A vereadora de Teresina Tatiana Medeiros (PSB) deve romper o silêncio nesta sexta-feira (28), durante o último dia das audiências de instrução e julgamento no Fórum Eleitoral. Ela, o namorado e outros sete acusados respondem por lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e fraude eleitoral. Nesta última acusação, o Ministério Público aponta como foco principal a suposta compra de votos e o financiamento da campanha por uma facção criminosa.
QUEM SÃO OS ACUSADOS
Tatiana Medeiros, vereadora
Alandilson Cardoso Passos, namorado de Tatiana e apontado como líder da facção criminosa
Stenio Ferreira Santos, pai da vereadora
Maria Odélia de Aguiar Medeiros, mãe da vereadora
Emanuelly Pinho de Melo
Lucas de Carvalho Dias Sena
Bruna Raquel Lima Sousa
Sávio de Carvalho França
Bianca dos Santos Teixeira Medeiros
DEFESA AFIRMA QUE TATIANA VAI FALAR
Ao chegar à audiência nesta manhã, o advogado da parlamentar, Samuel Castelo Branco, afirmou esperar que sua cliente se manifeste pela primeira vez desde o início das oitivas:
"Todo mundo queria falar, mas por estratégia defensiva a gente optou por deixar a Tatiana falar, então ela vai falar".
O advogado ainda explicitou o prejuízo causado a imagem da vereadora e ao Instituto comandado por ela durante o processo.
A imprensa divulgou o que foi colocado pelas autoridades no início, só que ninguém chegou e desmentiu, dizer, olha, as premissas não se confirmaram. E aí terminou prejudicando a imagem da pessoa, da política Tatiana. Nós tivemos o instituto fechado, nós tivemos cestas básicas que estragaram...
TODOS OS ACUSADOS FICARAM EM SILÊNCIO ATÉ AGORA
Desde a abertura das audiências, nenhum dos investigados respondeu às perguntas do Ministério Público ou da Justiça. Todos os réus exerceram o direito constitucional de permanecer calados, o que torna o depoimento esperado de Tatiana Medeiros um momento decisivo do processo.