Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 69 de 97Prefeito sem pressa para definir seu novo líder na Câmara: “No fim do mês”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), não demonstrou pressa para escolher seu novo líder na Câmara de Vereadores, após a saída de Enzo Samuel (PDT), que acabou eleito presidente do Legislativo Municipal para o biênio 2023/2024. A escolha, segundo o gestor, pode sair só no fim do mês.
“O líder permanente é Deus. E qualquer um da Câmara Municipal, que tem esse amor profundo por Teresina, poderá ser líder, sem nenhuma indicação de grupo, de pressão, de ser mais bonito… O líder sairá daqui para o fim do mês”, disse aos jornalistas nesta quarta-feira (15/06).
REPUBLICANOS INDICA
Agora com cinco parlamentares na Casa, após a filiação de Markim Costa, o Republicanos deve ficar com a indicação da liderança do prefeito Dr. Pessoa. Tanto Enzo Samuel, como o próprio presidente Jeová Alencar, serão consultados nesta definição.
FOGO AMIGO CONTRA OS SUPLENTES
Líder em exercício, Antônio José Lira (Republicanos) já sofre com o fogo amigo nos bastidores. Alguns colegas acreditam que a vaga não deveria ficar para um suplente.
Berger critica eleição antecipada e fala de apoio a Jeová: “Por enquanto”
O secretário de Esporte e Lazer de Teresina, Renato Berger (PSD), admitiu em entrevista à imprensa que tinha a intenção de retornar à Câmara de Vereadores no fim deste ano para disputar a eleição para presidência da Casa, e lamentou que o processo tenha sido antecipado “sem razão nenhuma”. Na conversa, ele também avaliou o apoio ao presidente da Câmara, Jeová Alencar na eleição para deputado estadual.
Com a antecipação, Enzo Samuel (PDT) acabou sendo eleito por 28 votos a 1 nesta quarta-feira (15), com apoio de Jeová.
“A grande maioria [dos vereadores] achou importante antecipar, mesmo sem eu saber o porquê. Mas é natural. Eu estou fora da Câmara e não tenho nem que ficar muito assim… Não tinha apoio [da prefeitura], até porque eu nunca tinha conversado aqui sobre isso, nem com o Robert, nem com o prefeito. Se fosse o processo natural eu acho que poderia até participar, tinha a intenção. A única coisa que estranhei, que eu não sabia, foi esse trabalho de antecipar uma eleição sem razão nenhuma, sem motivo nenhum”, disse Renato.
Aos jornalistas, o secretário fez elogios a Enzo Samuel, apontando-o como “uma pessoa bacana” e “bem relacionado com todos os vereadores”. Disse ainda que pretende continuar na Semel fazendo “um trabalho importante para a cidade de Teresina.
APOIO A JEOVÁ ALENCAR
Vale lembrar que a ida de Renato para a Semel é apontada, nos bastidores, como um movimento do próprio Jeová, hoje pré-candidato a deputado estadual, na intenção de fortalecer seus espaços e sua base na capital. Logo, Berger teria o compromisso de apoiar Alencar.
Apoio que permanece, pelo menos por enquanto, avalia o secretário da Semel. “Estou apoiando ele, por enquanto estou apoiando. Se for esse o pensamento de continuar assim, que eu acho que é, tanto o prefeito como o Robert, é de continuar apoiando”, pontuou.
Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023/24
A chapa de consenso encabeçada pelo vereador Enzo Samuel (PDT) foi eleita para o comando da Mesa Diretora da Câmara de Teresina, para o biênio 2023/2024.
Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) não votou na chapa de consenso. Ele manifestou seu voto “contrário não à chapa, mas ao processo”.
A eleição, que estava prevista para o mês de dezembro, foi antecipada para esta quarta-feira (15) após a aprovação do requerimento apresentado pelo vereador Deolindo Moura (PT).
A manobra impossibilitou a candidatura de Renato Berger (PSD), que está licenciado da Casa e ocupa hoje a secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel). Ele chegou a avaliar o retorno ao mandato, mas desistiu.
Mesmo não tendo sido informado antecipadamente sobre a mudança na data da eleição, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), manifestou que não iria interferir no processo eleitoral no Legislativo, considerando a independência entre os poderes.
A sessão foi marcada ainda por elogios à gestão de Jeová Alencar (Republicanos), um dos incentivadores da candidatura de Enzo.
Confira a composição da Mesa Diretora eleita:
Presidente: Enzo Samuel
1ª Vice-presidente: Pollyana Rocha
2º Vice-presidente: Markin Costa
Secretários
Paulo Lopes
Elzuila Calisto
Valdemir Virgino
Vinício Ferreira
Thanandra Sarapatinhas
Fernanda Gomes
Corregedor: Bruno Vilarinho
Corregedor substituto: Gustavo de Carvalho
Ouvidor: Roberval Queiroz
Dr. Pessoa rejeita intervir na eleição da Câmara: “poderes independentes”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), afirmou que não vai interferir na eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que foi antecipada para esta quarta-feira (15), após o Plenário aprovar requerimento do vereador Deolindo Moura.
Dr. Pessoa admite não ter sido informado de forma antecipada, mas diz que a Casa Legislativa é independente. “A Câmara Municipal de Teresina é um poder independente. Se não informou ao prefeito, de maneira Republicana, foi uma atitude da Câmara. O Poder Executivo, o Dr. Pessoa, não deve interferir numa atitude que está na constituição, é um outro poder. Aqui, escolho os meus secretário. E lá, o outro poder, escolhe quem eles acharem que devam escolher”, disse o gestor.
Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito Robert Rios também avaliou o movimento do Legislativo Municipal e, assim como o prefeito, defendeu que o Palácio não interfira. “O tempo em que prefeito escolhia presidente de Câmara, esse tempo é o passado. Então, a Câmara que resolva o problema dela. Fui deputado três vezes, passei por várias vezes por eleição de presidente, e eu nunca gostei quando o governador interferia”, avaliou Robert.
A antecipação da eleição da Mesa foi aprovada por 27 votos a favor e apenas duas abstenções no Plenário. A votação nesta quarta será realizada logo após a sessão ordinária.
Câmara de Teresina aprova antecipação da eleição da Mesa Diretora
O vereador Deolindo Moura (PT) apresentou requerimento solicitando a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina, sob a alegação de que pode haver prejuízo à atividade Legislativa em razão do eleitoral.
O documento foi aprovado na sessão desta terça-feira (14), com apenas duas abstenções.
De acordo com o pedido, a eleição ocorre já nesta quarta-feira (15), em caráter de urgência. O documento foi assinado por 27 vereadores.
“Para além do momento eleitoral, nos demos um momento político, no qual a Câmara decide pelo que já ocorreu em outro momento”, explica Deolindo, que negou ainda qualquer tentativa de “confronto com qualquer um dos poderes”.
Durante a discussão, Deolindo lançou ainda o nome de Enzo Samuel (PDT) para a disputa.
A expectativa é de que a nova composição da Mesa seja definida em uma chapa de consenso.
“Isso mostra a independência e a autonomia de cada vereador. E o nosso prefeito sempre respeita, ao dizer que a Câmara é um poder independente. É importante a representatividade desta Casa. Vamos entrar numa nova fase, que é a construção da chapa, as propostas, e fico muito grato do meu nome ser lembrado e estamos à disposição”, destacou Enzo.
Dr. Pessoa vê 2º turno no Piauí com diferença apertada: 2 mil votos
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) acredita que haverá segundo turno na disputa pelo governo do Estado do Piauí. Em entrevista, o político ainda projetou que a vantagem do primeiro para o segundo colocado deve ficar em apenas 2 mil votos.
À Rede Meio Norte, o prefeito reforçou ainda a posição de neutralidade do Republicanos na disputa majoritária. Indicativo que só deve mudar no segundo turno da eleição, caso ocorra.
"Se houver segundo turno, dois dias depois ou logo no dia seguinte, nós estaremos discutindo quem nós vamos apoiar", disse Dr. Pessoa.
Sobre a decisão pela neutralidade no 1º turno, o prefeito destacou a dificuldade, em razão do tempo no comando do Republicanos, para a montagem de uma chapa majoritária. E deixou claro que sua posição não foi questionada.
"Não sei se em respeito à minha idade, os cabelos brancos, ou se porque fui acometido pela Covid-19. Eu coloquei de maneira democrática, de maneira republicana, o que já tínhamos planejado lá atrás e tudo foi neste olhar de harmonia, de abraço, de bem querer, olhando só de deputado federal a deputado estadual", explica.
Cidadania anuncia apoio à pré-candidatura de Sílvio Mendes
O diretório estadual do Cidadania confirmou, neste sábado (21), o apoio à pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil), ao governo do Piauí. O anúncio foi oficializado em encontro com a presença dos pré-candidatos da sigla a deputado federal.
Em vídeo compartilhado com a imprensa, o jornalista Mário Rogério, que preside o diretório do Cidadania, disse confiar em Sílvio e lembra que com o recuo do projeto de candidatura própria, o natural - até em razão da federação com o PSDB - é apoiar a chapa de oposição no estado.
“Inicialmente, o Cidadania apresentou um pré-candidato, e com a saída do pré-candidato da disputa, por motivos que todos sabem, nós, que fazemos parte de uma federação com o PSDB, temos o caminho natural neste apoio a sua [pré]candidatura”, diz Mário a Sílvio.
O partido tinha como pré-candidato o professor Washington Bonfim. Contudo, em razão formalização da federação PSDB/Cidadania, e de um acordo firmado entre o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e Sílvio Mendes, Bonfim acabou impedido de concorrer. O professor está agora filiado ao PSB e ajuda na elaboração do Plano de Governo do Partido dos Trabalhadores.
Jeová admite torcida de pré-candidatos por primeira-dama na disputa
Os pré-candidatos do Republicanos voltaram a sonhar com a candidatura da primeira-dama de Teresina, Samara Conceição, agora que ela não mais assumirá o comando da Secretaria Municipal de Economia Solidária.
A avaliação dos nomes da chapa de federal é de que a entrada de Samara no páreo, somando forças com a deputada Marina Santos - pré-candidata à reeleição - é fundamental para que o Republicanos garanta uma cadeira na Câmara dos Deputados. "Sem ela não dá", avalia uma fonte ouvida pelo blog.
Em entrevista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar - que é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos - confirma a torcida por Samara Conceição na chapa de federal.
"Dona Samara Conceição tem se destacado, principalmente na área social, pelo seu trabalho e dedicação a essa área, principalmente na Zona Rural, onde é muito querida. Tenho certeza que, se candidata for, terá um grande desempenho e ajudará, e muito, a nossa chapa de deputado federal. Mas só ela pode responder. Nós estamos na torcida que ela seja candidata", pontua.
Presidente do PTB sobre fuga de prefeitos: “Um equívoco, vão perder votos”
O presidente estadual do PTB, Venício do Ó, disse em entrevista à Rede Meio Norte que os prefeitos que têm deixado a sigla para se filiar a legendas da base governista no Piauí tem agido de forma equivocada. Na avaliação do dirigente, a manobra pode prejudicar eleitoralmente tais líderes, que ao deixar o PTB se queixam do impedimento de coligar e apoiar candidaturas de esquerda nas eleições.
"O nosso estatuto mudou de 2018 para cá, mas mesmo assim o PTB é um partido muito leve. As pessoas que estão deixando o PTB estão cometendo um equívoco muito grande. Estou falando uma verdadeira realidade. Têm cidadãos que não votam no PT de forma alguma. Isso é claro, eu me dirigi a alguns amigos dizendo: 'vocês vão perder alguns votos', é um fato", afirmou.
Na entrevista, Venício lembra que a eleição de outubro não é para prefeito. Logo, não havia "necessidade nenhuma" de os prefeitos mudarem de sigla, já que boa parte integra a base do governo do Piauí.
"Se já são da base do governo, se já apoiam o governo há muito tempo, no PTB a maior parte sempre apoiou, não tinha necessidade de mudar de partido", diz Venício.
Por trás desta manobra, ele avalia, pode estar uma tentativa do Partido dos Trabalhadores em superar o Progressistas em número de prefeitos filiados. Uma marca politicamente importante.
"Talvez seja marketing do Partido dos Trabalhadores filiar pessoas, candidatos, ao PT, para tentar chegar a marca [do Progressistas], igualar ou coisa parecida. Só vejo que não é uma boa escolha [dos prefeitos]", conclui.
Dr. Pessoa explica recuo após cogitar primeira-dama na Semest
Em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, comentou sobre o recuo na indicação da primeira-dama, Samara Conceição, para o comando da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), cuja posse estava prevista para esta sexta-feira (13/05).
O gestor negou ter recebido pressão de aliados, deixando claro que a decisão foi de caráter pessoal.
“Eu nunca disse, em definitivo, que ela seria a secretária da Semest, nunca disse. Mas nas minhas entrevistas dava a entender que seria ela. Eu fui raciocinando, mais e mais, e resolvi não indicá-la para ser secretária. É competente, é uma pessoa que vem do empreendedorismo (...) e o prefeito, sem pressão, foi quem retirou essa ideia”, afirmou Dr. Pessoa.
A Semest está sob gestão interina desde o afastamento de Gessy Fonseca, que se desincompatibilizou do cargo público para disputar a eleição. Ela é pré-candidata a governadora.
Um novo nome ainda será avaliado. Segundo Dr. Pessoa, a indicação seguirá o critério técnico.
“Vou procurar uma outra pessoa que tenha um foco específico para o empreendedorismo. Essa secretaria vai funcionar sem o olhar político, mas sim, um olhar técnico para dar oportunidade às pessoas mais simples, que não tiveram a oportunidade de ter um emprego, mas querem ganhar o pão de cada dia”, concluiu.