Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 97 de 104Progressistas faz jogada ensaiada enquanto come no prato do governo
Reparou que há certa dissonância entre o discurso do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e do presidente estadual da sigla, deputado Júlio Arcoverde, no que diz respeito à candidatura do congressista ao governo do Piauí em 2022?
Enquanto Júlio repete que o candidato é (e será) o senador, o próprio Ciro Nogueira já admitiu à imprensa que está sim em busca de outro nome - de preferência dentro do partido - para disputar o comando do Palácio de Karnak contra o candidato de Wellington Dias, que tem tudo para ser o atual secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
Uma bela jogada ensaiada.
Convenhamos: é cedo para Ciro jogar suas cartas na mesa. Por enquanto, os nomes mais fortes para assumir a candidatura majoritária em 2022 são os das deputadas federais Margarete Coelho e da grande parceira política do senador, Iracema Portella.
Enquanto puder, Ciro vai continuar valorizando seu passe repetindo que é o candidato, forçando movimentações do governador Wellington Dias. Ganha tempo para aumentar sua projeção no cenário nacional, cada vez mais aliado do presidente Jair Bolsonaro, esperando a primeira oportunidade de fazer mais uma boa indicação. A bola da vez é o Ministério da Saúde, onde a "batata" de Eduardo Pazuello continua assando.
Também não vai se apressar em exigir a saída dos deputados e lideranças progressistas da base do governo. Acomodados no Karnak, fazem mais por suas bases eleitorais, trabalhando por suas reeleições. E, quando não houver mais jeito, dirão tchau sem olhar para trás.
Prefeito Paulo César, de Francinópolis, é eleito presidente da APPM
O prefeito de Francinópolis, Paulo César (Progressistas), foi eleito presidente da Associação Piauiense de Municípios do Piauí, para o biênio 2021/2022. A votação ocorreu nesta sexta-feira (08/01).
O resultado foi divulgado no final da tarde de hoje pelo presidente da comissão eleitoral e procurador da APPM, o advogado Fábio Viana.
Paulo recebeu 102 votos contra 90 do prefeito Toninho de Caridade (PSD), de Caridade do Piauí, que era considerado favorito na disputa.
O gestor de Francinópolis - reeleito nas eleições municipais de novembro - tinha como principal apoiador na eleição o senador Ciro Nogueira (Progressistas), além do deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas), que nas últimas horas acompanhou direto da sede da associação o andamento do pleito.
Dos 224 prefeitos aptos a votarem, 32 faltaram. Os votos foram depositados em urna eletrônica.
"Gostaria primeiramente de agradecer a Deus. Agradecer a cada amigo de Francinópolis que aqui veio me ajudar. Só tenho a agradecer, muito obrigado. Agradecer os prefeitos e prefeitas que desde o início confiaram em mim. E foram eles que colocaram meu nome hoje como presidente da APPM", afirmou Paulo.
Ele reforçou ainda seu compromisso em tornar a APPM em uma "entidade técnica", que preste a devida assistência aos municípios, além de reforçar a defesa pelas causas municipalistas.
O ato de posse da nova diretoria foi realizado logo após a divulgação do resultado.
Outra eleição realizada no dia de hoje definiu o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR). Robertinho (Progressistas), de Miguel Leão, foi aclamado vencedor.
Iaspi prorroga suspensão da emissão de novas guias de “home care”
A diretoria do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Estado do Piauí (Iaspi), prorrogou, pelo prazo de seis meses, a suspensão da emissão de novas guias de atendimento e internação domiciliar, o denominado “home care”.
A portaria assinada pela diretora-geral do Iaspi, Daniele Amorim Aita, se refere especialmente aos casos de média e alta complexidade.
As guias já autorizadas serão mantidas até a conclusão do tratamento.
A portaria, datada de 4 de janeiro, está publicada no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (8).
Prefeitos votam para escolher o novo presidente da APPM
A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza nesta sexta-feira (08/01) a eleição para a escolha da sua nova diretoria, para o biênio 2021-2022.
O pleito marca o fim do mandato de Jonas Moura (PSD), ex-prefeito de Água Branca.
Pela primeira vez desde 2014, não houve consenso na definição do presidente.
Dois prefeitos estão disputando o cargo. São eles: Toninho de Caridade (PSD), do município de Caridade do Piauí, e Paulo César (Progressistas), de Francinópolis.
A votação teve início com a abertura da Assembleia Geral e seguirá até 17h.
O resultado deve ser anunciado ainda hoje.
Nixon Frota é nomeado comandante da Guarda Municipal
Foi publicada no Diário Oficial do Município de Teresina, edição desta quinta-feira (07/01), a nomeação do coronel Nixon Frota para o comando da Guarda Municipal.
Ele ficará no cargo até que seja aprovada, por meio de reforma administrativa, a criação da Secretaria Municipal de Segurança, que passará a coordenar a Guarda.
A proposta ainda será elaborada pelo prefeito Dr. Pessoa e enviada à Câmara de Vereadores.
Atualmente, o grupamento faz parte da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas.
Maia afirma que Bolsonaro consegue superar “delírios” de Trump
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), quer que os partidos políticos acionem a Justiça pedindo que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dê explicações sobre a declaração à respeito de suposta fraude nas eleições brasileiras.
Bolsonaro afirmou que sem voto impresso e urnas auditadas, o Brasil terá "problemas priores do que os Estados Unidos".
Maia considera a fala um ataque ao Tribunal Superior Eleitoral e seus juízes.
"Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump", afirmou Maia nas redes sociais, se referindo ao apoio do brasileiro ao presidente americano, que no dia de ontem incitou manifestações que culminaram na invasão ao Capitólio.
Setur vai propor a W.Dias adiamento do Carnaval no Piauí
O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, vai propor ao governador Wellington Dias o adiamento das festividades de carnaval no Piauí em razão do cenário ainda preocupante da pandemia do novo coronavírus.
“O vírus continua circulando, já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, com aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, observa o gestor.
O adiamento da folia de Momo já vem sendo debatido em estados onde a tradição do carnaval é ainda mais pujante, como Bahia e Rio de Janeiro.
“O Piauí tem muitas cidades com tradições carnavalescas, a exemplo de Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano, por exemplo. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público, não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avalia.
O Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE), que decidirá sobre a questão, recomendou, por exemplo, que as festividades de réveillon fossem suspensas.
A questão também será tratada com os prefeitos, já que boa parte dos eventos de carnaval ocorrem com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), para fomentar o setor no estado.
“Discutiremos com os prefeitos dessas cidades também para avaliar um momento oportuno para que essas festas possam voltar a acontecer, mas em segurança”, pontua Flávio Nogueira.
Morro Cabeça no Tempo: prefeito denuncia ex-gestor ao TCE-PI
O ex-prefeito Antônio Carlos Batista, de Morro Cabeça no Tempo, cidade localizada a 714 km de Teresina, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí pelo atual gestor, Josué Alves (Progressistas), por supostas irregularidades praticadas na gestão.
A denúncia foi formalizada ainda no final de dezembro, diante de licitações publicadas pelo ex-prefeito para a aquisição de merenda escolar para atender a rede municipal e de termo de aditivo para o fornecimento de combustível.
Batista, ex-prefeito de Morro Cabeça no Tempo (PI)
“Ambos aditivos refletem valores exorbitantes, os quais totalmente injustificáveis, dada a ausência de necessidade urgente pelo município, uma vez que as aulas encontram suspensas no caráter presencial em razão da pandemia”, diz trecho da denúncia levada ao TCE, que pede a anulação dos atos.Josué chegou ainda a pedir o bloqueio das contas da prefeitura, para que fosse garantido o pagamento dos débitos da antiga gestão com servidores públicos, com a Equatorial e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A representação foi encaminhada para o gabinete do conselheiro Kennedy Barros, que repassou o processo para a Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), para análise e manifestação acerca do pedido de medida cautelar de bloqueio de contas.
Fábio Novo afirma que Secult vai desapropriar e revitalizar o Cine Rex
A proposta da prefeitura de Teresina em transformar o Cine Rex em abrigo para moradores de rua tem encontrado resistência, em especial da classe artística, que há muito luta pela revitalização do espaço para fins culturais.
E a Secretaria Estadual de Cultura já se manifestou, avisando que o prédio será desapropriado para ser transformado em um cinema de arte.
“Vamos desapropriar e revitalizar! Ele será um cinema de arte e abrigará a escola de audiovisual, completando assim a revitalização do Complexo Cultural da Praça Pedro II”, afirmou o secretário Fábio Novo em publicação no Twitter.
Ele destaca ainda que a ideia de revitalizar o Cine Rex é mais uma ação da política de requalificação do centro histórico.
O uso do Cine Rex como abrigo para moradores de rua foi o primeiro anúncio do prefeito Dr. Pessoa (MDB). A iniciativa vai ao encontro das propostas feitas por ele ainda na campanha, quando afirmou que as políticas de proteção social seriam a sua prioridade.
Elisabeth Sá debate com Dr. Pessoa prioridades na atuação da Semam
A secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Sá, foi recebida em audiência pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (05/01), para debater demandas prioritárias da pasta na nova administração.
Esse foi o primeiro encontro de trabalho da gestora com o prefeito, em reunião que contou também com a presença do secretário de Governo, Adolfo Nunes, e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Um dos principais pontos debatidos foi a revitalização do Rio Poti. O prefeito quer aproveitar o potencial turístico e produtivo do rio, para favorecer em especial a agricultura familiar. Neste aspecto, Pessoa voltou a falar na criação do canal de transposição do Rio Parnaíba para o Poti para favorecer a irrigação em áreas de plantio.
Segundo a secretária, o prefeito também questionou o fato de que boa parte do que é comercializado no Mercado do Peixe da capital venha de fora, e defendeu que a pasta atue para que a pesca nos rios da capital sejam consolidadas como fonte de renda.
"E da nossa parte, falei da intenção de fazer com que a população de Teresina conheça a beleza dos nossos rios. Nós temos duas cachoeiras, são pequenas, mas lindas, e pouca gente conhece. No passeio que fiz pelo rio [Poti], vi muitas garças, e que a nossa mata ciliar é preservada", disse Elisabeth.
Em relação à preservação dos rios, a secretária afirmou que a Semam vai continuar com o projeto de limpeza e controle dos aguapés. Ação conjunta com o trabalho de fiscalização e de despoluição das águas do Poti.
A gestora quer ainda incentivar práticas esportivas e trabalhar na elaboração do Código Ambiental, que até hoje Teresina não tem, para garantir maior segurança jurídica nas ações da Secretaria e na liberação de licenças.