetos para o avanço da saúde no Piauí, especialmente no que diz respeito à saúde mental e dentária e à saúde da mulher", conta Mádison. Esses são focos do trabalho do novo secretário.
APELO À POPULAÇÃO
Também na segunda-feira (4), Neris Júnior fez uma apelo aos piauienses para tomarem a dose de reforço contra a Covid-19. A Sesapi constatou que mais de 100 municípios do Piauí têm apenas 40% da população elegível vacinada com a dose de reforço.
MANTER A GUARDA
Segundo o secretário, "a dose de reforço é muito importante para mantermos o coronavírus sob controle. São mais de 100 cidades em que a população não está totalmente protegida com a terceira dose. Precisamos manter o estado do Piauí com o cartão de vacinação em dia para a Covid-19”, afirma o gestor.