SEÇÕES

Idoso morre e família denuncia pinça esquecida dentro do corpo durante cirurgia em MG

O homem faleceu no dia 24 de dezembro - um dia antes de completar 69 anos - depois de passar por duas cirurgias no Hospital Municipal de João Pinheiro

Tomografia mostrou pinça cirúrgica dentro do corpo do paciente após cirurgia | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A família de Manoel Cardoso de Brito, de 68 anos, acusa o Hospital Municipal de João Pinheiro, no Noroeste de Minas, de erro médico após o idoso morrer na véspera do Natal. Segundo os parentes, uma pinça cirúrgica foi esquecida dentro do corpo do paciente após a primeira cirurgia, fato que, segundo os familiares, só veio à tona depois do óbito.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde João Pinheiro confirmou que houve a retirada de um corpo estranho durante a cirurgia do paciente e alegou que Manoel estava em estado grave, com várias comorbidades. 

O homem faleceu no dia 24 de dezembro - um dia antes de completar 69 anos - depois de passar por duas cirurgias na unidade de saúde.

O QUE ACONTECEU

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o idoso passou mal em casa no dia 4 de dezembro e foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

Após exames, os médicos indicaram a necessidade de uma cirurgia de urgência, realizada no dia 5. A equipe informou que o procedimento havia transcorrido normalmente e que o paciente apresentava uma úlcera gástrica.

Manoel permaneceu dois dias na UTI e depois foi transferido para o quarto. Durante a internação, apresentou sinais de dor e sonolência excessiva, o que preocupou a cuidadora contratada pela família. No dia 11, após suspeita de um AVC, foi feita uma tomografia. Consta ainda no boletim que, pouco depois, o paciente foi levado às pressas para uma nova cirurgia, sem que a família fosse informada sobre os motivos.

Após o segundo procedimento, os médicos disseram que haviam retirado um dreno e pus da cavidade interna. O idoso voltou para a UTI, mas não resistiu e morreu após treze dias de internação.

O caso segue sob investigação.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também