Arthur Lira anuncia Hugo Motta para candidato à presidência da Câmara

Lira afirmou que chegou à conclusão de que Motta é o candidato mais capaz de promover convergências entre parlamentares de diferentes correntes.

Deputado Hugo Motta | Mário Agra/Agência Câmara
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato à presidência da Casa para a eleição prevista em 1º de fevereiro de 2025. Lira afirmou que, após muita reflexão e diálogo, chegou à conclusão de que Motta é o candidato mais capaz de promover convergências entre parlamentares de diferentes correntes.

Qualidades

Durante o anúncio, Lira destacou que o deputado Hugo Motta tem experiência e habilidade para manter o ritmo dos trabalhos da Câmara. Segundo ele, o nome de Motta é sinônimo de diálogo, leveza e firmeza, características que considera essenciais para a condução do parlamento. Motta, atualmente em seu quarto mandato, foi elogiado pela capacidade de unir diferentes pontos de vista e manter a governabilidade.

Conversas

Lira também comentou sobre os possíveis concorrentes de Motta na disputa, os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) Antônio Britto (PSD-BA). Afirmou que tem mantido um diálogo respeitoso e transparente com todos os interessados na posição e ressaltou a importância de cada candidato buscar apoio dos demais parlamentares, visando uma governabilidade estável.

Anistia

Para evitar que a disputa pela presidência da Câmara seja contaminada pela discussão do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, conhecido como PL da Anistia, Lira anunciou a criação de uma Comissão Especial. Esse grupo será responsável pela análise do PL 2.858 de 2022, permitindo que a tramitação ocorra de maneira independente e sem influências indevidas na corrida pela presidência da Casa.

Controvérsia

O chamado PL da Anistia tem gerado grande controvérsia e vinha sendo usado por alguns parlamentares como barganha para obter apoio. A criação da Comissão Especial, que terá até 40 sessões plenárias para avaliar o projeto, pretende garantir que o tema seja discutido com a seriedade e a cautela exigidas, sem servir de moeda de troca política.

Quem é Hugo Motta

Natural de João Pessoa, na Paraíba, é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2011, pelo PMDB. Hoje membro do Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, Motta foi relator da PEC do Orçamento de Guerra e presidiu a CPI da Petrobras em 2015, durante a operação Lava Jato, sendo figura próxima ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. (Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES