Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 121 de 665Blocos de vereadores podem ficar com indicações de cargos e não pastas
Por Sávia Barreto
A divisão de espaços na Prefeitura de Teresina para que os blocos de vereadores possam fazer indicações parece que naufragou de vez. Fonte da cúpula do Palácio da Cidade confirma que a nova proposta na mesa é para que os vereadores indiquem apenas cargos nas pastas.
Latente
“Não vou mais nem me estressar com isso”, disse vereador, em reserva, à coluna, após confirmar a informação. A saída de Daniel Carvalho da Saad Norte é certa, a dúvida é sobre a permanência do grupo do deputado Zé Santana na gestão Pessoa após deixar o espaço. A Semjuv foi oferecida, mas a pouca estrutura de trabalho não agradou.
Não se vá
Parte da cúpula do Palácio da Cidade acredita que a saída do prefeito Dr.Pessoa do MDB já basta como gesto político em relação ao partido. Essa ala defende a permanência de Dr.Ricardo na Saad Rural, por exemplo.
Para esses aliados, o argumento maior é que 2024 é quase amanhã e não é sensato virar as costas para um partido da musculatura do MDB nesse momento. A sigla poderia lançar um nome próprio ou juntar-se à oposição.
Antônio José Lira sobre assumir liderança de Dr.Pessoa: “Estarei pronto”
Por Sávia Barreto
“Na verdade, não nego de ocorrer entendimentos, porém, só tenho que aguardar os acontecimentos! Caso aconteça, estarei pronto pra servir Teresina”, resumiu o suplente de vereador Antônio José Lira, que espera assumir a vaga de líder do prefeito Dr.Pessoa na Câmara de Teresina.
Tudo depende da saída de Renato Berger da função para ocupar a cadeira que foi de Gessy Fonseca na Semest, mas as mudanças estão em compasso de espera.
Vereadora mais votada de José de Freitas garante: Sou Fábio Xavier
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Helena Barros (Republicanos), de José de Freitas, a mais votada na última eleição com 1.157 votos, fez postagem das redes sociais explicando que sua chapa é formada por Rafael Fonteles (governador), Wellington Dias (PT), Jadyel Alencar (PV) e pelo deputado estadual Fábio Xavier (PT).
O ex-prefeito do município de Novo Santo Antônio, Edgar Bona, também reafirmou apoio a Xavier (ao lado dele, à direita). O parlamentar pode alcançar 60 mil votos, sendo o mais votado da federação para a Assembleia.
Jadyel Alencar disputa pelo PV na federação com PCdoB e PT e pode ser uma das surpresas no dia 2 de outubro.
Fernanda Gomes e pré-candidata cadeirante defendem a causa dos PCD
Por Arimatéa Carvalho
A causa das pessoas com deficiência (PCD) foi abraçada pela vereadora de Teresina Fernanda Gomes, pré-candidata a deputada federal pelo Solidariedade. A própria chapa do partido tem uma pré-candidata a deputada estadual cadeirante, Naiane Martins.
Fernanda tem adotado pautas progressistas e se revelado tão hábil na política (ou mais) quanto o pai, deputado estadual Evaldo Gomes. Em seu primeiro mandato na Câmara de Teresina (ela foi a terceira mais votada em 2020), a parlamentar é uma das mais atuantes.
A chapa de federal do Solidariedade deve eleger um nome de maneira direta, sem precisar da matemática das sobras. É uma chapa equilibrada e a participação feminina é bastante forte.
Pessoa não convida Daniel e Ana Paula para visita e troca na Saad é certa
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), visitou a obra da galeria do Mocambinho (que será entregue em maio) sem as presenças do superintendente da Saad Norte, Daniel Carvalho, e sem a ex-deputada Ana Paula, sua mãe e que saiu recentemente da pasta. A obra, aliás, foi retirada da Saad e está sendo tocada pelo secretário Edmilson Ferreira, da Semduh.
Mensagem inequívoca: o prefeito não conta mais com o grupo de Ana Paula como fazendo parte de sua gestão.
Nem Daniel nem a pré-candidata a deputada estadual Ana Paula foram convidados. O Palácio da Cidade encarou como rompimento o fato de Ana Paula não ter se filiado ao Republicanos para disputar pelo partido e nem ter indicado um nome forte para a chapa de federal (ela indicou Luana Barradas, sua secretária executiva).
Nos próximos dias, a troca de comando na Saad Norte deve ocorrer.
OBRA NO MOCAMBINHO
A galeria do Mocambinho, agora com cobertura para caminhadas e lazer, é uma obra prometida há décadas pela Prefeitura e seria da alçada da Saad Norte. O prefeito deve entregar até o dia 15 de maio.
Pré-candidato Felipe Sampaio recebe apoio de Padre Neto, em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O conhecido Padre Neto, de Teresina, anunciou apoio ao pré-candidato a deputado estadual Felipe Sampaio (MDB), filho do presidente da Assembleia, Themístocles Sampaio. Titular da paróquia de Nossa Senhora das Candeias, no bairro Morro, Padre Neto é muito querido da região.
Felipe Sampaio se desincompatibilizou da Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina para disputar vaga de deputado estadual na Assembleia neste ano, substituindo seu pai, que é vice na chapa de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Estado.
A chapa do MDB (resultado de uma fusão cruzada entre MDB e PSD) pretende eleger 12 deputados estaduais neste ano.
Alan Brandão reforça parceria com Átila e B.Sá em reunião na Zona Sudeste
Por Arimatéa Carvalho
O vereador de Teresina Alan Brandão (PDT) e os pré-candidatos B.Sá Filho (estadual) e Átila Filho (federal) estiveram reunidos com moradores na Zona Sudeste da capital. "Foi um dia de encontros produtivos, como esse que tivemos com o vereador Alan Brandão e o deputado estadual B.Sá, na companhia de várias lideranças políticas da Zona Sudeste, como a Cassandra e Reginaldo", explicou Átila.
Átila Filho (que disputa no lugar do pai, deputado Átila Lira) e B.Sá são nomes fortes das chapas do Progressistas. O PP pretende eleger entre cinco e sete deputados estaduais e três federais.
Dobradinhas de federal e estadual seguem fora das diretrizes majoritárias
Por Sávia Barreto
Os pré-candidatos a deputado federal não fazem distinção de bloco ideológico quando se trata da formação de dobradinhas na eleição deste ano. A estratégia é maximizar os apoios de acordo com as regiões, mesmo que sigam em lados opostos nas chapas majoritárias. Os partidos gostariam de inibir a prática, mas é praticamente impossível.
Eu e eles
Um exemplo é Jadyel Alencar, hoje no PV - sigla que integra a federação com o PT - disputa uma vaga na Câmara Federal em dobradinhas com deputados estaduais em diversas regiões como Fábio Xavier, Jeová Alencar, Firmino Paulo, Hélio Isaías, Ana Paula e o progressista Wilson Brandão.
Chapa se reúne com Rafael: paz e reuniões individuais com Viviane e Silas
Por Arimatéa Carvalho
O Solidariedade se reuniu na tarde de terça-feira (19) com o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT) para reforçar a aliança com ele e aparar arestas com dois dos pré-candidatos a deputado federal, Viviane Moura e Silas Freire. Boa parte da chapa de federal esteve presente, inclusive Viviane e Silas.
Rafael ouviu as queixas de ambos, marcou conversas individuais com eles (na quarta-feira à tarde com Silas e na segunda-feira, 25, com Viviane) e ficou tudo pacificado.
O presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, negou que haja qualquer rusga entre o grupo e Rafael. "Pelo contrário, nunca estivemos tão unidos. Isso não procede", questionou.
A conversa com Viviane era para acontecer na quarta-feira, mas ela tem cumprido extensa agenda como pré-candidata a deputada federal, tanto na capital quanto no interior.
Vereadora mais votada de José de Freitas muda de Sílvio para Rafael
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora mais votada de José de Freitas, Helena Barros (Republicanos), que obteve 1.157 votos em 2020, resolveu apoiar o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT). Ela votava com Sílvio Mendes (União Brasil). Além dela, os vereadores Zilzimar (MDB), Junior do Xis (PV) e Cláudia Freitas (MDB) se encontraram com Rafael, levados pelo deputado estadual João Mádison (MDB), parceiro do quarteto.
"Em reunião com Rafael Fonteles, com nossas lideranças do município de José de Freitas, reforçamos que o time campeão está forte", comentou Mádison. O marido de Helena Barros, Luiz Fernando, acompanhou o grupo.