Três vítimas dos abusos sexuais cometidos pelo padre Airton Freire, relataram que o sacerdote dava risadas enquanto se masturbava e dizia para os funcionários as estuprarem. O criador da Fundação Terra foi preso no dia 14 de julho deste ano acusado de envolvimento em crimes sexuais contra fiéis. O MEIONORTE.COM detalhou os depoimentos obtidos pelo Fantástico.
Airton Freire, de 67 anos, foi preso preventivamente em Arcoverde, no sertão pernambucano, e está em uma cela isolada. A princípio, a primeira vítima, Sílvia Tavares, conta que foi chamada para fazer uma massagem no religioso, quando percebeu que ele estava nu.
"Eu comecei a chorar e disse: 'padrinho, o que é que está acontecendo?'. Ele disse, rindo: 'não está acontecendo nada”, conta Sílvia Tavares.
foi ameaçada pelo funcionário do padre, Jailson Leonardo da Silva, que disse que, se ela colaborasse, ninguém morreria. O mesmo aconteceu com uma outra mulher, que também foi chamada para fazer uma massagem no padre e o encontrou nu.
A personal stylist Silvia Tavares ainda relata que"Eu digo: 'padre, pelo amor de Deus, padre, se vista, se cubra, padre... Meu Deus, o que é que está acontecendo aqui?'". O capanga disse o seguinte: 'olha, o que acontecer aqui, vai ficar aqui. Você pode fazer o que você quiser com a gente, que vai ficar aqui'. Aí, o padre começou a se masturbar rindo", relata a mulher que não quis se identificar.
Ainda conforme Silvia Tavares, a acusão se dá mediante um estupro praticado pelo padre Antonio Freire em agosto de 2022. Ela frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, e participou de pelo menos 25 desses eventos. Os dois se conheceram quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão.
Silvia conta que durante um desses retiros, no dia 18 de agosto de 2022, foi chamada pelo sacerdote para ir a uma pequena casa isolada, conhecida como “casinha”, onde ficavam os aposentos dele. Lá, segundo ela, o padre pediu que ela fizesse uma massagem nele e mandou outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava. Airton Freire nega as acusações.
"Na hora que Jailson estava me estuprando, o outro [o padre] estava se masturbando. Quando terminou, ele [Airton] simplesmente se levantou, pediu pra tomar banho, eu fiquei totalmente desorientada, sem saber o que estava acontecendo. Foi a hora que o outro [Jailson] também saiu do banho. Ele [o religioso] pegou no testículo de Jailson e disse 'veja que coisa linda'. Eu disse 'eu vou morrer?'. Ele disse 'não, você não vai morrer, você vai ficar calada”, afirmou Silvia Tavares ao NE1.
Procurada, a defesa do padre Airton Freire afirmou que ele é inocente. Ela alega que ainda não teve acesso à totalidade da investigação e, portanto, usará de todos os esforços para garantir o direito ao habeas corpus. Além disso, a Defesa afirma que o religioso é um homem com sérias restrições de saúde, que inclusive passou mal na cadeia e, neste domingo, foi transferido para um hospital no Recife.
A reportagem também procurou a defesa do motorista Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos. Em nota, ela disse que ele sempre se portou de forma honesta e que o cliente vai se manifestar em "momento oportuno" perante as autoridades policiais.
NOTA DA DEFESA DE AIRTON FREIRE DE QUANDO ELE FOI PRESO
Surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrário às condições previstas em lei e será tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saúde.
A decisão ignora que o padre havia se afastado das funções eclesiásticas e da presidência da Fundação Terra, onde desenvolve um trabalho social que atendeu milhares de pessoas nos últimos 40 anos. Depois do afastamento, ficou isolado em sua residência — que é fixa, onde ele pode ser encontrado a qualquer momento —, de forma a não interferir nas investigações. Apesar de todo o apoio que tem recebido de milhares de pessoas na internet e em manifestações públicas nas ruas de Arcoverde (PE), o padre jamais estimulou ou insuflou movimentos, de modo a não causar comoção social ou desordem pública.
E mais: agiu de boa fé ao concordar em se apresentar espontaneamente à Justiça após a decretação da prisão, sem criar mecanismos de retardamento do cumprimento da ordem legal.
NOTA DA DIOCESE DE PESQUEIRA EMITIDA NA ÉPOCA DA DENÚNCIA
Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA.
Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental.
Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos.