Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 26 de 97Dr. Vinicius reforça palanque de Joãozinho da Varjota, em Monsenhor Gil
O engenheiro civil Joãozinho da Varjota (Republicanos) mostrou força no palanque da sua pré-candidatura a prefeito de Monsenhor Gil (PI). Neste fim de semana, no Seminário para Organização do Processo Eleitoral 2024, ele reuniu aliados e lideranças políticas, no encontro que também discutiu propostas para o plano de governo.
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) está na linha de frente da pré-campanha de Joãozinho. Em seu discurso, ele defendeu o compromisso do pré-candidato com a cidade. “Nós vamos, a partir de agora, replicar a história que vocês estão ouvindo aqui, replicar a vontade e a determinação dele com o povo, que nunca se afastou [da cidade]. Quem vive dentro de Monsenhor Gil é o Joãozinho”, disse.
Merlong Solano (PT), deputado federal, também apoia o nome de Joãozinho, que também recebeu adesões de lideranças importantes, como das pré-candidatas Camila Barbosa (Lagoa do Piauí), Nádia Alencar (São Pedro do Piauí) e Cleia Abreu (Barro Duro).
Wilson da Educação agora é também Wilson do PDT
O professor Wilson Oliveira, conhecido como “Wilson da Educação”, vai se filiar ao PDT nesta segunda-feira (11), às 10h, em ato na Câmara Municipal de Teresina, para concorrer a uma vaga no Legislativo, nas eleições de outubro.
“O PDT é um partido com uma longa história de defesa dos trabalhadores e da justiça social, valores que sempre foram fundamentais em minha trajetória pessoal e profissional”, destaca Wilson em nota divulgada neste fim de semana.
Na chapa, ele se junta ao presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e a Evandro Hidd, presidente estadual do PDT. E Enzo já deixou claro: o partido vai eleger quatro vereadores.
Vice de Sílvio? Thanandra nega e garante: “Meu pré-candidato é o Vavá”
A vereadora Thanandra Sarapatinhas (PRD) negou a possibilidade de compor majoritariamente com Sílvio Mendes (UB), na eleição municipal. À coluna, ela diz desconhecer a informação que circulou nesta sexta-feira (8), de que poderia ser a vice do ex-prefeito de Teresina.
"Estou tentando entender de onde tiraram isso, se nem eu que sou a dona e a proprietária do 'fuxico' não estou sabendo", afirmou a parlamentar. Mesmo considerando uma honra ter seu nome cogitado, ela afirma que seu compromisso é com a causa animal, trabalho esse que vem desenvolvendo no mandato de vereadora de Teresina.
"Meu pré-candidato é o Vavá", completa Thanandra, que é esposa do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Teresina.
E a coluna também ouviu Jeová, que reforçou a pré-candidatura de Thanandra à reeleição. "Pura maldade", afirmou sobre os rumores em relação à vereadora.
Zé Filho agora é PSD
Janela partidária devidamente aberta e já começaram as movimentações. A desta quinta-feira (7) foi a filiação do suplente de vereador Zé Filho ao PSD. O partido tem a meta de eleger três nomes para a Câmara de Vereadores de Teresina. A ficha foi assinada sob as bençãos de Henrique Pires e Georgiano Neto, que mesmo no MDB tem coração - e o pai - no PSD.
Futuras gerações vão comprovar chapa Sílvio/Ismael?
São muitos os sinais de que Ismael Silva (PSD) será o candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada por Sílvio Mendes (UB). Entrando na thread das "futuras gerações", o vereador postou no Instagram sua foto do ladinho do ex-prefeito de Teresina.
Na legenda, ele rasgou elogios, ao dizer que se espelha no exemplo de Sílvio.
À coluna, o ex-prefeito já evidenciou que Jeová Alencar (Republicanos) e João Vicente Claudino (PSDB) não estão nos seus planos para a vice, e que Ismael é "um bom nome". Ciro Nogueira deixou claro que a escolha será pessoal de Sílvio. Ou seja, todos os caminhos levam para o vereador, que na janela partidária vai trocar o PSD pelo Progressistas de Ciro Nogueira.
No fim, todo o esforço que João Vicente Claudino vem fazendo para conseguir o comando do PSDB e cacifar a vice de Mendes terá sido em vão.
Dever de casa para os novos petistas
Pollyana Rocha e Gustavo de Carvalho vão se filiar nesta sexta-feira (08) ao Partido dos Trabalhadores. Antes, receberam um dever de casa da vereadora Elzuila Calisto, veterana na sigla: estudar com afinco o estatuto do PT.
Os sete vermelhos 🚩
O ato de filiação será às 11h, na sede do diretório municipal. Além de Gustavo e Pollyana, os vereadores Venâncio Cardoso e Joaquim Caldas se somam à bancada petista, que ao fim da janela partidária será a maior da Câmara de Teresina. Serão sete, ao todo, incluindo Dudu, Deolindo e a própria Elzuila.
A última chance de JVC... e a do PSDB
João Vicente Claudino terá a chance de convencer Marconi Perillo de que sua pré-candidatura a prefeito não é só "história pra boi dormir". Será na segunda-feira (11), quando o presidente nacional do PSDB desembarca em Teresina, para debater com os líderes tucanos no estado sobre o destino da sigla nas eleições municipais.
Só pra lembrar
O diretório estadual do PSDB anunciou apoio a Fábio Novo, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito da capital. Tudo devidamente relatado ao próprio Perillo. Mas, desde então, João Vicente tem feito investidas junto à nacional, defendendo que o partido tenha candidatura própria na capital piauiense. Ciro Nogueira (PP) até tentou ajudar, mas tirou o pé do acelerador.
Perillo poderia apoiar uma candidatura do PSDB? A resposta é sim. Mas é cristalino que as investidas de Edson, João Vicente e Ciro não têm interesse no fortalecimento do partido, mas sim em levar a marca tucana para o palanque de Sílvio Mendes. Afinal, o ex-prefeito perdeu o apoio da legítima representante do legado político de Firmino Filho, a deputada estadual Bárbara do Firmino.
Escanteio
Nem mesmo espaço na chapa o PSDB teria, já que Sílvio vai concorrer pelo União Brasil e, terá na vice [ao que tudo indica, Ismael Sílva pelo Progressistas. Ou seja, JVC está fora desta estratégia. Não é de hoje que a coluna alerta.
Estratégia proporcional
Enquanto isso, pré-candidatos a vereador interessados em concorrer pelo PSDB aguardam pela palavra final de Perillo, que será dada em uma coletiva no final da tarde de segunda-feira. Se tivesse que apostar, JVC não vai convencer o chefão do PSDB.
Aos tucanos, cada vez mais depenados e correndo o risco de serem extintos em Teresina (e no Piauí), restará a única opção possível para terem chances de sobrevivência: subir no palanque de Fábio Novo (PT). E vai ser assim.
Themístocles projeta 'datona' da virada de Fábio Novo
Themistocles Filho é pura empolgação com a pré-campanha de Fábio Novo (PT). Em entrevista à coluna, o vice-governador do Piauí projetou a virada do petista contra Sílvio Mendes (UB), nas pesquisas de intenção de voto, até o dia 30 de abril. E dobra a aposta: a vitória de Novo será no primeiro turno.
Mais projeções 📈
O data-Themistocles faz ainda suas previsões em relação à eleição proporcional e diz que o MDB vai fazer bonito em Teresina. “De quatro a cinco [eleitos]”, projeta o vice.
Time de milhões 👥
Quem faz coro é o deputado João Mádison (MDB), que ressalta a importância do grande número de aliados na pré-campanha de Novo. Na base, a expectativa é que sejam mais de 200 candidatos a vereador. "Estrutura" que, na avaliação do emedebista, será essencial para diminuir o índice de desconhecimento de Fábio e levar auma definição já em primeiro turno.
Zoom na foto 'entrega' aliado de Dr. Pessoa ao lado de Jeová Alencar
O vereador Alan Brandão (PDT), cotado para assumir a liderança do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) após a saída de Antônio José Lira (Republicanos) da Câmara de Teresina, foi fotografado em uma reunião ao lado do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Jeová Alencar (Republicanos).
À coluna, Alan respondeu rápido: "Você sabe que sou Dr. Pessoa". Completou que Jeová é um grande amigo e político, mas descartou a possibilidade de apoio. Ainda assim, se deixou fotografar ao lado do deputado, na reunião realizada no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, com lideranças do suplente de deputado estadual, Gessivaldo Isaías (Republicanos).
Reajuste é aprovado e sela acordo com professores da UESPI
A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta quarta-feira (6), a Mensagem nº21, do Executivo, que concede reajuste linear aos policiais militares, bombeiros militares e servidores efetivos da administração direta. A matéria sela o acordo do governo do Estado com os docentes da Universidade Estadual do Piauí, que encerraram no início da semana a greve iniciada ainda em janeiro.
O acordo prevê reajuste de 17%, a ser efetivado em três parcelas de 5,35% até maio de 2026. O líder do governo, deputado Fábio Novo (PT), explica que o primeiro pagamento já será no mês de maio.
A mensagem aprovada também atualiza para R$ 4.580,00 o valor do piso salarial para os professores efetivos do magistério, da rede estadual.