Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 93 de 97Nove deputados retornam às suas secretarias no governo W.Dias
Nove deputados estaduais voltam, a partir desta segunda-feira (14/12), aos seus cargos no governo do Estado.
São eles:
1. NERINHO - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
2. FLÁVIO NOGUEIRA JR - TURISMO
3. FÁBIO XAVIER - CIDADES
4. PABLO SANTOS - FEPISERH
5. WILSON BRANDÃO - MINERAÇÃO
6. HÉLIO ISAÍAS - TRANSPORTES
7. JANAINA MARQUES - INFRAESTRUTURA
8. FÁBIO NOVO - CULTURA
9. ZÉ SANTANA - SASC
Todas as nomeações assinadas pelo governador já foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
A parada técnica na Assembleia se deu em razão da indicação de emendas ao Orçamento de 2021.
Só quem vai continuar no mandato é o deputado Franzé Silva (PT), que na pré-campanha deixou a cadeira para Jôve Oliveira (PTB), agora prefeita eleita de Piripiri.
Oposição na Alepi vai atender ao chamado de Ciro Nogueira?
A reunião convocada por Ciro Nogueira (Progressistas) com a bancada de oposição ao governo Wellington Dias, na Assembleia Legislativa do Piauí, será logo mais às 17h, na residência do senador, em Teresina.
Ciro deve cobrar do grupo postura firme na Casa Legislativa, para não deixar W.Dias correr solto nos próximos meses.
Um trabalhão para os progressistas que têm cargos - e até chefiam secretarias - no governo PT.
Já que oposição mesmo a Wellington, até agora, só Lucy Soares (PP), Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV).
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
APPM: Joel Rodrigues reúne prefeitos do PP em busca de apoio
Na articulação para viabilizar sua candidatura à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, se reuniu com outros prefeitos do Progressistas que também lançaram pré-candidatura na corrida pela presidência da entidade.
A intenção de Joel é unificar a posição do partido em torno do seu nome.
Participaram da reunião Djalma, prefeito eleito de Monsenhor Hipólito, Naerton, prefeito eleito de Sussuapara, e os prefeitos Paulo César, de Francinópolis, e Erivelto, de Bocaina.
Descontente? Jeová Alencar não aparece na coletiva de Dr. Pessoa
A ausência do presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (MDB), na coletiva do anúncio do secretariado do prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB), nesta quinta-feira (10/12), foi uma das mais sentidas.
Nos bastidores, o comentário é que Jeová estaria insatisfeito com a distribuição de espaços na gestão emedebista.
Primeiro tentou indicar o comando da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, depois a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Nenhuma das duas obteve sucesso.
Teria restado para Jeová apenas a indicação da SDU Sul.
Pouco, para quem esteve desde o início com Dr. Pessoa.
Gessy Fonseca estranha nota do PSC: “Poderia vir até mim”
Após o PSC divulgar uma nota dizendo desconhecer a intenção da empreendedora Gessy Fonseca em se desfiliar da legenda, a ex-candidata a prefeita de Teresina disse ao blog que preferia ter sido procurada pelo diretório para tratar da questão.
“O momento agora não é de discutir filiação, e nem muito menos candidatura. Sobre a nota a qual está sendo divulgada pelo partido a qual estou filiada, poderia vir até mim e fazer essa pergunta, pois o mesmo, até o momento, não fez o referido contato”, comentou Gessy.
A manifestação do diretório se deu diante da especulações sobre uma suposta saída de Gessy - que é cotada para assumir uma pasta na gestão de Dr. Pessoa - do PSC para se filiar ao PTB.
A expectativa é de que ela assuma a pasta da Economia Solidária.
A empreendedora confirmou o convite e disse que a proposta de Dr. Pessoa “não teve imposição partidária”.
“Estamos pensando o melhor para Teresina”, completou.
Lucas Pereira aceita convite de Dr. Pessoa para assumir a Semcom
O jornalista Lucas Pereira confirmou ao blog que recebeu convite do prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), para assumir a secretaria municipal de Comunicação, a partir de janeiro de 2021. Lucas disse que aceitou o convite e que a expectativa é de que seu nome seja anunciado já na coletiva de imprensa convocada para esta quinta-feira (10), quando os primeiros nomes da equipe do futuro prefeito serão confirmados.
A indicação de Lucas é da cota pessoal de Dr. Pessoa, que antes tentou emplacar o nome do apresentador Arnaldo Ribeiro. Contudo, o desejo do jornalista em permanecer em seu programa, dentre outras questões apresentadas pela equipe do futuro prefeito, o fizeram recuar.
Na gestão emedebista, a Comunicação deve ganhar status de coordenadoria, respondendo a uma das demais pastas da administração. Informação que também deve ser confirmada na coletiva de logo mais.
Dr Pessoa anuncia novos secretários nesta quinta-feira (10)
Outros nomes já definidos pelo futuro prefeito, e que também devem ser anunciados no dia de hoje, são: João Henrique Sousa (Planejamento), Nouga Cardoso (Educação), Gilberto Albuquerque (Fundação Municipal de Saúde), Nixon Fronta (Segurança), Adolfo Nunes (Governo), além do vice-prefeito eleito Robert Rios, na pasta das Finanças.
A coletiva será no escritório de transição, localizado na rua Professor Mário Batista, 413, bairro São Cristovão.
Equipe completa só após o Natal
Diante do andamento da composição, a expectativa é que até a véspera do Natal, dia 24 de dezembro, todos os nomes já tenham sido confirmados pelo prefeito eleito. Cabe sinalizar que Dr Pessoa viajou para Água Branca na primeira semana após o segundo turno das eleições, que ocorreu no dia 29 de novembro. No que se refere a transição, a equipe do prefeito eleito já trabalha com os relatórios repassados pela equipe do atual prefeito Firmino Filho (PSDB) desde a segunda-feira, 30 de novembro.
APPM: Joel Rodrigues quer definição do Progressistas sobre candidatura
O prefeito Joel Rodrigues (Progressistas), de Floriano, tem trabalhado nos bastidores para articular sua candidatura à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Mas primeiro, o prefeito quer uma definição do Progressistas sobre quem será de fato o candidato do partido no processo eleitoral da entidade.
Do Progressistas, também lançaram seus nomes os prefeitos de Francinópolis, Paulo César, e de Sussuapara, Naerton Moura.
Eleição da APPM: Tairo Mesquita rejeita apoio de Jonas, Ciro e W.Dias
Candidato à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito Tairo Mesquita (Republicanos), de Santo Inácio do Piauí, rejeitou apoio do atual presidente da entidade, Jonas Moura (PSD), do governador Wellington Dias (PT), do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e de toda bancada de deputados. Ele quer evitar influência no processo eleitoral e também na gestão da entidade.
"Quero o apoio único e exclusivo dos prefeitos do estado do Piauí, que é quem vota. Eu não quero apoio do presidente Jonas, e nem de senador, e de governador, justamente por isso, para ter uma APPM independente. Se eu tiver um apoio de qualquer um desses, vai ter influência no futuro", disse ao blog.
Tairo acredita que a eleição possa ser definida no consenso e diz que uma disputa acirrada prejudicaria a entidade.
“A gente vai trabalhar até o último dia para tentar o entendimento, mas se caso não tenha o entendimento a gente vai eleição, vamos pra disputa, e que vença o melhor para a associação”, completou.
Justiça homologa acordo para quitação de verbas trabalhistas do BNB
Em audiência virtual da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, o juiz do trabalho Roberto Wanderley Braga homologou acordo no valor de R$ 1.912.171,07 para quitação de verbas trabalhistas de 405 funcionários do Banco do Nordeste, no Piauí.
Ajuizado ainda em 2015, o processo foi movido pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários no Estado do Piauí.
“Desde setembro de 2019 estamos tentando uma solução conciliatória que beneficiasse ambas as partes. Sem dúvidas chegamos a uma importante conclusão neste processo”, avaliou a Basiliça Alves, titular da 4ª Vara do Trabalho.
Pelo acordo, os empregados interessados que constem da lista de beneficiários em anexo à petição precisam encerrar suas ações individuais que versam sobre a mesma verba contemplada.
O pagamento será feito à vista a cada empregado contemplado na relação em anexo e que optou por aderir individualmente à petição do acordo homologado no prazo de dez dias corridos após entrega das quatro vias dos termos individuais de adesão assinados.
Firmino discute com Doria e Butantan repasse de vacinas para Teresina
O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou, nesta terça-feira (08/12), que entrou em contato com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para discutir a formalização de convênio com o governo paulista e o Instituto Butantan, para o fornecimento de doses da vacina Coronavac para Teresina.
“A rigor nós temos duas alternativas. Uma é participar do plano nacional de imunização, que é conduzido pelo Ministério da Saúde, e obviamente, neste contexto a gente tem que depender da execução do Ministério. A outra estratégia é essa busca de parceria com o Instituto Butantan do Governo do Estado de São Paulo”, destacou o prefeito.
A previsão do governador João Doria é que a Coronavac comece a ser aplicada no estado de São Paulo em 25 de janeiro. Contudo, a vacina, que está sendo desenvolvido através da parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, precisa ser ainda autorizada pela Anvisa.
Ao menos quatro milhões de doses serão disponibilizadas pelo governo de São Paulo a outros estados.
Firmino ainda ressaltou que a Fundação Municipal de Saúde trabalha para mensurar a quantidade de vacinas necessárias para a imunização da população de Teresina.