Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 12 de 97Marcelo admite rumores sobre Lira na Saúde e Progressistas com Lula
O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou os rumores em Brasília sobre a possibilidade de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, assumir o ministério da Saúde do governo Lula.
E mais, o senador avalia que, neste cenário, o Progressistas pode sim apoiar a reeleição do petista em 2026.
Quanto a uma composição no Piauí, que poderia colocar Ciro na chapa governista, Marcelo respondeu: “Só são hipóteses”.
Dr. Vinicius debate projeto da bacia leiteira do Piauí em reunião na Sead
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, conduziu uma série de reuniões nesta quinta-feira (14) na Secretaria Estadual de Administração (Sead), dentre elas, para tratar sobre a elaboração do projeto da bacia leiteira do estado.
O Plano, que propõe de melhorias para o setor, um dos mais importantes da economia do estado, deve ser lançado em São José do Divino, um dos polos leiteiros no Piauí.
Vinicius, que tem emendas para o setor, vai buscar parcerias com a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, para ampliar a assistência aos produtores. A Investe Piauí, representada no encontro pelo vice-presidente Ícaro Carvalho, já atua no projeto.
O deputado teve ainda audiência com auditores fiscais para debater planejamento de ações e sobre o papel do Estado quanto à qualificação e cuidado com a categoria. Ele tratou ainda sobre política estadual de criação e manutenção de parques estaduais, espaços tão fundamentais para a preservação de ecossistemas e do nosso patrimônio socioambiental
“Foi uma manhã de alinhamento e resoluções. Vários agentes do Estado, em diferentes estâncias, unidos em diálogo para o fortalecimento de projetos de proteção e da valorização dos profissionais inseridos nesses processos”, afirmou o parlamentar.
Rafael e Sílvio discutem saúde de Teresina em reunião no feriado
Em pleno feriado de Finados, o governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu, no Palácio de Karnak, com o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (UB). Esse já é o segundo encontro entre os líderes políticos.
O assunto da conversa? Saúde. As equipes tanto do governo do Estado como da futura gestão estiveram presentes, incluindo o já indicado presidente da Fundação Municipal de Saúde, professor Charlles da Silveira.
Presentes ainda o secretário da Sesapi, Antônio Luiz, e o superintendente da pasta, Dirceu Campelo.
A expectativa é que haja o realinhamento das ações de saúde entre estado e município. Relação que hoje é desgastada, inclusive com cobranças por parte da PMT em relação a repasses do cofinanciamento.
João Pereira entra na briga pelo comando do PT em Teresina
Eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores, João Pereira já quer chegar chegando. E sim, vai brigar pela presidência do Diretório Municipal da sigla em Teresina.
João, que surpreendeu na votação em Teresina, defende renovação na diretoria petista e vem deixando claro que quer ser o principal representante petista na capital.
Hoje, o comando do PT na capital está com Cícero Magalhães, petista das antigas. E, desde a eleição de Rafael Fonteles lá em 2022, já se fala na necessidade – e tendência - de renovação no comando petista não só em Teresina, mas também a nível estadual.
Desta vez, vem aí?
Joaquim do Arroz e Enzo Samuel em armistício na pré-eleição da Câmara
Um quer se reeleger. Outro, busca apoio do partido para chegar à presidência. Estamos falando de Enzo Samuel (PDT) e Joaquim do Arroz (PT). Os dois tiveram uma conversa no início da noite desta terça-feira (15), na casa do petista e chegaram ao consenso: os dois estarão no mesmo grupo na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina.
Segundo Joaquim do Arroz, foi um diálogo aberto, para desarmar qualquer clima de animosidade. “Ninguém é melhor do que ninguém. Vamos marchar no mesmo grupo e vamos dar o tempo certo da definição”, disse o vereador.
Até o Natal, pelo menos, a promessa é de que os dois baixarão as armas. Paz que, segundo a coluna apurou, é defendida pelo próprio governador Rafael Fonteles (PT), que dificilmente irá se envolver na eleição da Câmara, mas que não quer ver aliados em pé de guerra após o resultado em Teresina.
Tem petista comemorando! Deputado reúne aliados em festa na capital
Tem petista comemorando. O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) reuniu, nesta quinta-feira (10), a sua base política de Teresina e do interior do estado, para comemorar o resultado das eleições.
Dentre os motivos para comemorar, a eleição de quatro prefeitos, incluindo Camila Barbosa, em Lagoa do Piauí.
Na capital, Vinicius comemorou a reeleição de Joaquim do Arroz e a eleição de João Pereira, que marcaram presença na festa, que aconteceu no haras do deputado, na zona rural da capital.
Apesar do resultado na disputa majoritária em Teresina, Vinícius avalia que o partido fez um grande resultado no estado. Líder do governo Rafael Fonteles na ALEPI, ele avalia que a presença do governador na campanha foi importante para o crescimento da sigla.
“Sua presença ativa nas campanhas e articulações estratégicas fortaleceu o PT e toda a base governista no estado. A gestão do governador está focada em resultados concretos e no apoio incondicional aos seus aliados”, escreveu o deputado em artigo publicado após o processo eleitoral.
Evaldo é só alegria com o Solidariedade: 'Saímos de 0 para 4 prefeitos“
Na primeira sessão plenária após as eleições, o deputado estadual e presidente do partido Solidariedade no Piauí, Evaldo Gomes, destacou o desempenho da sigla. O parlamentar comemorou a eleição de quatro prefeitos no primeiro turno, em Palmeira do Piauí, Palmeirais, Oeiras e Santana do Piauí.
"A gente sai de zero prefeitos para quatro prefeitos e tendo vitórias importantíssimas em municípios importantes e estratégicos do estado do Piauí, tanto economicamente como politicamente”, disse.
Evaldo também parabenizou os vereadores eleitos e mencionou o trabalho do deputado estadual Fábio Novo (PT) em Teresina. Ele finalizou pedindo respeito ao resultado das urnas, destacando a importância da democracia.
Sílvio Mendes e a cúpula do PSD. Qual o assunto da conversa?
O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), teve um encontro na manhã desta terça-feira (08) com a cúpula do PSD. Estavam presentes o deputado federal Júlio César, presidente da sigla, a senador Jussara Lima, e o superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho.
Posaram também pra foto o prefeito de Floriano, Antônio Reis, reeleito, e o vereador eleito pelo MDB, Zé Neto, que é apadrinhado pelos lideres do PSD.
Segundo a coluna apurou, a conversa foi provocada pelo próprio Sílvio. Na conversa, muitas amenidades e lembranças da parceria de Júlio e Sílvio nas gestões passadas na capital. O prefeito eleito tratou ainda sobre o Fundo de Participação dos Municípios - sobre a discussão no Congresso em torno da possibilidade de aumento da transferência - e ainda parcerias com os membros da bancada federal, em busca de recursos para a cidade.
Com Sílvio Mendes eleito, eis que surge Ciro Nogueira
À espreita durante toda a campanha, Ciro Nogueira (Progressistas) reapareceu. E foi na mansão do senador, em volta da piscina, na Zona Leste de Teresina, que aconteceu a festa da vitória de Silvio Mendes (UB), eleito prefeito da capital.
Nas redes sociais, Ciro compartilhou o momento do abraço em Mendes. Um longo abraço, com direito a cochicho no ouvido. E não há dúvidas de que, mesmo afastado - publicamente - na campanha de Sílvio, o senador terá participação efetiva, e com indicações, na gestão que inicia em 2025.
Rafael aponta dobradinha Sílvio e Pessoa em debate: “Jogaram juntos”
O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou, nas redes sociais, que Sílvio Mendes (UB) e Dr. Pessoa(PRD) fizeram "dobradinha" no último debate com os candidatos à prefeitura de Teresina, exibido nesta quinta-feira (03), pela Rede Globo.
— Um entrosamento perfeito. Jogaram juntos e jogaram mal — escreveu Rafael.
— Ficou evidente que Fábio teve um desempenho muito superior em relação aos demais, pois focou em propostas objetivas e claras — disse.
E criticou a postura de Sílvio Mendes, principal oponente de Novo na disputa, afirmando que o ex-prefeito "ficou em ataques pessoais a Fábio".
— Foi a campanha mais agressiva da história de Teresina. O povo de Teresina não gosta disso. — concluiu Rafael.