Na madrugada de segunda-feira (8), aconteceu uma explosão em uma casa na Vila Santo Antônio, Zona Norte de São Paulo, que resultou em uma tragédia. O caso foi registrado pela câmera corporal de um policial. Ao menos seis agentes participaram da ação, e três PMs continuam internados em estado grave no Hospital das Clínicas.
A situação aconteceu após a Polícia Militar ser acionada para atender uma ocorrência de suposta tentativa de suicídio. Investigações preliminares indicam que a explosão pode ter sido provocada de forma intencional para atingir os agentes que atendiam a ocorrência.
Nas gravações é possível ver três bombeiros e três policiais. Na ocasião, eles tentam conversar com a moradora para deixá-los entrar, mas aparentando estar nervosa ela pede que os agentes saiam do local.
A EXPLOSÃO
Alguns minutos depois de negociações, os bombeiros tentaram arrombar a casa. A mulher reage e diz: “Vai embora, pelo amor de Deus”.
Em seguida, um bombeiro começa a chutar a porta da casa e consegue entrar no local com outros dois agentes. O policial que gravava a ação sobe alguns degraus de escada e pega uma toalha para cobrir a moradora da casa, que estava nua.
Ao virar em direção aos colegas para entregar a toalha, a explosão acontece. Ao menos quatro bombeiros e PMs estavam muito próximos ao foco da explosão. Tanto os agentes quanto a mulher começam a gritar.
PMs EM ESTADO GRAVE
Após a explosão, as gravações mostram a moradora subindo as escadas correndo aparentemente ferida. A partir daí, o policial que gravava a ocorrência pede ajuda para alguém detê-la
Os policiais iniciaram uma dinâmica de resgate e encaminharam os feridos ao hospital. A moradora, de 26 anos, foi presa em flagrante e irá responder pelos crimes de explosão em casa habitada e tentativa de homicídio.
A tragédia deixou um tenente entubado na UTI, com lesão na cabeça e à espera do resultado de uma tomografia. Outros dois sargentos do Corpo de Bombeiros também seguem na UTI e aguardam exames para avaliação das lesões. Os demais militares apresentam quadro estável ou já foram liberados após atendimento.
O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, que instaurou inquérito para investigar a dinâmica do ocorrido. Perícias técnicas foram solicitadas para confirmar as causas da explosão.