Presidente regional do Progressistas, Joel Rodrigues confirmou nesta segunda-feira, 27 de novembro, que o Diretório Nacional da legenda está realizando uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar se é possível ou não uma pretensa candidatura sua à vice em Teresina.
O imbróglio se dá pelo fato que Joel foi reeleito prefeito de Floriano em 2020, deixando o cargo pouco mais de um ano depois para concorrer ao Senado – ficando na segunda posição, atrás de Wellington Dias. Assim, caso disputasse em 2024 para um cargo majoritário a Justiça Eleitoral poderia considerá-lo prefeito itinerante e é nesse ponto que se destrincha o questionamento ao TSE.
“A Executiva Nacional está fazendo a consulta, por ventura, é só mais um nome, ou seja, vai depender do resultado da consulta, da composição de forças partidárias, mas se vier a acontecer estamos à disposição”, cravou.
A questão da composição das forças partidárias versa especialmente para a ‘esperança’ de que Sílvio Mendes e o presidente do PSDB, Luciano Nunes, voltem a se entender, o que abriria as portas para uma chapa majoritária entre os dois. No entanto, essa possibilidade parece cada vez mais remota.