Na noite desta quinta-feira (29), um homem foi preso transportando 25 barras de ouro pesando 14,5 kg, avaliadas em aproximadamente R$ 4,7 milhões. O flagrante ocorreu na cidade de Coari, no interior do Amazonas. O individuo trata-se de Raimundo Carlos da Silva Laranjeiras, o “Carlinhos”, de 49 anos.
O ouro foi encontrado por volta das 20h30, durante revista de rotina, na sala de máquina de uma embarcação, tipo expresso, que estava vindo para Manaus. Carlinhos era o responsável. Com ele também foram apreendidos R$ 11 mil em espécie.
A apreensão foi feita por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), que durante revista encontraram as barras de ouro escondidas na sala de máquinas.
Toda a materialidade, juntamente com a quantia de dinheiro em espécie, foi apresentada à autoridade policial da Base Arpão I. O ouro é proveniente do garimpo ilegal no rio Japurá e tinha destino a capital. O caso vai ser repassado para a Polícia Federal, que ficará responsável para investigar o crime.