O avião presidencial do Brasil enfrentou uma falha técnica nesta terça-feira (1º) pouco após decolar da Cidade do México e foi instruído a retornar. A aeronave VC-1, utilizada pelo governo, estava em pleno voo no momento da divulgação da notícia.
De acordo com informações de uma fonte ligada ao governo, o problema foi solucionado, mas a aeronave precisa continuar voando até consumir uma quantidade adequada de combustível antes de retornar ao aeroporto de origem. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que será necessária a substituição da aeronave antes do retorno à Brasília.
O presidente Lula (PT) estava na Cidade do México para a cerimônia de posse da presidente Claudia Sheinbaum. Dias antes, Lula esteve em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Apesar do ocorrido, o presidente e sua comitiva mantêm contato com o Palácio do Planalto via mensagens e permanecem calmos diante da situação.
No Brasil, um membro do alto escalão do governo revelou que, entre as possíveis causas do problema técnico, está a hipótese de uma colisão com um pássaro, que teria atingido uma das turbinas. Essa possibilidade, contudo, ainda precisa ser confirmada.
A FAB emitiu uma nota oficial confirmando a falha técnica e explicando os procedimentos tomados pela tripulação para solucionar o incidente. No comunicado, a instituição afirmou que "os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem."
Mais informações estão sendo atualizadas sobre o caso.