Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 11 de 97Enzo Samuel visita cozinha solidária em SP e anuncia parceria com o MDS
O presidente da Câmara de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), esteve nesta quinta-feira (23) em Heliópolis, São Paulo, conhecendo um projeto de cozinha solidária que atende a população vulnerável.
A ideia, segundo o vereador, é trazer o modelo para Teresina através da Câmara Municipal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, comandado por Wellington Dias.
Segundo Enzo, a cozinha do projeto Mover Helipa também funciona como ponto de qualificação profissional para quem deseja trabalhar na área da gastronomia.
“Eles não só matam a fome, mas também ensinam as pessoas como elas podem ter a sua própria renda, com cursos de capacitação e qualificação na área de gastronomia. Eu acredito que dá certo e gera oportunidade para quem precisa”, afirmou o vereador.
Dr. Vinicius discute descentralização da saúde com Dirceu Campelo
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) se reuniu nesta quinta-feira (23) com o superintendente da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, para discutir projetos na área da descentralização da saúde no estado. As ações são compromisso do Governo do Piauí com a expansão de serviços em cidades polos como Picos, Floriano e Parnaíba.
Na conversa, o deputado comemorou a inauguração da nova Central de Diagnósticos em Parnaíba, totalmente equipada para oferecer serviços essenciais à população, como raios X, ultrassom, mamografia, exames laboratoriais, consultas com especialistas e atendimentos pelo programa Piaui Saúde Digital, com 10 especialidades médicas.
"É muito gratificante ver o trabalho intenso do governo para desenvolver programas e projetos que tornem essa descentralização uma realidade. O planejamento para 2025 aponta para ainda mais avanços e conquistas na saúde pública", afirmou Dr. Vinicius.
Em Londres, Seduc vence hackathon usando a IA do Google
A delegação do Piauí, liderada pelo secretário Washington Bandeira, venceu uma competição "hackathon" em Londres, usando o Gemini para criar soluções na área de educação.
INOVAÇÃO
Com a IA do Google, o grupo elaborou planos de aula padronizados e especializados. A iniciativa, afirma o secretário, será aperfeiçoada para uso nas escolas do Piauí.
“Só deu Piauí”, comemorou Bandeira nas redes sociais. A Seduc está na Inglaterra, apresentando a iniciativa do governo do Estado em implantar ensino de Inteligência Artificial na rede de educação.
Disciplina de IA nas escolas: Piauí apresenta case de sucesso em Londres
O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, está em Londres e se reuniu, nesta segunda-feira (20), com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio de Aguiar Patriota. O encontro ressaltou a projeção internacional dos avanços educacionais do estado, com foco nas inovações implantadas pela Secretaria de Educação (Seduc).
Bandeira está na Inglaterra para representar o Piauí na Bett Educar, maior feira global na área de inovação. E nesta terça-feira (21), ele irá apresentar o case de sucesso da inclusão da disciplina de Inteligência Artificial nas escolas da rede estadual de ensino.
O projeto, reconhecido pela Unesco, posiciona o Piauí como pioneiro nas Américas ao integrar tecnologia de ponta à formação dos estudantes.
PSD em peso prestigia posse de Simone Perreira na Alepi
A família "Lima" prestigiou em peso a posse de Simone Pereira (MDB) na Assembleia Legislativa. Com Pablo Santos prefeito de Picos, ela agora foi efetivada no mandato. Júlio César, Júlio César Filho, Jussara Lima posaram ao lado de Simone em frente ao Plenário Waldemar Macêdo. O ex-vereador Vinício Ferreira também foi prestigiar a posse.
Mas mesmo como suplente, Simone participa de 9 das onze comissões da Casa. E em seu discurso, comemorou ter sido escolhida para presidir a Comissão do Direito da Mulher, e de ter sido indicada pela Casa para presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância.
Pedro Alcântara toma posse na CMT dia 7. Será o líder?
O jornalista Pedro Alcântara, do Progressistas, vai tomar posse no mandato de vereador de Teresina na próxima terça-feira, 7 de janeiro. Suplente do Progressistas, a vaga será aberta com a posse de Ismael Silva e Aluísio Sampaio no secretariado de Silvio Mendes (UB). Pedro é um dos cotados para assumir a liderança de Mendes na Casa. À coluna, em rápida conversa após o término da solenidade de transmissão de cargo no Palácio da Cidade, o jornalista disse não ter sido convidado pelo prefeito. "É uma decisão muito pessoal", disse.
Joaquim do Arroz procura Ciro Nogueira de olho em parceria
Não é só com prefeitos petistas que Ciro Nogueira tem se reunido. Nesta segunda-feira (09), o senador recebeu em casa o vereador Joaquim do Arroz (PT), que foi tratar de parceria na área social, em Teresina.
Como a mãe de Ciro, Eliane Nogueira, será a futura secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Joaquim quer o apoio para ações importantes que desenvolve na capital.
À coluna, ele cita o Pelotão Mirin e o cozinha comunitária do Instituto PREÇA. “Pedimos ao senador uma emenda, que o instituto é apto a receber”, afirmou o vereador.
Segundo Joaquim, a pauta incluiu ainda ações para a Zona Sul de Teresina, como as galerias do Promorar e bairro Santo Antônio. “São focos de doença e de alagamento, na época das chuvas”, explica Joaquim, deixando claro que a discussão será feita com o futuro superintendente da Saad Sul, o deputado Aldo Gil.
Dr. Vinícius discute PL 63/24 e reforça o combate à tortura no Piauí
Na última audiência pública da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Dr. Vinícius (PT) apresentou o Projeto de Lei 63/24, que busca substituir a Lei 8.198/23, estabelecendo um sistema mais moderno de prevenção e combate à tortura no estado. A iniciativa visa alinhar a legislação piauiense aos padrões internacionais de direitos humanos e fortalecer políticas públicas de proteção contra abusos em unidades de privação de liberdade.
O evento reuniu Sônia Terra, da Sasc; Viviane Martins, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Célia Teixeira, da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí; Lurdinha Nunes, do Comitê Nacional de Direitos Humanos; além de representantes da Defensoria Pública, OAB-PI e Sesapi.
Dr. Vinícius destacou a amplitude da tortura no sistema prisional, que vai além da violência física, incluindo negligência e mau atendimento, muitas vezes resultantes do racismo estrutural. Ele mencionou avanços feitos pela Secretaria de Justiça, como melhorias nas instalações e na classificação de risco dos internos, reforçando sua confiança no progresso do sistema.
Sônia Terra ressaltou a importância de mecanismos eficazes para fiscalizar e enfrentar as violações de direitos humanos no estado, que afetam não apenas pessoas privadas de liberdade, mas também idosos, crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Viviane Martins elogiou o projeto, considerando-o um dos mais avançados do Brasil, e sugeriu a criação de cargos remunerados para peritos, garantindo autonomia e evitando influências políticas.
O PL 63/24 propõe criar um Comitê Estadual e um Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, integrados e alinhados ao Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura da ONU. A nova legislação fortalecerá o sistema estadual e atenderá às recomendações do Comitê Nacional, contribuindo para a efetiva implementação de políticas de proteção aos direitos humanos.
O relatório do deputado será apresentado à Comissão de Direitos Humanos na próxima terça-feira (26). A aprovação do projeto poderá representar um marco no fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no Piauí, beneficiando as populações mais vulneráveis.
Jadyel Alencar shippa chapa 'CIMA' para o Senado: “Imbatível”
Jadyel Alencar já declarou a sua torcida pela chapa CIMA - shipper de Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB). Para o deputado federal, a composição tornaria a dupla quase que “imbatível” na disputa pelo Senado Federal, em 2026, quando serão disputadas duas das três vagas do Piauí.
Márcio Alencar, de Alegrete, fecha apoio a reeleição de Simone Pereira
Nem só de defender a vaga do PSD na chapa majoritária, em 2026, vive Georgiano Neto. O deputado estadual vem trabalhando também para formar a sua bancada na Assembleia Legislativa do Piauí. Desta vez, articulou o apoio do prefeito eleito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, à reeleição de Simone Pereira (MDB).