Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 114 de 665Posse da primeira-dama Samara Conceição é cancelada em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Todos os salgadinhos encomendados. Refrigerantes e sucos encomendados. E a primeira-dama de Teresina, dona Samara Conceição, foi surpreendida na noite de quinta-feira (12) com a publicação do Diário Oficial do Município sem sua nomeação para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semest). A posse estava marcada para a manhã de sexta-feira (13) no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
Por pressão de aliados que consideram um erro estratégico colocar a primeira-dama na gestão como secretária, o prefeito Dr. Pessoa não assinou sua nomeação. Amigos contam que ela está mortificada, mas continuará contribuindo com a gestão com toda a dedicação.
Ainda não se sabe quem indicará a Semest, mas pessoas ligadas à dona Samara informaram que, apesar do choque, ela não vai se dobrar.
Corrente, Parnaguá, Curimatá e Redenção ganham estradas novas no Sul
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo anunciou que foi iniciada a recuperação da PI-255, que liga as cidades de Corrente e Parnaguá. Do trecho, 11km já foram concluídos. "Na próxima semana é a vez de iniciar as obras na estrada que liga as cidades de Curimatá e Redenção do Gurgueia", explica.
DE PERTO
Fábio Novo conta que se reuniu com representantes da empresa Hidros, responsável pela obra, que se comprometeu a agilizar a obra. "As obras, que nosso mandato acompanha de perto, contam com recursos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro e execução do DER", explica o deputado do PT.
Evaldo é escolhido relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Assembleia
Por Arimatéa Carvalho
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) foi escolhido como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano de 2023 na Assembleia Legislativa. O projeto foi encaminhado pelo Governo do Estado no final de abril e estabelece os objetivos e metas a serem buscados pelo Executivo no ano seguinte.
Além disso, o documento serve como direcionador da Lei Orçamentária Anual (LOA) que deve ser enviada em setembro para a Assembleia Legislativa.
A tradição é que o relator da LDO seja o mesmo da LOA. Em 2019, o relator das duas matérias foi Nerinho (PT), em 2020, Franzé Silva (PT) e em 2021, Henrique Pires (MDB).
A LDO não estabelece a distribuição orçamentária, mas define o formato em que ela será feita e apresenta as expectativas de receita e despesa do Governo do Estado para o ano seguinte.
Robert comenta divisão na PMT: “Não conheço ninguém que apoia Sílvio”
Por Sávia Barreto
A maioria dos membros da gestão de Dr.Pessoa é favor de um apoio ao petista Rafael Fonteles na disputa pelo comando do Palácio de Karnak. No entanto, o próprio prefeito não esconde não ter nada contra o ex-tucano Sílvio Mendes. O duelo interno se reflete na tendência à neutralidade. A questão é que o próprio grupo de Sílvio prefere não ter o apoio declarado é oficial de Pessoa.
O problema, segundo experiente político ouvido sobre o tema, é que na política ser neutro nunca é a melhor opção. Dr.Pessoa tem sido instado a se definir ainda no primeiro turno. Apoio - leia-se obras - à chapa de federal e estadual do Republicanos seria um ponto de partida importante para sacramentar as parcerias políticas.
Nunca
Questionado pela coluna, o vice-prefeito Robert Rios disse que “nunca” o Republicanos desistirá da chapa de deputado federal para migrar os candidatos para a chapa de estadual, que demonstra maior viabilidade eleitoral. Já sobre os nomes dentro da própria gestão de Dr.Pessoa que defendem que o prefeito anuncie um apoio a Sílvio Mendes, Rios disse desconhecer: “Não conheço ninguém lá apoiando Sílvio”, frisou.
W. Dias e Bonfim se reúnem: ex-tucano vai ajudar o grupo como um todo
Por Arimatéa Carvalho
O cientista político Washington Bonfim, que se filiou ao PSB e declarou apoio à pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT), não irá ajudar apenas Rafael. Ele também vai colaborar com a pré-campanha de Wellington Dias ao Senado, e com o restante do grupo. Eles se encontraram na quarta-feira (11) no escritório de pré-campanha e alinharam as estratégias.
Bonfim seria candidato a governador na federação Cidadania/PSDB, mas o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse publicamente que o partido ficaria com Sílvio Mendes (União Brasil). Bonfim já foi filiado ao PSDB e era muito ligado ao ex-prefeito Firmino Filho.
O cientista político então teve de desistir da pré-candidatura após a fala de Bruno, mas saiu do Cidadania e disse que não poderia se aproximar de nenhum projeto bolsonarista.
Projeto de Fábio Abreu permite permuta de policiais entre estados
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PSD) apresentou na Câmara Federal um projeto de lei que possibilita a permuta de policiais civis, militares, penais e bombeiros militares entre os estados brasileiros. O PL 1047/2022, apresentado pelo parlamentar, estende o benefício já utilizado por juízes aos profissionais das segurança buscando facilitar a transferência de lotação.
MESMO CARGO
“O projeto vai beneficiar principalmente agentes de segurança que desejam retornar aos seus estados de origem. Assim, será possível, por exemplo, que um policial piauiense com atuação em São Paulo possa fazer a troca com outro policial que tenha o desejo da permuta definitiva. Mas para isso acontecer, os profissionais devem possuir a mesma patente ou cargo", explica.
VEJA REGRAS
O texto destaca que para a realização da permuta, os estados devem estabelecer um termo de convênio entre si e entre os pontos principais destaca-se:
• deverá ser igual o número de policiais e/ou bombeiros permutados entre os estados, a fim de que não haja prejuízo no efetivo policial dos entes federativos;
• os profissionais devem ter, a mesma patente, graduação, cargo, enquadramento, função e condecorações que possuir no Estado de origem, ou sua ficha funcional do Estado de origem será avaliada pelo Estado onde a permuta será realizada, e assim, será proposto seu enquadramento financeiro equivalente;
• durante o período de permuta, os policiais, ou bombeiros militares receberão a título de vencimento, subsídio, ou soldo, o equivalente financeiro pago no Estado onde a permuta será realizada, de acordo com o cargo, função, graduação, patente, que possuem no Estado de origem, ou o equivalente enquadramento financeiro dado no Estado onde a permuta será realizada;
• as metas de qualificação profissional e institucional que deverão ser alcançadas por cada grupo de militares permutados dentro do período estabelecido no convênio.
Para onde vai o grupo de Dr.Pessoa? Entenda a “neutralidade” para o Karnak
Por Sávia Barreto
A coluna apurou com fontes que estiveram com o prefeito Dr.Pessoa nos últimos dias que o gestor teria afirmado a interlocutores do mundo político não ter pretensão, nesse primeiro turno, de declarar apoio a nenhum dos candidatos ao Governo do Estado.
Pessoa teria potencial para contribuir, por conta da capilaridade na estrutura da PMT, com pelo menos 150 mil votos. Mas o gestor acredita que não estaria sendo bem tratado por nenhum dos lados da disputa - Sílvio Mendes ou Rafael Fonteles. Ou seja, faltariam recursos e obras para Teresina.
Tendências
A tendência é que o Republicanos fique neutro e o prefeito declare apoio apenas no segundo turno. Pessoa já declarou publicamente que é do time do presidente Jair Bolsonaro, mas deixou em aberto seu apoio ao Governo.
Boa parte do grupo político do prefeito é pró-Rafael Fonteles, mas também há muitos silvistas, o que torna uma possível candidatura própria de Robert Rios cada dia menos provável. Robert já avisou que não será candidato sem apoio de todo o grupo.
Evaldo nega duelo com Republicanos por segunda suplência: “Tranquilo”
Por Sávia Barreto
Há duelo entre os partidos Solidariedade e Republicanos? A segunda suplência do ex-governador Wellington Dias na disputa pelo Senado ainda está em aberto? O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, acredita que não.
Titãs
O presidente do SDD está otimista com a chapa proporcional, e quer eleger dois estaduais e um federal direto. Com os cálculos na ponta do lápis, Evaldo Gomes de fato tem os números para viabilizar um federal, sendo sua filha, Fernanda Gomes, uma das cotadas junto com Silas Freire, Mainha e Viviane Moura.
Com a perda de nomes na chapa do União Brasil, e a dificuldade do Republicanos com o potencial de viabilidade eleitoral da chapa, o SDD disputa com os grandes PT e a federação, PSD e Progressistas. A tendência é que a federação eleja quatro nomes, o PSD três, o Progressistas dois e uma última vaga com as sobras ficaria em disputa com o SDD, União Brasil, PL, Republicanos e o próprio Progressistas tentando fazer um terceiro.
Em evento com Sílvio em J. de Freitas, Adriane defende incentivo ao turismo
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) lançou sua pré-candidatura em José de Freitas com as presenças do pré-candidato ao Senado Joel Rodrigues (PP) e pré-candidatos a deputado federal e estadual de ambas chapas (PP e União Brasil).
A empresária do turismo Adriane era uma das mais empolgadas. Ela conta que sente uma receptividade a suas propostas que a surpreende e estimula, sobretudo quando foca na necessidade de fomentar o turismo no Piauí. No registro, Sílvio com sua filha Cristina, Joel, a deputada federal Magarete Coelho e Adriane.
W. Dias se reúne com Rodrigo Pachêco e discutem “grave crise atual”
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a senador pelo PT, Wellington Dias, se reuniu na terça-feira (10) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o senador Rogério Carvalho (SE).
A pauta foi a proposta de um novo pacto pela democracia e proteção social para, independente das disputas eleitorais, a possibilidade da união de líderes dos três níveis de governo e dos Poderes Constituídos, se somando com o setor privado, para fortalecer a democracia e as instituições e ainda cuidar de uma rede de solidariedade e proteção social.
"Avaliamos a grave crise que atravessa o Brasil, trocamos ideias, a partir do sucesso daquela experiência (combate à Covid-19), para o momento atual, e agradecemos o seu firme posicionamento na defesa da democracia e das instituições", afirmou W. Dias.