Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 95 de 104ADH convoca 77 trabalhadores que foram afastados por conta da Covid-19
Os trabalhadores da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) que estavam afastados das atividades, em razão da pandemia da Covid-19, foram convocados, por meio de portaria, para retornarem ao expediente presencial a partir de 18 de janeiro.
A lista completa dos 77 trabalhadores convocados está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 14 de janeiro.
As medidas preventivas adotadas no âmbito da ADH foram estabelecidas por meio de portaria publicada em março de 2020, estipulando o afastamento de servidores com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, por fazerem parte do grupo de risco ao coronavírus.
A convocação, assinada pela diretora da agência, Gilvana Gayoso, considera que os órgãos do Estado estão, em sua maioria, funcionando de forma presencial, e que a ADH está em “desvantagem”, já que boa parte dos empregados têm idade superior a 60 anos, o que "prejudica o andamento dos projetos habitacionais e demais serviços do órgão".
Os convocados “deverão adotar as medidas de higienização necessárias para prevenir a disseminação do vírus, conforme recomendado pelos órgãos de saúde pública”.
Dias após nomeação, coordenadores da SEMDUH são exonerados por Pessoa
Nomeados no início de janeiro por Dr. Pessoa (MDB) para cargos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Weldon Bandeira e Augusto César Monte acabaram exonerados pelo prefeito, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira (14/01).
Os atos podem ter relação com o fato de que os dois ocupavam cargos na gestão de Firmino Filho.
Weldon era o chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) até 2020 e tinha sido nomeado coordenador de limpeza pública na pasta que tem como secretário o engenheiro Edmilson Ferreira.
Já Augusto César era coordenador de iluminação pública da SEMDUH na 'era' tucana, cargo que acabou mantendo por poucos dias na gestão Pessoa.
Nos bastidores, o comentário é de que os atos são resultado da “caça às bruxas” para tirar da PMT todo e qualquer resquício da tucanada, e zerar as indicações dos vereadores até então aliados de Firmino.
Ex-prefeito é alvo de representação por não fornecer dados ao TCE/PI
O ex-prefeito de Aroazes, Antônio Tomé Soares, é alvo de representação do Ministério Público de Contas por ter deixado de prestar informações ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí, referentes ao exercício de 2019.
Os dados foram solicitados por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), com intuito de diagnosticar a situação dos serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos dos municípios piauienses.
Após aplicação de questionário sobre a situação nos municípios, o TCE instaurou processo contra a prefeitura de Aroazes, por conta de informações que deixaram de ser repassadas.
Na representação, a procuradora Raïssa Maria Rezende de Deus Barbosa explica que os dados se referem aos veículos usados na coleta de resíduos sólidos, o que limitou a análise pelo TCE.
O MPC pede o acolhimento da representação e a notificação do ex-gestor, bem como a aplicação de multa pela “sonegação” de informações.
A demanda foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Delano Câmara.
Em Altos, kits de prevenção ao câncer vão parar no lixo
A prefeitura de Altos precisou descartar dois mil testes de prevenção ao colo do útero e caixas de material contra o tabagismo, que estavam vencidos.
Segundo o prefeito Maxwuell da Mariínha, os kits perderam a validade em 2018 e 2019. Em publicação nas redes sociais, ele culpou a gestão anterior pelo descaso.
"Vamos tentar corrigir esse desperdício e recuperar o prejuízo causado à saúde de milhares de altoenses", destacou.
Deputada acompanha 1ª reunião deliberativa da nova diretoria da APPM
A primeira reunião deliberativa da nova presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizada nesta quinta-feira (14/01), contou com uma convidada “federal”.
A deputada Iracema Portella, que foi cumprimentar o colega de partido e novo presidente da entidade, o prefeito Paulo César, de Francinópolis, acabou ficando para a encontro com os gestores.
Aproveitou para reforçar seu compromisso e apoio à pauta municipalista durante a nova gestão.
Iracema parabenizou ainda o prefeito Robertinho, de Miguel Leão, novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR).
Para bom entendedor, fica claro que são os primeiros movimentos em 2021 da deputada - que possui forte base no interior do Piauí - em busca de viabilizar uma candidatura ao governo do estado no próximo ano. Mesmo que a primeira alternativa no Progressistas seja ainda o senador Ciro Nogueira.
Eleição da Câmara: Abreu vai ouvir comando do PL antes de definir voto
O deputado federal Fábio Abreu (PL) garante que ainda não definiu seu voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Em Teresina, o parlamentar esteve tanto na recepção preparada para o deputado Arthur Lira, do Progressistas, como no encontro de Baleia Rossi, do MDB, com o governador Wellington Dias (MDB).
“Terei uma conversa com o presidente do PL nacional”, respondeu Abreu quando questionado sobre em quem iria votar.
Contudo, o presidente nacional do Progressista, Ciro Nogueira, saiu do jantar oferecido para Lira contando com o voto de Fábio Abreu.
PL tem candidato
Apesar de setores do PL terem anunciado apoio ao deputado progressista, o coordenador da chamada "bancada da bala", o deputado Capitão Augusto (PL-SP) anunciou que é candidato à presidência da Câmara.
Ele aposta em “traições” para vencer a disputa.
Iracema pode ser a candidata do Progressistas ao governo em 2022
A deputada federal Iracema Portella afirmou, nesta quinta-feira (14/01), que já debateu com o senador Ciro Nogueira a possibilidade de que ela seja a candidata do Progressistas ao governo do Piauí em 2022.
Contudo, ela diz, o nome do momento no partido para a disputa é o do senador.
“Já conversamos sobre isso, sim. Até o momento, o nome do Progressistas para disputar o Governo do Estado é o do senador Ciro, mas temos nomes fortes, temos opções e eu estou, como sempre estive, à disposição do partido”, afirmou o blog.
Disposta a entrar na corrida pelo comando do Palácio de Karnak, Iracema lembra que esse “é o sonho de todo político que ama seu Estado”.
“Estou no meu terceiro mandato na Câmara, tenho serviços prestados, tenho consciência da importância do meu trabalho”, completa a parlamentar.
Além de Iracema, a deputada federal Margarete Coelho é também vista como alternativa dentro do Progressistas para concorrer em 2022. Contra ela, pesa a relação próxima com Wellington Dias, de quem foi vice-governadora, sendo ainda detentora de importantes indicações no governo PT, como a da irmã, Sádia Castro, na secretaria de Meio Ambiente.
Em meio a rumores de que sairá do PSC, Gessy não vai a evento da sigla
Em meio aos rumores de que pode deixar o PSC, a ex-candidata a prefeita e secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca, não apareceu no evento de filiações do partido, realizado na manhã desta quinta-feira (14/01).
Ao blog, Gessy afirmou que só foi avisada no dia de ontem sobre o ato, e que já havia agendado compromissos importantes.
“Minha prioridade são os compromissos da secretaria”, destacou Gessy.
PSC articula candidatura em 2022
No evento, o presidente estadual da legenda, Valter Alencar, confirmou que o PSC buscará viabilizar candidatura ao Governo do Piauí nas Eleições de 2022.
Ele diz que a legenda tem sido muito procurada “por um movimento renovador por pessoas que estão buscando a sigla para defender a bandeira da família, da nossa saúde e direitos”.
Valter ainda deu posse à Mara Denise - que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Gessy Fonseca em Teresina - no comando do PSC Mulher.
Prefeitura agenda 8 pregões em um só dia; MPC entra com representação
O Ministério Público de Contas ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) contra a prefeitura de Rio Grande do Piauí, apontando irregularidades na publicação de oito pregões presenciais, marcados para o mesmo dia.
Na representação, o procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos afirma que o cadastramento das licitações no sistema Licitações Web, do TCE, estão em “desacordo com o prazo previsto no artigo 6º da Resolução nº 06/2017, o qual estabelece o prazo de um dia útil para preenchimento eletrônico das informações relativas à abertura do procedimento, tendo realizado os aludidos cadastramentos mais de 10 (dez) dias após a publicação na imprensa Oficial e apenas três dias antes da data prevista para realização de sessão de abertura dos certames”.
Ressalta que a irregularidade prejudica a publicidade dos procedimentos, o que afetaria o caráter competitivo dos certames, podendo resultar em prejuízo à administração pública.
Chama atenção ainda para o fato de que a Prefeitura programou todos os oito certames para o mesmo dia, 14 de janeiro, com intervalo de apenas 30 minutos entre o início de cada procedimento.
O MPC pede a procedência da representação e a suspensão dos Pregões Presenciais nº 01/2021, 02/2021, 03/2021, 04/2021, 05/2021, 06/2021, 07/2021 e 08/2021, até que a prefeitura Rio Grande do Piauí programe e realize as sessões de abertura das licitações no prazo mínimo de sete dias úteis após sua disponibilização no sistema Licitações Web.
A representação foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Jaylson Campelo.
Merlong propõe realização do Enem após o início da vacinação
O deputado federal Merlong Solano (PT) defende que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, sejam aplicadas somente após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.
Na opinião do parlamentar, manter as datas é “mais um atentado do governo Bolsonaro contra a saúde pública”.
Diz isso levando em conta estatísticas indicando a possibilidade de que até 54 mil pessoas infectadas participem da prova. “O governo que não vacina a população brasileira é o mesmo que quer realizar o Enem agora, justamente no momento em que estão aumentando os casos de contaminação, a ocupação de leitos e o número de mortes. Realizar o Enem agora é agravar a pandemia”, ressalta.
Merlong considera ainda a dificuldade enfrentada pelos alunos da rede pública de ensino, que não têm acesso aos canais de educação à distância. Assim, realizar o ENEM agora, ele diz, “é consolidar a desigualdade no acesso da nossa juventude ao ensino superior, em prejuízo das famílias mais pobres do nosso país”.