O ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), foi eleito no primeiro turno com cerca de 56% dos votos válidos neste domingo, 02 de outubro, o novo governador do Piauí. Aos 37 anos, o petista se destacou no comando das finanças estaduais, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Fonteles chegou a presidir o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz).
Na disputa majoritária, Rafael venceu o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, que obteve até às 20h16 um total de 42,69% dos votos.
Virada dupla do PT anima militância
O comitê do PT no bairro São João, zona Leste de Teresina, explodiu de alegria com a virada dupla de Lula e Wellington Dias.
A militância ficou muito feliz com os números atualizados. “Sou Militante do PT desde 2002. Não tem explicação essa virada tripla. Wellington tem muita história. Ele é a cara da militância e das pessoas do Piauí e a gente sabe. Sentimos no coração. É muita emoção, estou realmente sem palavras”, conta Neide Carvalho, consultora de projeto.
Já Da Guia Delgado, administradora, disse que sabia que seria “com emoção”. “Já era esperada essa virada. Sabemos do trabalho do Wellington e do Rafael. Wellington nunca perdeu. Então eu já esperava, fiquei nervosa, mas eu sabia da vitória”, conta.
Chico Lucas disse que o maior desafio de Rafael é gerar emprego e renda
Chico Lucas, coordenador de campanha de Rafael Fonteles, disse que a vitória em primeiro turno já era esperada. “Nossa militância maravilhosa acreditou no potencial do Time do Povo. Rafael vai fazer o melhor governo da história do Piauí, tenho certeza disso”, conta.
Para ele, Rafael precisa focar em seu mandato é tirar as população mais vulnerável da situação de pobreza. “O maior desafio de Rafael neste mandato é, sem dúvidas, a geração de trabalho e emprego e renda. Vamos melhorar o acesso ao trabalho no nosso estado, com fé em Deus”.