Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 26 de 97Câmara de Teresina abre mais 200 vagas no Cursinho Solidário 'Aprova OAB'
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Cursinho Solidário Aprova OAB, realizado pela Câmara Municipal de Teresina, por meio da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho. Até o dia 15 de março, os estudantes procedentes das universidades públicas ou privadas que foram contemplados com bolsas de estudos ou mediante programas de incentivos como o FIES ou PROUNI, que farão exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), podem se inscrever no curso, que é gratuito.
O projeto Cursinho Solidário Aprova OAB é uma realização da Câmara Municipal de Teresina, com apoio da Coordenadoria Estadual de Juventude (COJUV).
Como se inscrever? 🤷♀️
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, de 12 a 15 de março, no horário das 8h às 13h, na Escola da Câmara de Teresina (prédio da Câmara Municipal), e também de forma online através do site da Escola do Legislativo. Informações pelo e-mail escoladacamara@teresina.pi.leg.br ou pelo telefone (86) 99497-3416.
https://www.teresina.pi.leg.br/escola-legislativo
Do que você precisa? ✏
Devem ser anexados ao site ou entregues de forma presencial, incluindo: cópias do RG/CPF; comprovante de endereço; diploma do curso de Direito ou declaração que está cursando o último período; declaração ou comprovante que foi ou é bolsista ou foi, ou é contemplado por programas como o FIES/PROUNI; número do NIS - Número de Identificação Social (cadastro CadÚnico), se tiver.
Fique atento! ⚠
As inscrições obedecerão ao critério de chegada, para os 200 primeiros inscritos. Contudo, os estudantes que obedecerem ao critério de vulnerabilidade financeira, apresentando documento que comprove benefício através de bolsa de estudo ou programas do Governo Federal ou NIS - Número de Identificação Social (cadastro no Cadúnico), terão prioridade na inscrição. Caso as vagas do grupo prioritário não sejam preenchidas, as remanescentes serão destinadas ao público em geral. Ou seja, 80% para o público prioritário e 20% para o público em geral.
Evaldo Gomes anuncia mais um nome para a chapa do Solidariedade
O deputado estadual Evaldo Gomes continua trabalhando a montagem da chapa proporcional do Solidariedade, em Teresina. Na quinta-feira (14), ele vai filiar à sigla o pré-candidato a vereador Francisco Rayfran, que já integrou os quadros do Partido dos Trabalhadores, e tem padrinhos de peso como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT).
A filiação está marcada para 11h, na sala da vice-presidência da Alepi. Além disso, o deputado está organizando um mega ato de filiação ao Solidariedade no dia 21 de março, com a presença de dirigentes nacionais da sigla. Ele promete pelo menos duas grandes surpresas para esse dia. Vem aí...
Enzo convence e Floro Mauel vai trocar o Solidariedade pelo PDT
Os vereadores Evandro Hidd e Enzo Samuel conseguiram: o pré-candidato a vereador Floro Mauel vai trocar o Solidariedade pelo PDT. A decisão foi tomada no final da tarde desta segunda-feira (11), após uma série de conversas de Floro com líderes pedetistas.
Não foi fácil
Ontem pela manhã, a coluna flagou as investidas de Evandro a Floro. "Ele disputou as eleições de 2020 pelo PDT. É um nome que engrandece o partido, um nome novo, que tem um trabalho social muito grande aqui na nossa cidade", afirmou o presidente regional do PDT.
Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, já foi informado por Floro da sua decisão.
Presidente do PSDB, Perillo desembarca em Teresina e visita túmulo de Firmino
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, já desembarcou em Teresina. Por volta de 13h30, ele foi recepcionado no Aeroporto Petrônio Portella pelo ex-deputado e presidente do diretório regional, Luciano Nunes, e pelos ex-secretários municipais Francisco Canindé e Fernando Said.
O primeiro compromisso de Marconi foi no Parque Matias Matos, na Zona Norte da capital. Em seguida, Marconi visitou do túmulo do ex-prefeito Firmino Filho.
Na sequência, o dirigente vai se reunir com o vereador de Teresina, Édson Melo, e o empresário João Vicente Claudino, que chegou a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito.
Perillo fará ainda, no fim da tarde, uma reunião com a cúpula tucana na capital. E em uma entrevista coletiva, ele deve ratificar a aliança do PSDB com o Partido dos Trabalhadores em Teresina.
Zé Neto, o nº 1 de Georgiano em Teresina
Mesmo filiado ao MDB, o deputado estadual Georgiano Neto tem trabalhado fortemente pelos pré-candidatos do PSD, tanto na capital, quanto no interior. No fim de semana, ele lotou o espaço de eventos do Diretório Regional para uma reunião com lideranças do pré-candidato a vereador Zé Neto (PSD), que nos bastidores é apontado como seu favorito na composição proporcional da sigla em Teresina.
Em seu discurso, Georgiano fez a defesa pela entrada de lideranças jovens - e de novos nomes - na política. E deixou claro que, na campanha, vai para a rua trabalhar o nome de Zé Neto. Afinal, o PSD tem o objetivo de eleger de três a quatro nomes na capital.
Dr. Vinicius reforça palanque de Joãozinho da Varjota, em Monsenhor Gil
O engenheiro civil Joãozinho da Varjota (Republicanos) mostrou força no palanque da sua pré-candidatura a prefeito de Monsenhor Gil (PI). Neste fim de semana, no Seminário para Organização do Processo Eleitoral 2024, ele reuniu aliados e lideranças políticas, no encontro que também discutiu propostas para o plano de governo.
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) está na linha de frente da pré-campanha de Joãozinho. Em seu discurso, ele defendeu o compromisso do pré-candidato com a cidade. “Nós vamos, a partir de agora, replicar a história que vocês estão ouvindo aqui, replicar a vontade e a determinação dele com o povo, que nunca se afastou [da cidade]. Quem vive dentro de Monsenhor Gil é o Joãozinho”, disse.
Merlong Solano (PT), deputado federal, também apoia o nome de Joãozinho, que também recebeu adesões de lideranças importantes, como das pré-candidatas Camila Barbosa (Lagoa do Piauí), Nádia Alencar (São Pedro do Piauí) e Cleia Abreu (Barro Duro).
Wilson da Educação agora é também Wilson do PDT
O professor Wilson Oliveira, conhecido como “Wilson da Educação”, vai se filiar ao PDT nesta segunda-feira (11), às 10h, em ato na Câmara Municipal de Teresina, para concorrer a uma vaga no Legislativo, nas eleições de outubro.
“O PDT é um partido com uma longa história de defesa dos trabalhadores e da justiça social, valores que sempre foram fundamentais em minha trajetória pessoal e profissional”, destaca Wilson em nota divulgada neste fim de semana.
Na chapa, ele se junta ao presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e a Evandro Hidd, presidente estadual do PDT. E Enzo já deixou claro: o partido vai eleger quatro vereadores.
Vice de Sílvio? Thanandra nega e garante: “Meu pré-candidato é o Vavá”
A vereadora Thanandra Sarapatinhas (PRD) negou a possibilidade de compor majoritariamente com Sílvio Mendes (UB), na eleição municipal. À coluna, ela diz desconhecer a informação que circulou nesta sexta-feira (8), de que poderia ser a vice do ex-prefeito de Teresina.
"Estou tentando entender de onde tiraram isso, se nem eu que sou a dona e a proprietária do 'fuxico' não estou sabendo", afirmou a parlamentar. Mesmo considerando uma honra ter seu nome cogitado, ela afirma que seu compromisso é com a causa animal, trabalho esse que vem desenvolvendo no mandato de vereadora de Teresina.
"Meu pré-candidato é o Vavá", completa Thanandra, que é esposa do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Teresina.
E a coluna também ouviu Jeová, que reforçou a pré-candidatura de Thanandra à reeleição. "Pura maldade", afirmou sobre os rumores em relação à vereadora.
Zé Filho agora é PSD
Janela partidária devidamente aberta e já começaram as movimentações. A desta quinta-feira (7) foi a filiação do suplente de vereador Zé Filho ao PSD. O partido tem a meta de eleger três nomes para a Câmara de Vereadores de Teresina. A ficha foi assinada sob as bençãos de Henrique Pires e Georgiano Neto, que mesmo no MDB tem coração - e o pai - no PSD.
Futuras gerações vão comprovar chapa Sílvio/Ismael?
São muitos os sinais de que Ismael Silva (PSD) será o candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada por Sílvio Mendes (UB). Entrando na thread das "futuras gerações", o vereador postou no Instagram sua foto do ladinho do ex-prefeito de Teresina.
Na legenda, ele rasgou elogios, ao dizer que se espelha no exemplo de Sílvio.
À coluna, o ex-prefeito já evidenciou que Jeová Alencar (Republicanos) e João Vicente Claudino (PSDB) não estão nos seus planos para a vice, e que Ismael é "um bom nome". Ciro Nogueira deixou claro que a escolha será pessoal de Sílvio. Ou seja, todos os caminhos levam para o vereador, que na janela partidária vai trocar o PSD pelo Progressistas de Ciro Nogueira.
No fim, todo o esforço que João Vicente Claudino vem fazendo para conseguir o comando do PSDB e cacifar a vice de Mendes terá sido em vão.