Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 25 de 97Chapa Sílvio/Jeová já tem até música
Não há mais dúvidas! A chapa Sílvio Mendes e Jeová Alencar, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, será anunciada na próxima quarta-feira (20), no evento denominado "União por Teresina".
A estratégia dos dois já está alinhada. Tem até música pronta para o anúncio, que promete lotar o auditório do Sesc Cajuína. "Teresina está chamando", diz a letra logo na primeira estrofe.
A chapa foi alinhada em uma conversa neste fim de semana, entre Jeová e Sílvio. Com o deputado, o ex-prefeito ganha uma estrutura de pré-campanha que ele ainda não tem, com a mobilização de lideranças e movimento de rua mais intensa.
PRD convida Elmano Férrer para compor chapa com Dr. Pessoa
O PRD quer Elmano Férrer na vice de Dr. Pessoa. O convite já foi feito pelo presidente municipal da sigla, o vereador Markim Costa.
"O Veín está com energia e disposição no trabalho. Meu foco é o trabalho", respondeu o ex-senador ao ser questionado pela coluna se aceitaria o convite.
E mais: o PRD deve ser o abrigo de um dos principais aliados políticos de Elmano, o ex-vereador Paulo Roberto da Iluminação, que hoje integra a gestão do prefeito Dr. Pessoa.
Ponto para Jadyel! Alessya Xavier assume comando do Republicanos no Piauí
É isso, senhoras e senhores! Política é como nuvem, e o céu sobre o Republicanos já tem nova configuração. A médica Alessya Xavier, esposa do deputado federal Jadyel Alencar, é a nova presidente regional do partido no Piauí.
A nova composição do diretório deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (13).
O plano é que o próprio Jadyel assuma no futuro o partido no Piauí. Mas ele ainda não conseguiu do Tribunal Superior Eleitoral a liberação para sua desfiliação do Partido Verde.
E Jeová? E Dr. Pessoa? 😱
O duelo pelo comando da sigla está diretamente ligado à disputa pela candidatura a prefeito na capital, travada entre o deputado estadual Jeová Alencar, até então presidente do partido, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
“O diretório de Teresina, desde o início, foi acertado que ficaria a critério do presidente Marcos Pereira”, diz Alessya à coluna.
Ou seja: Pereira tem três semanas para tomar a sua decisão. Contra Dr. Pessoa, pesam os números nas pesquisas de intenção de voto. Além disso, Jeová tem do seu lado o suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías, pastor da Igreja Universal e aliado de Marcos.
Ata do Republicanos ratifica Jeová Alencar no comando da sigla até novembro
Uma ata assinada pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, é o salvo conduto de Jeová Alencar no comando do partido no Piauí. O documento, resultado da reunião extraordinária da Comissão Executiva Nacional realizada no dia 6 de fevereiro, prorroga a vigência da Comissão Provisória do Republicanos no estado até 18 de novembro de 2024, sob a presidência do deputado estadual, que é pré-candidato a prefeito de Teresina.
O documento dá vantagem a Jeová na disputa direta com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que conta com o apoio do de Jadyel Alencar. É que o deputado federal tenta sair do Partido Verde, com segurança, para se filiar ao Republicanos e ver cumprido o compromisso de Marcos Pereira de que ele teria o comando do partido no estado.
Só que, até agora, Jadyel não conseguiu deixar o PV. Mesmo assim, será o anfitrião, ao lado da esposa Alessya Xavier, no evento marcado para o próximo sábado (16), com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos).
Uma fonte próxima a Jeová expressa confiança diante da prorrogação da comissão. "Acabou para o Jadyel", diz a fonte.
Situação que deixa complicada a vida do prefeito Dr. Pessoa, que luta pela segurança partidária para concorrer à reeleição. Ele não dá sinais de que pretende deixar o Republicanos. Mas como em cada partido cabe apenas um candidato majoritário, alguém terá que dar o braço a torcer.
Alan Brandão se despede do PDT
O vereador Alan Brandão já entregou ao presidente do PDT, Evandro Hidd, sua carta com pedido de desfiliação da sigla. São os preparativos para seu embarque no Partido Renovação Democrática. O ingresso está marcado para quinta-feira, dia 14 de março, quando o presidente regional do PRD, vereador Bruno Vilarinho, deve abonar mais de uma quinzena de fichas de filiação. "Início de uma nova história", destaca Alan, que disputará a reeleição naquela que já foi apelidada de "chapa das Saads".
Câmara de Teresina abre mais 200 vagas no Cursinho Solidário 'Aprova OAB'
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Cursinho Solidário Aprova OAB, realizado pela Câmara Municipal de Teresina, por meio da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho. Até o dia 15 de março, os estudantes procedentes das universidades públicas ou privadas que foram contemplados com bolsas de estudos ou mediante programas de incentivos como o FIES ou PROUNI, que farão exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), podem se inscrever no curso, que é gratuito.
O projeto Cursinho Solidário Aprova OAB é uma realização da Câmara Municipal de Teresina, com apoio da Coordenadoria Estadual de Juventude (COJUV).
Como se inscrever? 🤷♀️
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, de 12 a 15 de março, no horário das 8h às 13h, na Escola da Câmara de Teresina (prédio da Câmara Municipal), e também de forma online através do site da Escola do Legislativo. Informações pelo e-mail escoladacamara@teresina.pi.leg.br ou pelo telefone (86) 99497-3416.
https://www.teresina.pi.leg.br/escola-legislativo
Do que você precisa? ✏
Devem ser anexados ao site ou entregues de forma presencial, incluindo: cópias do RG/CPF; comprovante de endereço; diploma do curso de Direito ou declaração que está cursando o último período; declaração ou comprovante que foi ou é bolsista ou foi, ou é contemplado por programas como o FIES/PROUNI; número do NIS - Número de Identificação Social (cadastro CadÚnico), se tiver.
Fique atento! ⚠
As inscrições obedecerão ao critério de chegada, para os 200 primeiros inscritos. Contudo, os estudantes que obedecerem ao critério de vulnerabilidade financeira, apresentando documento que comprove benefício através de bolsa de estudo ou programas do Governo Federal ou NIS - Número de Identificação Social (cadastro no Cadúnico), terão prioridade na inscrição. Caso as vagas do grupo prioritário não sejam preenchidas, as remanescentes serão destinadas ao público em geral. Ou seja, 80% para o público prioritário e 20% para o público em geral.
Evaldo Gomes anuncia mais um nome para a chapa do Solidariedade
O deputado estadual Evaldo Gomes continua trabalhando a montagem da chapa proporcional do Solidariedade, em Teresina. Na quinta-feira (14), ele vai filiar à sigla o pré-candidato a vereador Francisco Rayfran, que já integrou os quadros do Partido dos Trabalhadores, e tem padrinhos de peso como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT).
A filiação está marcada para 11h, na sala da vice-presidência da Alepi. Além disso, o deputado está organizando um mega ato de filiação ao Solidariedade no dia 21 de março, com a presença de dirigentes nacionais da sigla. Ele promete pelo menos duas grandes surpresas para esse dia. Vem aí...
Enzo convence e Floro Mauel vai trocar o Solidariedade pelo PDT
Os vereadores Evandro Hidd e Enzo Samuel conseguiram: o pré-candidato a vereador Floro Mauel vai trocar o Solidariedade pelo PDT. A decisão foi tomada no final da tarde desta segunda-feira (11), após uma série de conversas de Floro com líderes pedetistas.
Não foi fácil
Ontem pela manhã, a coluna flagou as investidas de Evandro a Floro. "Ele disputou as eleições de 2020 pelo PDT. É um nome que engrandece o partido, um nome novo, que tem um trabalho social muito grande aqui na nossa cidade", afirmou o presidente regional do PDT.
Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, já foi informado por Floro da sua decisão.
Presidente do PSDB, Perillo desembarca em Teresina e visita túmulo de Firmino
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, já desembarcou em Teresina. Por volta de 13h30, ele foi recepcionado no Aeroporto Petrônio Portella pelo ex-deputado e presidente do diretório regional, Luciano Nunes, e pelos ex-secretários municipais Francisco Canindé e Fernando Said.
O primeiro compromisso de Marconi foi no Parque Matias Matos, na Zona Norte da capital. Em seguida, Marconi visitou do túmulo do ex-prefeito Firmino Filho.
Na sequência, o dirigente vai se reunir com o vereador de Teresina, Édson Melo, e o empresário João Vicente Claudino, que chegou a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito.
Perillo fará ainda, no fim da tarde, uma reunião com a cúpula tucana na capital. E em uma entrevista coletiva, ele deve ratificar a aliança do PSDB com o Partido dos Trabalhadores em Teresina.
Zé Neto, o nº 1 de Georgiano em Teresina
Mesmo filiado ao MDB, o deputado estadual Georgiano Neto tem trabalhado fortemente pelos pré-candidatos do PSD, tanto na capital, quanto no interior. No fim de semana, ele lotou o espaço de eventos do Diretório Regional para uma reunião com lideranças do pré-candidato a vereador Zé Neto (PSD), que nos bastidores é apontado como seu favorito na composição proporcional da sigla em Teresina.
Em seu discurso, Georgiano fez a defesa pela entrada de lideranças jovens - e de novos nomes - na política. E deixou claro que, na campanha, vai para a rua trabalhar o nome de Zé Neto. Afinal, o PSD tem o objetivo de eleger de três a quatro nomes na capital.