A Polícia Federal (PF), Receita Federal e a Polícia Civil do Paraná, prenderam 28 pessoas na operação Downfall, deflagrada nesta quinta-feira (4), os policiais apreenderam até o momento 36 veículos, armas, jóias, mais de 2,1 milhões em espécie, U$ 126 mil, R$ 228.170,46 em cheques e de 210 kg de cocaína.
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa é especializada em tráfico internacional e interestadual de drogas, cerca de 350 Policiais Federais, 130 policiais civis e 25 auditores da receita federal cumprem 30 mandados de busca e apreensão no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, em Goiás e no Espírito Santo.
Os investigados na operação deflagrada nesta quinta-feira responderão pelos crimes de pertinência a organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, se condenados os suspeitos responderão com penas que podem chegar a 50 anos de reclusão. Além disso, por crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão por cada ação.
De acordo com a PF, além do esquema de narcotráfico, os integrantes também estão envolvidos em outras práticas de crimes, como: homicídios, tráficos de armas de fogo, munições e acessórios.
Durante a investigação foi evidenciado que a organização criminosa constitui uma estrutura logística para profissionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, utilizando especialmente o modal marítimo. Grande parte da produção de drogas movimentada pelo grupo, tinha como destino os portos da Europa.
SIGNIFICADO DO NOME DA OPERAÇÃO:
O nome da operação Downfall faz alusão à efetiva desarticulação estrutural e financeira da Organização Criminosa, resultado este que é possível em razão da cooperação entre as instituições.
O QUE É NARCOTRÁFICO?
O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. O faturamento obtido através da venda dessas substâncias é extraordinário, conforme estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima-se que a renda anual de drogas ilegais seja de 400 bilhões de dólares, correspondendo a aproximadamente 8% do comércio internacional, superando a indústria automobilística e a atividade turística no Brasil.