Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 92 de 97Humberto Mariano ganha cargo no gabinete de Dr. Pessoa
O pecuarista Humberto Mariano, que chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural na gestão Dr. Pessoa, acabou sendo nomeado para cargo de assessor especial no gabinete do prefeito de Teresina.
A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (04/01), no Diário Oficial do Município.
Dr. Pessoa reúne secretários e define metas para os primeiros 100 dias
Acontece na manhã desta segunda-feira (28/12) a primeira reunião do prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa, com o seu time de secretários.
O encontro é virtual e servirá para apresentar a Pessoa um relatório detalhado sobre a atual situação da prefeitura. As informações foram colhidas pela equipe de transição e pelos futuros gestores durante visitas às secretarias.
Segundo o futuro secretário de Comunicação, Lucas Pereira, na reunião serão definidos ainda as metas dos primeiros 100 dias de gestão.
O prefeito eleito participa da reunião direto do sítio onde está acomodado desde a eleição, na região da Cacimba Velha, acompanhado dos futuros secretários Adolfo Nunes (Governo), João Henrique Sousa (Planejamento), do vice-prefeito eleito, Robert Rios (Finanças), e de Lucas Pereira.
Gessy Fonseca visita a Semest e afirma que transição é “tranquila”
Gessy Fonseca, futura secretária municipal de Economia Solidária, esteve nesta quarta-feira (23) na sede da secretaria para conhecer a equipe e conversar com o atual gestor, Ricardo Bandeira.
Segundo Gessy, a transição tem sido tranquila, dentro da normalidade.
“Preciso destacar a cordialidade do atual secretário Ricardo Bandeira em passar as informações solicitadas e com muita transparência”, afirmou ela ao blog.
Tão bem recebida que foi, Gessy tomou até café com cuscuz.
A pasta da Economia Solidária seria fundida, na gestão de Dr. Pessoa, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo gestor seria indicado pelo PTB.
Mas o acordo não andou.
Insatisfeito, o presidente do PTB no Piauí, João Vicente Claudino, declinou da indicação. E hoje, Dr. Pessoa indicou para o cargo o advogado Marcelo Eulálio.
Delegado Samuel Silveira deve ter alta da UTI nesta quarta-feira, 23
Baleado na noite do último domingo (20/12) em troca de tiros numa tentativa de assalto, o delegado Samuel Silveira deve receber alta da UTI do Hospital São Paulo já nesta quarta-feira (23).
A equipe do delegado informou, no perfil dele nas redes sociais, que exames clínicos e de imagem realizados nas últimas horas mostram boa evolução do quadro de saúde de Samuel.
Ele segue “consciente, orientado e agradecido às manifestações de carinho e orações”.
O projétil disparado contra Samuel atingiu parte do intestino e o uréter, sem gravidade. Ainda na noite do domingo ele foi submetido à cirurgia.
Relembre o caso
Samuel Silveira foi abordado por um homem armado na Avenida Miguel Sadi, no bairro São Cristóvão, quando chegava na casa da ex-sogra para deixar os filhos.
O homem estava em uma motocicleta e anunciou o assalto. O delegado reagiu e atirou contra o suspeito, que foi atingido e morreu ainda no local.
Eleição da APPM: Joel Rodrigues e Joãozinho ensaiam consenso
Adversários na disputa pela presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), os prefeitos Joel Rodrigues (Progressistas), de Floriano, e Joãozinho Félix (MDB), de Campo Maior, estão cada vez mais próximos.
No último registro ao lado de Joel, Joãozinho destaca o quanto os dois estão “alinhados com as ações pelo desenvolvimento dos municípios”.
“Apesar de sermos concorrentes pela presidência da APPM, o que a gente quer mesmo é poder expandir o conhecimento e fortalecer as parcerias de resultado entre todos os prefeitos do Piauí”, completou o prefeito de Campo Maior.
Tal alinhamento tem sido interpretado por diversos prefeitos como a sinalização de um consenso entre os dois líderes.
Trecho da duplicação da BR-316 será entregue em janeiro, diz Elmano
O senador Elmano Férrer (Progressistas) anunciou para janeiro de 2021 a conclusão dos primeiros 5 quilômetros da duplicação da BR-316, no trecho entre Teresina e Demerval Lobão.
“Estas obras, que estão sob a responsabilidade do DNIT, foram iniciadas em agosto deste ano e, cerca de cinco meses depois, a gente terá este trecho pronto, que representa um quarto da extensão total do projeto”, afirmou o congressista, que destinou R$ 47 milhões para viabilizar a duplicação.
Nesta segunda, Elmano visitou o canteiro de obras acompanhado do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e do superintendente do DNIT, Ribamar Bastos
“O prazo para conclusão do projeto [que totaliza 21 quilômetros de duplicação] é o segundo semestre de 2022, mas a duplicação deve ser finalizada em fevereiro do mesmo ano, seis meses antes do previsto. Uma demonstração de bom planejamento e do respeito à coisa pública”, diz Elmano.
Ebserh confirma nomeação de Paulo Márcio como superintendente do HU
O cardiologista e professor de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Paulo Márcio Sousa Nunes, teve seu nome confirmado como novo superintendente do Hospital Universitário da instituição.
Na quarta-feira (16), o professor e o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, estiveram reunidos em Brasília com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), General Oswaldo de Jesus Ferreira.
Anúncio do secretariado de Dr.Pessoa será em coletiva virtual
Preocupado em não provocar aglomeração no momento em que os casos da Covid-19 voltam a crescer no estado, o prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decidiu fazer a segunda rodada do anúncio de seu secretariado por meio virtual.
A expectativa é que já na segunda-feira, dia 21 de dezembro, todos os nomes restantes de sua equipe sejam confirmados.
Na primeira rodada, Dr. Pessoa anunciou os nomes de Adolfo Nunes (Governo), Robert Rios (Finanças), Gilberto Albuquerque (FMS), Nouga Cardoso (Educação), Leonardo Silva (Administração) e Lucas Pereira (Comunicação).
Também são dados como certos os nomes de Coronel Nixon, na Segurança, João Henrique Sousa, no Planejamento, Eliana Lago para a SEMCASPI, e o major Cláudio Lima Pessoa na STRANS.
Dr. Pessoa afirmou ainda que, apesar da vontade de reunir o “povão” em sua posse como prefeito, a festa ficará para o futuro. Para quem quiser acompanhar os atos que acontecerão na Câmara de Vereadores e no Palácio da Cidade, serão disponibilizados links com transmissão ao vivo pela internet.
Dr. Pessoa define comando da STRANS
O prefeito eleito de Teresina, Dr Pessoa (MDB) já definiu o novo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. O major da Polícia Militar, Cláudio Lima Pessoa será anunciado junto com os demais secretários na próxima segunda-feira (21) em solenidade virtual.
O novo superintendente da Strans é formado em Direito e especialista em trânsito e segurança pública.
A conversa que acertou a indicação ocorreu na noite desta quinta-feira (17). O comando da Strans era um dos últimos nomes que faltavam ser definidos por Pessoa.
Firmino Paulo quer educação no rol dos serviços essenciais
Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas) quer a inclusão das atividades educacionais no rol das atividades essenciais no estado do Piauí.
Na proposta, lida em Plenário nesta terça-feira (15/12), o deputado relaciona as atividades nas unidades das redes de ensino públicas e privadas de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, nível médio, educação de jovens e adultos, além do ensino técnico.
Firmino Paulo cita, com base em dados da Organização das Nações Unidas para a Unesco, que em razão da pandemia da Covid-19, quase 1,6 bilhão de estudantes deixaram as salas de aula em mais de 190 países. Ele argumenta que o fechamento das escolas acarreta altos custos sociais e econômicos, acentua desigualdades, além de expor as crianças à violência doméstica e ao trabalho infantil.
Os artigos do Projeto de Lei condicionam a reabertura a regras como limite para a presença física de estudantes, professores e funcionários, e ao atendimento dos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.