SEÇÕES

Aliança Global chega à marca de 200 membros com entrada do Paquistão

O ingresso do país foi formalizado em encontro entre o embaixador Murad Ashraf Janjua e o ministro Wellington Dias, nesta quarta-feira (15.10), em Brasília

Ministro Wellington Dias e o embaixador do Paquistão no Brasil, Murad Ashraf Janjua | Foto: Roberta Aline/ MDS
Siga-nos no

A superação da pobreza por meio da criação de oportunidades de qualificação profissional foi um dos principais tópicos abordados na audiência que marcou a adesão do Paquistão à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Com a participação do país, a iniciativa supera a marca de 200 membros.

Nesta quarta-feira (15), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve reunido com o embaixador do Paquistão no Brasil, Murad Ashraf Janjua, em Brasília. Na oportunidade, eles conversaram sobre como se dará a contribuição do país asiático à Aliança Global, além de possíveis formas de cooperação com o Brasil.

O Paquistão tem um rico arcabouço de políticas públicas de combate à fome e à pobreza, em especial nas áreas de inclusão socioeconômica e apoio a pequenos agricultores. Ficamos felizes de poder contar com esta experiência na Aliança, afirmou Wellington Dias, que também é copresidente da Aliança Global.

RELAÇÃO DIPLOMÁTICA

Brasil e Paquistão mantêm relações diplomáticas desde 1948, marcadas por cooperação crescente nas áreas agrícola, comercial e técnica. Nos últimos anos, os países firmaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado a setores de agricultura, pecuária, saúde e educação, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias ligadas à produtividade e ao desenvolvimento rural.

Vemos um aumento na trajetória de nossas direções comerciais e empresariais entre o Paquistão e o Brasil. Há mais intercâmbio de empresários de ambos os lados chegando e ampliando essas feiras de negócios internacionais que são realizadas, pontuou o embaixador Murad Ashraf Janjua, durante a reunião.

COP30 

Na oportunidade, o ministro Wellington Dias reforçou o convite para que o Paquistão endosse o lançamento da Declaração de Líderes de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada no Ser Humano, a ser divulgada na COP30. O documento foi gestado junto aos membros da Aliança Global.

Estamos apresentando uma proposta de integração social e ambiental na declaração dos chefes do Estado. E, claro, gostaria de poder contar com o apoio do presidente paquistanês. A declaração será um avanço para mostrarmos a importância de construir um mundo sustentável de maneira mais justa, buscando apoiar os mais vulneráveis à fome, à pobreza e à mudança do clima, afirmou Wellington Dias.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também