SEÇÕES

Pais são inocentados e soltos após 2 anos presos por morte de filho de 44 dias no RS

O recém-nascido Arthur Goulart dos Santos sofreu um engasgo em casa, teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado e internado, mas morreu dias depois

Pais são inocentados e soltos após 2 anos presos por morte de filho de 44 dias no RS | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Um casal de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, foi absolvido após passar dois anos preso acusado de matar o próprio filho, um bebê de apenas 44 dias. O julgamento aconteceu na última sexta-feira (22), e os jurados acolheram a tese da defesa, que apontou falhas no atendimento médico como causa da morte.

Em 31 de maio de 2023, o recém-nascido Arthur Goulart dos Santos sofreu um engasgo em casa. Os pais, Luan dos Santos e Tatiele Goulart Guimarães, tentaram socorrer o bebê e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o pai, o socorro demorou a chegar.

Entrei em desespero. Tentei reanimar meu filho, fiz respiração boca a boca, dei tapinhas nas costas dele e nada. Foram horas horríveis até o Samu chegar, relatou Luan, que trabalha como auxiliar de serviços gerais.

O QUE ACONTECEU COM O BEBÊ

Arthur teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado e internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, mas morreu dias depois. Como o bebê apresentava lesões no corpo, o hospital acionou o Conselho Tutelar. A Polícia Civil abriu investigação e o Ministério Público denunciou os pais por homicídio qualificado.

Eles foram presos preventivamente em 21 de julho de 2023, um mês e meio após a morte do bebê, e aguardaram o julgamento em regime fechado.

FALHA MÉDICA 

Durante o júri, a defesa apresentou inconsistências no prontuário médico e nas versões do processo. “Nada nunca fechou. Esses pais sempre amaram essa criança desde o primeiro dia”, afirmou o advogado Wellinton Gnoatto.

A defensora pública Tatiana Kosby Boeira também apontou falhas no atendimento hospitalar. “Essa criança ficou da meia-noite ao meio-dia esperando um leito de UTI. Quando entrou, já estava com morte encefálica. Talvez tenha sido uma sucessão de erros, não estou dizendo que foi intencional”, disse.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também