Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 62 de 97Sílvio rejeita apoio de Bolsonaro: “Candidato dele é o Coronel Diego”
O candidato a governador do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil), rejeitou o apoio manifestado por Jair Bolsonaro (PL), em sua live semanal, nesta quinta-feira (15). Ao blog, Mendes disse que não tinha conhecimento de que o presidente pediria votos para ele.
"Desconheço e não pediria. O candidato dele é o Cel Diego", afirmou em conversa pelo WhatsApp.
Nas redes sociais, horas após a live, ele também se manifestou sobre a razão de não ter manifestado ainda seu voto na disputa presidencial. Repetiu que "seja quem for o próximo presidente da República, eu vou me sentar para conversar e para resolver os problemas do nosso estado".
Ao longo da campanha, Sílvio tem rejeitado associação com o palanque bolsonarista no estado, mesmo tendo como principal aliado na oposição o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, aliado de primeira hora do presidente da República.
Em live da semana, Bolsonaro deseja “boa sorte” a Sílvio e Joel
No momento que chamou de “horário eleitoral” em sua live da semana, nesta quinta-feira (15/09), o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu votos para as candidaturas ao redor do país do seu grupo de apoio, mencionando Sílvio Mendes, que concorre ao governo do Piauí pelo União Brasil, e Joel Rodrigues, na disputa ao Senado pelo Progressistas.
Contudo, na campanha, o candidato do União Brasil - mesmo tendo o apoio do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira - tenta se afastar da imagem de Bolsonaro, e evita levar a discussão política para o âmbito nacional.
Nem ele, nem Joel, chegaram a declarar voto ou apoio ao presidente, que tem no seu palante no estado o Coronel Diego Melo, do Partido Liberal, que não é citado na live de Bolsonaro.
Draga Alana quer deixar a Semjuv e consulta Câmara sobre retorno ao mandato
O suplente de vereador, Eduardo Draga Alana, está prestes a deixar o comando da Secretaria Municipal da Juventude de Teresina. Nos últimos dias, ele tem consultado a Mesa Diretora da Câmara sobre o seu retorno ao mandato, o que só pode ocorrer caso Renato Berger (PSD), titular do mandato, reassuma e peça nova licença.
“Desde o dia em que entrei”, respondeu o secretário ao ser questionado sobre o interesse em deixar a pasta, reclamando em seguida da falta de estrutura na secretaria para a execução de obras e ações.
PASTA JÁ TEM DESTINO
Com a saída de Draga Alana, o PSD perde a indicação da vaga, que deve ficar com os vereadores Neto do Angelim e Valdemir Virgino. Os dois ensaiam filiação ao Republicanos de Dr. Pessoa, agora que foram liberados pelo Progressistas.
PP libera Neto do Angelim e Valdemir; vereadores miram o Republicanos
O Progressistas decidiu liberar os vereadores Neto do Angelim e Valdemir Virgino, que pediram autorização do Diretório Municipal para deixar a sigla, sem prejuízo do mandato na Câmara Municipal de Teresina. Os dois anunciaram apoio à candidatura de Rafael Fonteles (PT), conflitando com a indicação do partido pelo apoio a Sílvio Mendes (União Brasil).
RUMO AO REPUBLICANOS
O caminho dos vereadores deve ser de fato o Republicanos, que na capital tem como principal líder o prefeito Dr. Pessoa, que por diversas vezes convidou Neto e Valdemir para integrar a legenda.
Ao blog, o vereador Neto do Angelim disse que os dois estão conversando com o prefeito. Mas que, por enquanto, ficarão sem partido.
SEMJUV NA MIRA
Com a filiação ao Republicanos, os dois vereadores devem se unir para a indicação da Secretaria Municipal da Juventude, que logo após a eleição deve ficar vaga com a saída de Eduardo Draga Alana (PSD).
Rafael sobre rumores de mudança na coordenação da campanha: 'Fuxico'
Rafael Fonteles, candidato do PT ao governo do Piauí, negou que sua equipe de coordenação de campanha tenha sofrido mudanças. Após rumores sobre a saída do advogado Chico Lucas, dando lugar a Marcelo Castro (MDB) e Osmar Júnior (PCdoB), o petista disse em entrevista que tudo não passa de “fuxico”.
“Não estou sabendo de nenhuma mudança. Ele [Osmar] sempre esteve. É o povo do fuxico, o povo do desespero, a turma do lado do ódio, a turma do racismo, e a turma da agressão às mulheres. Essa turma tem que ficar longe do poder”, disse Rafael, sem citar nomes.
Porém, informações de bastidores apontam a entrada do senador Marcelo Castro entre os nomes que coordenam a articulação de campanha de Rafael. O senador tem assumido posição de confronto direto com a oposição.
Nesta reta final, a principal cobrança aos aliados tem sido a necessidade de associação do nome de Rafael ao do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, dado o bom desempenho do líder petista em pesquisas de intenção de voto realizadas no Piauí.
Iracema aponta 'desespero' de Marcelo Castro: “Redondamente enganado”
A deputada federal e candidata a vice-governadora pela Coligação Vamos Mudar o Piauí, Iracema Portella (Progressistas), reagiu às declarações do senador Marcelo Castro (MDB), que apontou a parlamentar como um dos nomes do entorno do candidato a governador Sílvio Mendes (UB), que o puxam para baixo em algumas pesquisas de intenção de voto.
Marcelo, um dos coordenadores da campanha petista ao governo do Piauí, avaliou que o voto de Iracema em favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff possa ter reflexo negativo para a chapa de oposição, em parte do eleitorado piauiense que apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
Rejane e Wellington Dias suspendem agenda após deputada sentir fortes dores
A deputada federal e candidata à reeleição, Rejane Dias (PT), suspendeu a agenda de campanha nesta quarta-feira (31) após sentir fortes dores. Em agenda na microrregião de São Raimundo Nonato, ela precisou de atendimento médico e retornou a Teresina para a realização de exames.
A informação foi divulgada pelo esposo de Rejane, o ex-governador e candidato ao Senado pelo PT, Wellington Dias, em postagens no Twitter, em que também agradeceu à equipe do Hospital Cândido Ferraz.
Ele também suspendeu a agenda no restante do dia e pediu compreensão aos líderes. “Infelizmente precisamos retornar a Teresina para exames, conforme recomendado pela equipe médica. Agradecemos as mensagens de carinho e desejos de melhoras. Bençãos de Deus!”, completou.
Candidato da oposição, Sílvio Mendes cita Lula em propaganda na TV
Como antecipamos no quadro Jogo do Poder, o candidato Sílvio Mendes, do União Brasil, já nas primeiras inserções da propaganda eleitoral na TV, citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O político destacou que, quando foi prefeito de Teresina, dialogou com o petista, mesmo estando em lados opostos.
Sem ter até agora declarado voto a nenhum dos presidenciáveis, Sílvio justifica ao dizer que, se eleito for, irá conversar com o próximo chefe do Executivo, independente de quem seja.
"Uma gestão pública eficiente, se faz conversando com todos os lados. Hoje sou candidato ao governo e, seja qual for o próximo presidente da República, vamos nos sentar para resolver os problemas do Piauí, que são grandes. Foi assim que fizemos quando fui prefeito de Teresina e o Lula era o presidente da República. Porque o meu compromisso sempre foi e será com os piauienses", diz o candidato.
Conforme apuramos, as menções ao petista não irão se restringir às inserções. Em um dos programas do horário eleitoral, Sílvio deve enumerar obras realizadas em parceria com o governo federal, à época em que Lula foi presidente, como o Hospital de Urgência de Teresina e a Ponte Estaiada.
No Piauí, o candidato de Lula ao governo do estado é Rafael Fonteles (PT), que desde o início da pré-campanha busca associar seu nome ao do ex-presidente para ampliar seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto.
Ciro Nogueira compara embate entre Bolsonaro e Lula a 'Rivengo'
Em Teresina, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) voltou a projetar o crescimento de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República. Aos jornalistas, ele comparou o embate entre o Bolsonaro e o petista Luiz Inácio Lula da Silva ao "Rivengo", clássico do futebol piauiense, e disse que o chefe do Executivo vem marcando "gols" que irão se refletir na melhora da sua popularidade.
"As pessoas não vão querer retroceder, o jogo está começando agora. Jogo é jogo, treino é treino. Agora que vamos começar o jogo. E o nosso jogador, que é o presidente Bolsonaro, está em plena ascensão, marcando gols. O outro [Lula] ainda está entrando agora, já está há 16 anos fora do jogo. Então, pode ter certeza que vai ser igual o River quando ganhava do Flamengo, de goleada", afirmou o ministro, justificando que o país vive um momento de recuperação econômica.
Nesta sexta-feira (12/08), Ciro esteve na capital piauiense para o lançamento do programa "Caixa para Elas", que oferecerá às mulheres informações e orientações sobre prevenção à violência, promoção da educação financeira e empreendedorismo, bem como produtos e serviços direcionados para o público feminino. O lançamento aconteceu na agência da Caixa Econômica Federal localizada na Praça Rio Branco, Centro de Teresina.
Neto do Angelim a Sílvio Mendes: “Acordo financeiro não passa por mim”
O vereador Neto do Angelim (Progressistas) reagiu às declarações do candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil), que ao ser questionado sobre a adesão do parlamentar à candidatura de Rafael Fonteles (PT), disse que ficou "decepcionado", mas que "cada um tem seu preço".
"O preço nosso político é o que a gente cobra todo dia, é o que a comunidade chega todo dia na minha porta cobrando, são as obras e as ações que a gente possa levar para ele (...) Entrei na política para representar o povo, e não para se tratar de acordos políticos e nem qualquer tipo de acordo financeiro, não passa por mim", disse Neto em entrevista à imprensa.
Sobre as investidas do Progressistas em pedir que Neto e o vereador Valdemir Virgino deixem a sigla caso permaneçam apoiando Rafael Fonteles para o governo, o parlamentar disse que não vai "brigar", mas sinaliza que não pretende mudar sua posição.