Saiba o que é downpipe, peça que rompeu em BMW onde 4 jovens morreram em SC

O dono e um funcionário da oficina em Goiás, responsáveis pelas alterações, foram indiciados na quarta-feira (31)

Saiba o que é downpipe | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Peritos da Polícia Científica constataram que a BMW em que quatro jovens morreram intoxicados em Balneário Camboriú (SC) apresentava uma ruptura na peça modificada conhecida como "downpipe". Esse componente é um tubo que vai da turbina ao catalisador, projetado para aumentar a vazão do fluxo de gases de escape do veículo.

O dono e um funcionário da oficina em Goiás, responsáveis pelas alterações, foram indiciados na quarta-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, uma falha mecânica após a customização permitiu que monóxido de carbono entrasse no carro. As vítimas morreram por asfixia após inalação do gás tóxico.

O "downpipe" geralmente é instalado no sistema de escapamento para melhorar o desempenho do motor, conferindo-lhe mais potência e aumentando o ruído, mas também resultando em maior consumo e emissão de poluentes, conforme explicou o professor de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lauro Nicolazzi.

Leia Mais

O professor Fernando Parucker, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), acrescentou que as modificações são frequentemente realizadas para conferir uma "aparência mais esportiva" ao veículo.

Segundo a Polícia Civil, perícias concluíram que as vítimas que estavam na BMW/320I M Sport ano 2022 morreram por asfixia causada pela inalação de monóxido de carbono que vazou pela ruptura do "downpipe", penetrando na cabine do veículo através do sistema de ar condicionado.

A peça, conforme a investigação, foi instalada em substituição ao catalisador do veículo de maneira "precária e divergente dos padrões de qualidade do fabricante". O serviço foi realizado seis meses antes das mortes, e a BMW passou por outras customizações em Belo Horizonte (MG) antes da modificação em Aparecida de Goiânia (GO).

A BMW foi adquirida pela família de Tiago de Lima Ribeiro, um dos jovens mortos que dirigia o veículo. Na época das customizações, ele residia em Paracatu, Minas Gerais, a cerca de 400 quilômetros da oficina em Aparecida de Goiânia.

Fernando Parucker explicou que a modificação com "downpipe" geralmente aumenta o diâmetro da tubulação, melhorando o fluxo de saída dos gases do motor e ampliando o ruído do carro. Existem duas formas principais de realizar a customização: o "downpipe decated", que envolve a retirada do catalisador, e o "downpipe cated", que implica a substituição por um catalisador de alto desempenho.

Quem eram as vítimas

Gustavo Pereira Silveira Elis, 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, 19 anos, Nicolas Kovaleski, 16 anos, e Tiago de Lima Ribeiro, 21 anos, eram de Paracatu e Patos de Minas, Minas Gerais. Entretanto, residiam na Grande Florianópolis havia aproximadamente um mês, junto a familiares.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES