Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 100 de 665Renato Berger sobre ir à Secretaria de Governo: “Não tem menor fundamento”
Por Sávia Barreto
Apesar de persistir nos corredores da Câmara de Teresina a insatisfação da maioria dos vereadores com a interlocução que possuem com o secretário municipal de Governo, André Lopes, o gestor deve permanecer no cargo. André, que é advogado e ter perfil técnico, também tem uma relação pessoal com o prefeito, é seu genro, e conta, portanto, com a confiança de Dr.Pessoa. Já os vereadores, alegam que o tratamento que recebem e a resposta às demandas demoram mais do que o necessário.
Cotado para assumir a secretaria municipal de Governo, o atual secretário municipal de Esporte e Lazer, o vereador Renato Berger, foi procurado pela coluna e negou qualquer intenção de ocupar o lugar de André Lopes. Ele deixa claro que se não permanecer na pasta que ocupa atualmente, pretende voltar à Câmara Municipal.
Me deixem onde estou
“Isso não tem o menor fundamento até porque eu não iria. Estou bem na Semel. Eu gosto do esporte e o Dr.Pessoa está gostando do meu trabalho. A secretaria de Governo tem uma pessoa técnica, leal, competente, da escola do Banco do Brasil e que vem fazendo um bom trabalho. Não há nem pensamento em deslocar o André para outro lugar”, pontuou Renato Berger.
Vereadora Thanandra pode se candidatar a federal pelo Patriota
A coluna apurou que a vereadora Thanandra Sarapatinhas pode ser candidata a deputada federal pelo Patriota. Ela tentou deixar o partido e se filiar ao Republicanos, mas não foi liberada pelo presidente estadual, Gustavo Henrique e nem após pedido à Justiça. Como tem aparecido bem em pesquisas de intenção de voto mesmo sem ser candidata, a vereadora tem cogitado disputar o pleito. Ela conversou com outros pré-candidatos a deputado federal, como Jadyel Alencar, mas ainda não fechou apoio. Para estadual, Thanandra apoia Aldo Gil, da região de Picos, e Jeová Alencar.
Ex-novata
Falando em Thanandra, ela foi a escolhida para ser a primeira suplente na eleição da Mesa Direita da Câmara Municipal no biênio 2023/2024 que ocorreu na quarta-feira (15). A protetora de animais, eleita pela primeira vez em 2020, é uma das novatas que passou a compor a administração da Casa. Logo após a votação, Thanandra Sarapatinhas deu um caloroso abraço no presidente eleito do Legislativo, Enzo Samuel (PDT), o parabenizando pela vitória.
Novas adesões de prefeitos do Progressistas a Rafael Fonteles
Ananias Ribeiro
Na próxima semana, mais dois prefeitos do Progressistas vão aderir a Rafael Fonteles. A informação é de uma fonte próxima ao pré-candidato a governador do PT. Em se confirmando as novas adesões, sobe para 10 o número de prefeitos do Progressistas que mudam de lado nos últimos 90 dias. Com isso, a balança da batalha dos líderes pende ainda mais para a base aliada.
Os prefeitos que já deixaram o Progressistas e migraram para a base governista são: Dr. Celso Antônio, de São José do Peixe, se filiou ao PT; Karyne do Rodrigão, de Cocal de Telha, que foi para o PSD; Raimundo Sobrinho, de Currais, se filiou ao MDB; Alemão, de Parnaguá, que ingressou no PT; Pedro Filho, de Madeiro, também se filiou ao PT; Murilo Bandeira, de Sigefredo Pacheco, assinou a ficha do PT; e Jabes Júnior, de Riacho Frio, foi para o PSD.
E até agora Sílvio Mendes e Ciro Nogueira não conseguiram a adesão de nenhum prefeito do PT. Se filiou ao Progressistas o prefeito de Várzea Grande, Dr. Segundo, que era do Republicanos.
Vereadores de Teresina
Em Teresina, segundo os cálculos da base aliada, a situação também é favorável a Rafael Fonteles. Com as adesões recentes dos vereadores Luís André, Pollyana Rocha, Markim Costa, Neto do Angelim e Capitão Roberval, o pré-candidato Rafael Fonteles passa a contar com o apoio de 19 dos 29 vereadores de Teresina.
Com Sílvio Mendes estão nove vereadores - Edson Melo, Paulo Lopes, Aluísio Sampaio, Alan Brandão, Valdemir Virgino, Evandro Hidd, Jeová Alencar, Tanandra Sarapatinhas e Teresinha Medeiros. O vereador Ismael Silva ainda não se decidiu sobre apoio majoritário nas eleições de 2022.
'Melhor ligar para Dalle': quem é o teatral advogado de Jairinho e outros
O primeiro interrogatório do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), foi marcado por uma cena inusitada. A juíza Elizabeth Machado Louro discutiu por cerca de 30 minutos com os advogados, depois que eles sistematicamente ignoraram a ordem dela para que sentassem.
A discussão aconteceu na 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Em um dos momentos, o advogado Cláudio Dalledone Júnior, que defende o político acusado pela morte do enteado, o menino Henry Borel, começa a filmar a sessão. Isso acirrou ainda mais os ânimos, e a magistrada classificou o caso como misógino e intimidador para ela.
Horas antes de iniciar o seu interrogatório, Jairinho havia destituído outros seis membros da defesa, só sobraram os integrantes do escritório de Dalledone. Os juristas que saíram alegaram "incompatibilidade técnica".
Essa não é a primeira vez que Dalledone Júnior se envolve em polêmicas em tribunais. Com escritório sediado em Curitiba (PR), o advogado ganhou projeção nacional na última década por defender acusados de crimes com grande.
A mais recente cliente dele é a atriz Antonia Fontenelle, no processo que responde por associar o youtuber Felipe Neto à pedofilia. 'É melhor ligar para o Dalledone' Com mais de vinte anos atuando em casos do Tribunal do Júri, Dalledone é um dos mais requisitados advogados criminalistas do país.
A sua atuação e a forma como defende os seus clientes nos julgamentos, em ações que beiram a teatralidade, costumam virar notícia na imprensa.
Ele se notabilizou ao defender 13 policiais militares do Paraná acusados de matar cinco suspeitos de roubo em 2009, conseguindo a absolvição de todos. O caso é considerado um dos maiores julgamentos da história da Justiça do Paraná. Em entrevista ao UOL, em 2018, ele disse acreditar que livrou mais de 100 policiais da cadeia.
Ele, inclusive, é comparado por jornalistas paranaenses com o advogado Saul Goodman, que defendia o traficante Walter White, da série "Breaking Bad". Na ficção, o defensor popularizou o bordão "Better Call Saul" (melhor ligar para o Saul, na tradução).
Jornalistas no Paraná brincam que, quando alguém está muito encrencado, o suspeito costuma ser orientado a seguir a dica "Better Call Dalle" (é melhor ligar para o Dalle). "É uma brincadeira, mas eu não quero ser confundido com aquele que está a encobrir alguma coisa errada. Isso é uma coisa muito perigosa.
Já tive situações da pessoa imaginar que eu pudesse contribuir [com a ocultação de um crime], e isso não é coisa de advogado, nem de ser humano. Não compactuo com as atitudes fora da lei, mas se a pessoa vier a ser acusada eu vou estar ali para defender seus direitos", declarou ao UOL sobre a comparação.
Filhos vestidos de PM no tribunal No julgamento dos 13 policiais, Dalledone protagonizou uma cena curiosa ao lado dos dois filhos, à época, com 5 e 7 anos. Ele os vestiu com farda militar e entrou segurando as mãos das crianças. Para ele, isso teria contribuído para conseguir "engajamento" da opinião pública para absolver os policiais do crime de homicídio. "O julgamento virou um frenesi, foi uma coisa que eu nunca tinha visto", afirmou, na ocasião.
Samantha Cavalca anuncia pré-candidato Coronel Viana como vice-presidente
Por Arimatéa Carvalho
A presidente regional do PL e pré-candidata a deputada estadual, Samantha Cavalca, anunciou um novo membro na diretoria do partido. Coronel Viana assume como vice-presidente. O gestor, que disputou a Prefeitura de Picos em 2020, chega com energia ao cargo.
“É um momento importante em que temos que assumir responsabilidades em prol de um Piauí cada vez mais honesto e verdadeiro. Essa missão no partido do presidente Bolsonaro faz parte disso e reforça nosso comprometimento com um projeto estadual e nacional de garantir ao povo uma alternativa contra a corrupção e contra o atraso. Me sinto feliz por ocupar esse novo posto e darei o melhor de mim pelo partido e pelo povo do Piauí”, comentou.
Ele relembra que o caminho para um trabalho honesto já vem sendo trilhado há décadas e agradece o voto de confiança. A presidente regional do PL, Samatha Cavalca, acredita que o Coronel Viana seja um grande reforço para a chapa que vai concorrer à vaga de deputado federal. É o Piauí bem representado na Câmara.
SOBRE O VICE-PRESIDENTE
Pré-candidato a deputado federal, além de policial militar, Coronel Viana tem levantado questões e buscado melhorias especialmente nas áreas de saúde, meio ambiente,desenvolvimento econômico e segurança pública.
Luís André vota em Pablo e Castro Neto, que fazem dobradinhas pelo interior
Por Arimatéa Carvalho
Alguém duvida da força e representatividade desse encontro? O vereador e secretário de Meio Ambiente de Teresina, Luís André, ladeado pela dupla formada pelo deputado estadual e pré-candidato à reeleição Pablo Santos (MDB) e pelo pré-candidato a deputado federal Castro Neto (PSD). Os dois, por sinal, apostaram na dobradinha e estão com agenda política em vários municípios do Estado.
Luís André já era parceiro político de Pablo Santos, que o ajudou em sua reeleição para vereador da capital. Pablo é um dos nomes fortes da chapa do MDB, que deve eleger dez deputados estaduais no dia 2 de outubro, podendo chegar ao 11º.
Castro Neto deve ficar com uma das três vagas do PSD na Câmara Federal. Ele é filho do senador Marcelo Castro (MDB) e ex-diretor geral do DER.
Nixon percorre municípios do Sul expondo propostas para a Câmara Federal
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Coronel Nixon (PSD) tem feito uma pré-campanha intensa, mas discreta nas redes sociais, pois com uma competição acirrada "o segredo é a alma do negócio". A última maratona foi pelo Sul do Piauí, em diversas cidades. Ele conversou com lideranças, apoiadores e diretamente com as famílias. No registro, ele fala sobre suas propostas como convidado de um arraial.
Nixon Frota é coronel reformado do Exército Brasileiro e foi comandante do 25 BC quando do centenário do batalhão, se destacando na função. Ele depois assumiu o cargo de coordenador de Segurança Pública da Prefeitura de Teresina, mas pediu demissão.
Nixon atendeu o convite do presidente Themístocles Filho (MDB) de entrar na disputa política e também do deputado federal Júlio César para se filiar ao PSD.
Vereadores questionam possível reação do Palácio da Cidade à eleição da CMT
Por Sávia Barreto
O vice-prefeito Robert Rios foi questionado pela coluna se após a eleição da presidência da CMT, o prefeito Dr.Pessoa deveria buscar reconstruir sua base aliada no Legislativo. Rios negou: “Nossa base é do tamanho da base do Jeová e Enzo”. O vice-prefeito também avaliou positivamente o impacto da eleição de Enzo na relação PMT e CMT. “Excelente. Vamos comemorar juntos: ele pagando”, brincou.
O tom apaziguador do vice-prefeito exclui a tensão que existiu entre ele e Enzo na semana passada, quando o vereador entregou o cargo de líder da gestão de Dr.Pessoa na Câmara alegando interferência de Rios na articulação com os vereadores.
Fontes da Câmara questionam se não haverá uma reação futura do Palácio da Cidade a respeito da eleição antecipada da CMT. Ou seja, o Palácio agiria dessa vez de modo mais discreto, mas sem deixar de buscar uma interlocução direta com os vereadores.
Em off
A ideia seria formar uma base apoiadores sem a dependência de ter o presidente da Câmara, Jeová Alencar, como principal articulador desse diálogo. Com a vitória de Enzo Samuel, esse cenário se torna mais distante, porém não é impossível. Para isso, por exemplo, Renato Berger teria que deixar a Semel e retornar à Câmara. O suplente Antônio José Lira seria deslocado do espaço. As consequências impedem movimentos bruscos nesse momento. A aguardar.
Enzo Samuel nega que vá trocar apoio de Rafael para Sílvio Mendes
Por Sávia Barreto
Circulou nos bastidores da política a informação de que o vereador Enzo Samuel, agora eleito presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023 e 2024, estaria articulando apoio a Sílvio Mendes ao Governo e Joel Rodrigues ao Senado. Enzo já fez, inclusive, evento de apoio ao petista Rafael Fonteles ao Governo do Estado. Portanto, a mudança de lado surpreenderia.
A coluna questionou o parlamentar. Enzo Samuel negou a possibilidade de migrar da base aliada para o grupo agora apoiado pelo atual presidente da Câmara, o vereador Jeová Alencar. Enzo ainda aguarda que o PDT libere os pré-candidatos e filiados a respeito de apoios em palanques regionais, considerando que a sigla não terá candidato próprio ao Governo ou Senado. No PDT, os vereadores Evandro Hidd e Alan Brandão apoiam Sílvio e Joel.
Dudu fica com Jeová e Enzo, que deve ter 28 votos na eleição antecipada
Por Arimatéa Carvalho
No sítio Quintal do Lira, do vereador Antônio José Lira (Republicanos), o vereador Dudu (PT) fumou o cachimbo da paz e selou a eleição do colega Enzo Samuel (PDT) para a presidência da Câmara de Teresina na quarta-feira (15). Na noite de terça-feira (14), nada menos que 24 vereadores se reuniram no sítio e confirmaram que a eleição antecipada de Enzo é irreversível.
Diante do número expressivo, o eventual rival de Enzo, o vereador Renato Berger (PSD), não teria nem mesmo os nove nomes necessários para formar chapa na eleição de quarta-feira. Com Dudu, Enzo deve ter 28 dos 29 votos da Câmara (é prevista a abstenção do vereador Ismael Silva, do PSD).
"Dudu é meu irmão e meu amigo", comentou ao blog o presidente da Casa, Jeová Alencar (Republicanos), que é pré-candidato a deputado estadual e tido como eleito. Ele indicou o amigo Enzo Samuel, que ganhou pronto apoios dos vereadores pelo bom relacionamento que sempre manteve com os demais.
O apoio de Dudu é importante. Ele disse ao Jogo do Poder, ainda na manhã desta terça-feira, que temia pela legalidade da antecipação da eleição da presidência e não declarou se votaria em Enzo.
Embora não seja um candidato-raiz do Palácio da Cidade, a leitura é que ele permanece aliado do prefeito Dr. Pessoa e não será nenhum problema para a gestão. A eleição de Enzo, contudo, mostra que o cabo de guerra entre Jeová e o vice-prefeito Robert Rios (Republicanos), pela influência na Câmara, foi vencido com larga vantagem pelo presidente atual.