Três reféns israelenses foram libertados pelo grupo palestino Hamas na madrugada deste sábado (01), após uma nova fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Os primeiros liberados neste sábado são o franco-israelense Ofer Kalderon e o israelense Yarden Bibas. Depois, o grupo extremista libertou o americano-israelense Keith Siegel. Eles foram entregues à Cruz Vermelha e, posteriormente, acolhidos pelas forças de segurança de Israel.
ENTENDA O Cessar-fogo
- Após meses de negociações mediadas pelo Catar, Estados Unidos e Egito, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza;
- O acordo entrou em vigor no último dia 19 de janeiro;
- Na primeira fase do plano está prevista a troca de reféns israelenses por palestinos presos por Israel;
- Esta é a quarta troca de reféns por prisioneiros palestinos desde o início do acordo.
QUEM SÃO OS 3 EX-REFÉNS
Yarden Bibas foi sequestrado em 7 de outubro com sua esposa, Shiri Babas, e seus dois filhos, Ariel, de quatro anos, e Kfir, de 10 meses – o refém mais jovem levado naquele dia. Acredita-se que Yarden seja o único membro da família ainda vivo, embora os demais nomes tenham constado da lista inicial divulgada pelo Hamas de pessoas a serem libertadas.
Ofer Kalderon, de 54 anos, também foi sequestrado junto a seus dois filhos, em 7 de outubro de 2023. Os adolescentes, de 12 e 16 anos, receberam a liberdade em novembro do mesmo ano, durante o primeiro acordo de trégua entre Israel e Hamas. O presidente da França, Emmanuel Macron, se disse “aliviado” com a liberação do refém.
Já o terapeuta ocupacional Keith Siegel foi sequestrado junto à esposa, Aviva Siegel. Ela também saiu do cativeiro durante a trégua de novembro.