Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 62 de 104Carlos Bolsonaro abandona as redes do pai e desabafa
O vereador Carlos Bolsonaro (PL/RJ) fez um desabafo nas redes sociais neste domingo (16). Ele anunciou que, após dez anos, vai deixar a gestão dos perfis do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na internet.
"Pessoas ruins se dizem as tais e ganham muito com o suor dos outros que trabalham de verdade e isso não é exceção aqui. Pretendo entrar em um novo ciclo de vida com foco pessoal", avisou.
Na sequência de mensagens, Carlos disse não acreditar "mais no que me trouxe até aqui, mas torço para que tudo dê certo para todos!".
Lamentou ainda ter sido, segundo ele, "tratado de modo que nem um rato mereceria". "Anos de muita satisfação pessoal e tenho certeza que de muita valia para pessoas boas e também às mais ingratas e sonsas", segue o vereador no post, replicado também no Instagram do parlamentar.
Carlos Bolsonaro teve papel importante na carreira política do pai e coordenava, informalmente, a comunicação nas redes durante o mandato de Jair na presidência.
Alexandre de Moraes manda PF ouvir Jair Bolsonaro em até 10 dias
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, seja interrogado pela Polícia Federal em dez dias. A ordem se dá no âmbito da investigação sobre a eventual mentoria intelectual e incitação aos atos criminosos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos poderes da República foram invadidos e depredados, numa tentativa frustrada de golpe.
De acordo com a CNN, Moraes diz na decisão que a oitiva de Bolsonaro é "indispensável ao completo esclarecimento dos fatos investigados".
O pedido para que Bolsonaro seja interrogado partiu da Procuradoria Geral da República, que em janeiro afirmou nos autos ser importante ouvir o ex-presidente. Contudo, Bolsonaro estava fora do país, em viagem aos Estados Unidos. Com o retorno do político ao Brasil, no último dia 30 de março, o ministro entendeu ser agora possível a realização da oitiva, nos termos indicados pelo Ministério Público.
No inquérito em que Bolsonaro é investigado, o argumento é de que o ex-presidente incitou publicamente a prática de crimes em um vídeo postado nas redes sociais dois dias após a invasão aos Poderes. No vídeo, que foi apagado posteriormente, o resultado das eleições presidenciais do ano passado é questionado. Discurso que se assemelha a diversas falas do ex-presidente.
No Supremo Tribunal Federal, são três os inquéritos instaurados para apurar quem são os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro. São ao todo sete investigações abertas pela PGR sobre o caso.
INVASÕES
Em 8 de janeiro, milhares de pessoas, muitos deles apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, se dirigiram à praça dos Três Poderes em Brasília, e invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federalm, Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, promovendo depredação e defendendo a destituição dos poderes.
Fernando Haddad: “Falam da Shein como se eu conhecesse”
Em meio ao debate sobre o fim da isenção a e-commerces, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (13) que não conhece a Shein, empresa chinesa de comercio eletrônico responsável por 5% do varejo de vestuário no Brasil.
"Vocês falam da Shein como se eu conhecesse. Não conheço a Shein. O que sei é o seguinte, o único portal que conheço é o da Amazon, porque compro todo dia um livro", afirmou o ministro, que está na China acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial.
Além da Shein, a mudança vai ter impacto em outros e-commerces, como Shopee e AliExpress. O foco da ação é combater a sonegação de impostos.
Os jornalistas, Haddad disse ainda já ter sido procurado por uma destas empresas - não disse qual - para regularizar a sua situação no país. A estimativa é de que a taxação de importados que hoje entram no Brasil irregularmente renderia até R$ 8 bilhões por ano aos cofres públicos.
Rafael Fonteles ouve demandas de prefeitos da base em reunião no Karnak
O governador Rafael Fonteles (PT) reuniu na noite desta quinta-feira (13/04), no Palácio de Karnak, prefeitos dos territórios da Planície Litorânea e dos Carnaubais, para tratar de parcerias com os municípios e do andamento de obras executadas pelo Governo do Estado.
Participaram da agenda os secretários Washington Bandeira, da Educação, Antônio Luiz, da Saúde, Chico Lucas, da Segurança, e Washington Bonfim, do Planejamento.
Aos prefeitos, o recado foi de que a prioridade será atender às demandas pendentes e, só então, avançar para novos investimentos. Após o encontro, o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, recebeu os gestores em reuniões individuais para colher as demandas.
Na pauta, foram tratadas ainda sobre os investimentos em telemedicina e o cofinanciamento da saúde. Na área da educação, o debate foi centrado no Pacto pela Educação e o Pacto Pelas Crianças.
Firminista revela alinhamento com Rafael e apoio a nome do PT em 2024
O suplente de vereador e ex-secretário da gestão Firmino Filho, Paulo Dantas, se reuniu com Rafael Fonteles (PT) no Palácio de Karnak, nesta quarta-feira (12/04). Tucano, ele foi pedir conselhos ao governador e admitiu total alinhamento com o chefe do Executivo estadual.
Em entrevista, ele afirmou que deve apoiar um candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores e disse acreditar que boa parte dos "firministas" tende a subir no palanque petista nas eleições municipais. Dantas já tem participado de reuniões com o deputado estadual Franzé Silva, que é hoje um dos pré-candidatos postos no PT.
ESPERANDO A JANELA
Em 2024, o político já tem destino partidário certo. Está aguardando a janela para se filiar ao PSB. Até lá, Dantas permanece no PSDB, motivado inclusive pela possibilidade de assumir o mandato na Câmara de Vereadores.
GUSTAVO NA SEMGOV?
É que Dantas admitiu ter sido procurado por Gustavo de Carvalho (PSDB), avisando que pode assumir, em breve, uma pasta na gestão Pessoa. Procurado, o vereador disse estar à disposição, mas não quis ser conclusivo. A apuração da coluna é de que ele pode ir para a Secretaria Municipal de Governo.
Lula assina aposentadoria de Ricardo Lewandowski; advogados são favoritos
Está publicado no Diário Oficial da União, edição desta quinta-feira (06/04), o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que concede aposentadoria ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.
O decreto tem efeitos a partir do dia 11 de abril, conforme pedido do próprio ministro, que na semana passada anunciou à imprensa que decidiu antecipar sua aposentadoria em um mês. Na data, Lewandowski completa 75 anos.
No comunicado aos jornalistas, ele afirmou que com a aposentadoria, vai iniciar um novo ciclo em sua vida, dedicando-se aos compromissos profissionais e acadêmicos, após 17 anos no STF.
SUCESSOR
O novo ministro da Corte Suprema será escolhido pelo presidente Lula, o primeiro em seu terceiro mandato. Lewandowski diz não ter tratado com o presidente sobre o seu sucessor.
Pelo menos dois nomes são apontados como favoritos. O primeiro deles é o advogado Cristiano Zanin Martins, que defendeu o petista em processos no âmbito da operação Lava-Jato.
O segundo cotado é Manoel Carlos de Almeida Neto, também advogado, que trabalho no gabinete de Lewandowski e ocupou a secretária-geral do Supremo.
Ciro Nogueira aponta futuro de Michelle em 2026 e substitutos de Bolsonaro
Em entrevista ao "O Globo", o senador Ciro Nogueira (Progressistas) disse que a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro pode compor como vice em 2026, na disputa pela presidência da Republica. Como favoritos para concorrer ao Planalto, colocou os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Romeu Zema, de Minas Gerais.
"Podem surgir outras alternativas até lá. Bolsonaro vai ser decisivo na escolha", diz o congressista, que mencionou ainda a senadora Tereza Cristina (PP/MS) e Ratinho Júnior, governador do Paraná.
Quanto à Michelle, Ciro se referiu como "grande candidata a vice" e repetiu que ela tem condições de se eleger senadora por qualquer estado do país.
PP NO GOVERNO LULA
Mesmo garantindo apoio a Jair Bolsonaro em 2026 - ou a quem o ex-presidente apoiar, caso esteja inelegível - Ciro Nogueira diz que sua ligação com o campo da direita está muito mais na defesa da pauta econômica. "Não tenho tanta aproximação nessa pauta de costumes, armamentista", explica.
Ao falar de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, avaliou que a aproximação do deputado com o governo Lula é "atribuição do cargo". E evitou se taxativo sobre a posição do partido na votação da novo arcabouço fiscal. "Não vou sair aqui atirando, dizer que vou votar contra", pontuou.
Franzé a Fábio Novo: “Precisa discutir apoios e chorar menos”
O presidente da Assembleia, deputado estadual Franzé Silva reagiu às declarações de Fábio Novo sobre suposto favorecimento na disputa interna pela vaga de pré-candidato a prefeito de Teresina do Partido dos Trabalhadores, nas eleições de 2024.
"O deputado Fábio Novo tem os seus espaços administrativos como eu tenho, como o deputado Dr. Vinicius tem. O que precisa é discutir a cidade, discutir apoios políticos e chorar menos", afirmou o petista.
Na sexta-feira (31), em entrevista à imprensa, Fábio Novo chegou a dizer que há "favorecimento de algumas partes", sugerindo que a disputa no partido estaria sendo desleal.
Ao rebater o presidente da Alepi, Novo disse que não está "chorando" e cobrou o colega de partido. "Precisa cumprir o acordo que ele prometeu. Se ele não vai cumprir, ele precisa dizer: "olha, não quero mais cumprir o acordo que prometi'".
Ele se refere ao compromisso de Franzé de que apoiaria Fábio Novo no próximo ano, na disputa pela PMT.
Fábio Novo: Bolsonaro vai encontrar país que voltou a investir na ciência
Por Apoliana Oliveira
No Twitter, o deputado estadual e líder do governo Rafael Fonteles (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí, Fábio Novo (PT), comentou sobre o retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil. O ex-presidente desembarcou no início da manhã desta quinta-feira (30/03).
"Deveria desfilar, sim! Em carro aberto e percurso pela Praça dos Três Poderes para contemplar nossa capacidade de reconstrução. Tá tudo novinho!", comenta o petista. E completa: "O negacionista vai encontrar um país que voltou a investir na ciência".
O deputado lembra ainda que Bolsonaro retorna justo quando, em Brasília, estão reunidos gestores de todo país na Marcha dos Prefeitos. "E ninguém foi excluído por pensar diferente. A ordem é ser republicano. Pode chegar, Bolsonaro! Na paz! Sem armas! Seu decreto não vale mais! Bem-vindo à normalidade!", conclui Fábio Novo.
Gessy Lima é convidada a compor chapa do Republicanos em 2024
Ninguém se perde no caminho de volta. Gessy Lima foi convidada a compor a chapa proporcional do Republicanos em 2024.
Ela, que já ocupou a Semest, e deixou a pasta para concorrer ao governo do Estado, pode voltar à gestão e apoiar a reeleição do prefeito Dr. Pessoa.