Três toneladas em dinheiro, túnel e fuga: Os maiores roubos da história do Brasil
- Banco Itaú na Avenida Paulista
Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) incluem uma nova modalidade de assalto a bancos: o “Novo Cangaço”, onde quadrilhas cercam cidades e atacam as agências.
- Banco Itaú na Avenida Paulista
Era madrugada do dia 28 de agosto de 2011, quando doze criminosos invadiram a agência do Banco Itaú, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Com ajuda de um funcionário e vigilante, a quadrilha conseguiu desligar as câmeras de segurança e os alarmes para realizar a ação, que levou cerca de 10 horas.
Os assaltantes subtraíram cerca de R$ 500 milhões em joias e dinheiro de 171 cofres particulares e somente oito dias depois o crime foi descoberto pelas autoridades locais e pela instituição bancária.
Cinco integrantes do grupo foram condenados, entre eles João Paulo dos Santos, líder da ação. O vigilante, conhecido como Nivaldo Francisco de Souza, ficou preso por um tempo, mas faleceu de causas naturais fora da prisão, em 26 de abril de 2018. O outro funcionário, Cleber da Silva Pereira, saiu em liberdade condicional em 11 de novembro de 2019.